As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo de Intervenção Recreativo da Quinta das Pedras

Fundação: 1992
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futsal
Casa: Polidesportivo da Quinta das Pedras

Situado na cidade de Castelo Branco, este clube nasceu da iniciativa de alguns jovens moradores da pequena Urbanização da Quinta das Pedras, não muito longe da Estação Ferroviária de Castelo Branco, com o objetivo de realizar actividades em prol da população e de dinamizar um pouco aquela zona da cidade. Também conhecido pelo acrónimo GUIRQP, esta coletividade enveredou por uma modalidade desportiva que estava na altura em crescimento, e se tornou popular naquela época, o futebol de cinco ou futsal, logo a Quinta das Pedras começou a dar uso ao ringue polidesportiva que lá se encontra construído e começou a realizar partidas amigáveis com jovens da cidade.

Após algumas participações em torneios locais, o clube decide federar-se na AFCB, e de finais dos anos 90 até inícios dos anos 2000, começa a competir nos campeonatos distritais nas camadas jovens de futsal, que iam desde os iniciados aos júniores, tendo conquistado alguns títulos, de lá saíram muitos jogadores formados para outros clubes. Depois de alguns anos dedicados ao futsal de formação onde era já uma referência na cidade, a Quinta das Pedras compete no Campeonato Distrital de Seniores na época de 2002/03, com muitos dos jogadores formados no clube, essa foi um época isolada nesse escalão, tendo o clube iniciado uma fase descendente na sua actividade, que passou de ter apenas uma equipa de jovens por época nos anos seguintes, até ao abandonado definitivo da participação no futsal distrital em 2004/05.

Nos anos que se seguem o clube continuou com algumas atividades de carácter cultural e social, até ficar totalmente inactivo devido à má gestão dos seus dirigentes da altura, a sua sede ficou inutilizada e ao abandono, na Praceta Eng. º Manuel da Silva mesmo por de trás do polidesportivo. Após o desaparecimento desta coletividade, que no seu auge chegou a ter mais de quinhentos associados, o seu polidesportivo passou a estar a cargo da Junta de Freguesia de Castelo Branco, sendo que o mesmo se encontra em boas condições e é usado regularmente pela população da cidade. Em relação ao edifício da sede do GUIRQP, o mesmo foi comprado pelo Desportivo de Castelo Branco, que o  demoliu para lá construir a sua nova sede social, aproveitando assim também a proximidade ao polidesportivo, que foi dotado de um relvado sintético e cuja gestão foi entregue ao clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário