segunda-feira, 2 de abril de 2018

Clube Desportivo e Recreativo de Escalos de Cima

Fundação: 1934
Localidade: Escalos de Cima, Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo de Jogos Viscondessa do Alcaide

Sediado na aldeia de Escalos de Cima, a cerca de 15 km de Castelo Branco, este clube tem já uma longa história no futebol do seu concelho. Foi inicialmente criado em 1933 apenas como "Club Escalense" tendo posteriormente alterado a sua designação para a atual, e tendo como fins precisamente a recreação e o desporto, actividades que estavam em carência na localidade à época.

Vêm já de longe os jogos da bola, com a mítica rivalidade entre vizinhos de Escalos de Cima e de Baixo, jogos em campos pelados cedidos por particulares, que animavam as tardes nos anos 50 e 60. Porém o clube dedicava-se mais a outras atividades populares como rancho, teatros, conferências e jogos tradicionais, a vertente desportiva consistia apenas em jogos de futebol amigáveis com equipas das redondezas. Depois da revolução de Abril a equipa de Escalos de Cima, é uma das que participa no primeiro torneio inter-aldeias de sempre, realizado em 1975, prova da qual se sagra o primeiro campeão e que vence também no ano seguinte, tendo depois nova participarão apenas em 1978.

Os anos 80 trouxeram o futebol federado para o seio do clube, que entra em competição na época de 1979/80, então na 2.ª Divisão Distrital, onde teve estadia curta, porque logo na temporada seguinte o clube consegue a subida de divisão, ao sagrar-se campeão distrital da 2.ª Divisão, logrando a estreia na 1.ª Distrital na época seguinte. Em 1985 surge nova participação no torneio Inter-aldeias onde a equipa chega aos quartos-de-final.

O clube logo se conseguiu estabilizar na 1.ª Divisão, onde se manteve por vários anos consecutivos, apenas quebrados pela descida de divisão ocorrida na época de 1987/88. Com este regresso ao 2.° escalão, a equipa inicia talvez aquela que foi a sua melhor fase desportiva em provas federadas, de novo no segundo escalão, o clube de Escalos de Cima vem a sagrar-se campeão da 2.ª Divisão Distrital em 1989/90, titulo após o qual se seguiram mais uns bons anos de estabilidade competitiva na 1.ª Distrital.

Entretanto a formação escalense manteve-se durante toda a década de 90 sempre em prova, com passagem pela 2.ª Divisão Distrital apenas em 1996/97 e 199//98, tendo subido novamente à divisão principal onde se manteve mais alguns anos em prova, e depois com mais duas épocas de passagem na 2.ª Divisão (2000/01 e 2001/02) tendo alcançado novamente os lugares de subida.

A primeira interrupção da equipa dá-se em 2004/2005 em que não participou nos distritais, de onde vinha a competir ininterruptamente desde 1980. no entanto foi apenas um ano de paragem, tendo o regresso acontecido em 2005/06 agora de novo na 2.ª divisão, onde o clube alcança o 3.° lugar, no ano seguinte foi extinto o 2.º escalão por falta de equipas, e os Escalos de Cima passam novamente a jogar na 1.ª e única Divisão Distrital, sempre pelo desportivismo e pela terra, independentemente dos resultados obtidos o clube manteve-se em competição até à sua última participação em 2010/2011 (com uma paragem na época anterior).

O futebol federado passou com a crise, a ser uma actividade demasiado dispendiosa, apesar da aldeia de Escalos de Cima continuar a ter juventude entusiasta do futebol que ainda até nos dias hoje continua a utilizar o seu campo para partidas amigáveis, tendo como exemplo a participação no inter-aldeias de 2013. O clube continua ativo e a realizar outras atividades na localidade, sendo já um clube histórico do desporto na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário