As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Lisboa e Águias do Dominguiso

Fundação: 1945
Localidade: Dominguiso, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol do Dominguiso / Pavilhão Gimnodesportivo do Dominguiso

Situado na aldeia de Dominguiso, este clube nasceu no final da II.ª Guerra Mundial, no dia 28 de Outubro de 1945, fundado por simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica, clube do qual se tornaria mais tarde uma delegação oficial. A data inicial da fundação do clube é 1 de Maio de 1938, mas por alguma razão, e talvez pela crise que a guerra causou ao interior do país, o clube tenha parado, e sido refundado anos depois.

O Águias do Dominguiso foi um ponto de encontro na localidade da qual é a principal coletividade, e a sua modalidade desportiva mais praticada sempre foi o futebol, com a equipa a disputar os seus jogos caseiros no Campo de Futebol situado perto da praia fluvial do Dominguiso. A prática de futebol a nível amador já vinha de à alguns anos, com a participação da equipa em jogos amigáveis e torneios, mas a incursão pelo futebol federado dá-se na época de 1967/68, com o clube a estrear-se no campeonato distrital, nesse mesmo ano a equipa termina no último lugar, e apenas regressa ás competições distritais quase dez anos depois. 

O clube continuou a jogar futebol de forma amadora, e mais tarde participa no campeonato do Inatel, juntamente com alguns torneios regionais onde jogava. Na época de 1976/77 a equipa do Dominguiso volta ao distrital, desta vez com uma participação mais longa, em 1979/80 acabou por descer de divisão, depois de terminar o campeonato nos últimos lugares, e apesar de ter lutado nos anos seguintes pelos lugares de subida, o Águias do Dominguiso manteve-se a competir ininterruptamente na 2.ª Divisão Distrital até à temporada de 1982/83, quando abandona o futebol federado. Entretanto o futebol nunca morreu no Dominguiso, com a continuação dos jogos amigáveis, com algumas equipas nos escalões mais jovens a participar nos distritais, e com o clube a dedicar-se também muito ao atletismo.


Mas uma das maiores ambições do Águias, era ter um pavilhão desportivo próprio, onde pudesse praticar outras modalidades e realizar as suas actividades com melhores condições, obra que se veio a concretizar, com o apoio do Sport Lisboa Benfica e da Câmara Municipal da Covilhã, foi assim que em 1999 se deu a inauguração oficial do seu pavilhão, uma obra ambiciosa dum complexo desportivo ao nível dos grandes clubes, com bancadas, balneários, iluminação, restaurante, um bar e sala de impressa, instalações que vieram a beneficiar e muito este clube e também a localidade.

Logo o futsal começou a fazer parte do Águias do Dominguiso, que ao longo dos anos vem organizando torneios todos os anos, para além disso o clube tem também equipas de camadas jovens a participar nos campeonatos distritais, onde se tem destacado nos últimos anos com a conquista de títulos em vários escalões, sendo a principal modalidade do clube. Enquanto ao futebol, a equipa continua esporadicamente a realizar partidas amigáveis contra vários clubes da região e também em torneios locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário