As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Desportivo e Recreativo de Escalos de Cima

Fundação: 1934
Localidade: Escalos de Cima, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Viscondessa do Alcaide

Sediado na aldeia de Escalos de Cima, a cerca de 15 km de Castelo Branco, este clube tem já uma longa história no futebol do seu concelho. Foi inicialmente criado em 1933 tendo como fins precisamente a recreação e o desporto, actividades que estavam em carência na localidade à época.

Vêm já de longe os jogos da bola, com a tradicional rivalidade entre vizinhos de Escalos de Cima e Escalos de Baixo, jogos em campos pelados cedidos por particulares, que animavam as tardes nos anos 50 e 60. Porém o clube dedicava-se mais a outras atividades populares como rancho folclórico, teatros, conferências e jogos tradicionais, a vertente desportiva consistia apenas em alguns jogos de futebol amigáveis com equipas das redondezas. Depois da revolução de Abril a equipa de Escalos de Cima é uma das que participa no primeiro torneio inter-aldeias de sempre, realizado em 1975, prova da qual se sagra campeã. Escalos de Cima continuou depois no futebol amador, com nova participação no inter-aldeias de 1978.

Os anos 80 trouxeram o futebol federado para o seio do clube, que entra em competição na época de 1979/80, então na 2.ª Divisão Distrital, onde teve estadia curta, porque logo na temporada seguinte o clube consegue a subida de divisão, ao sagrar-se campeão distrital da 2.ª Divisão, logrando a estreia na 1.ª Distrital na época seguinte. Em 1985 surge nova participação no torneio Inter-aldeias onde a equipa chega aos quartos-de-final. Em 1980 foi inaugurado o campo de jogos, num terreno cedido pelos viscondes do Alcaide, residentes na aldeia, tendo sido apadrinhado pela viscondessa a quem foi dado o nome ao campo como forma de homenagem. Mais tarde em 1986 este complexo desportivo é dotado com construção de um ringue polidesportivo.

O clube logo se conseguiu estabilizar na 1.ª Divisão, onde se manteve por vários anos consecutivos, apenas quebrados pela descida de divisão ocorrida na época de 1987/88. Com este regresso ao 2.° escalão, a equipa inicia talvez aquela que foi a sua melhor fase desportiva em provas federadas, o clube de Escalos de Cima veio a sagrar-se campeão da 2.ª Divisão Distrital em 1989/90, titulo após o qual se seguiram mais uns bons anos de estabilidade competitiva na 1.ª Distrital, com destaque para o 4.º lugar obtido na época de 1990/91. Entretanto a formação escalense manteve-se durante toda a década de 90 sempre em prova, com passagem pela 2.ª Divisão Distrital apenas em 1996/97 e 199//98, tendo subido novamente à divisão principal onde se manteve mais alguns anos em competição, e depois com mais uma passagem de duas épocas pela 2.ª Divisão em 2000/01 e 2001/02, tendo alcançado novamente os lugares de subida.

Dá-se depois a primeira interrupção da equipa de futebol, que na época de 2004/05 não participou no campeonato distrital, de onde vinha a competir ininterruptamente desde 1979/80. no entanto foi apenas um ano de paragem, tendo o regresso acontecido em 2005/06 agora de novo na 2.ª Divisão, onde o clube alcança o 3.° lugar. No ano seguinte foi extinta a 2.ª Divisão por falta de equipas, e o Escalos de Cima passa novamente a jogar na 1.ª e única Divisão Distrital, sempre pelo desportivismo e pela terra, independentemente dos resultados obtidos o clube manteve-se em competição até à sua última participação em 2010/2011 (com uma paragem na época anterior por problemas de inscrição da equipa).

O clube ficou depois inactivo e sem direção durante alguns anos até ser reactivado em 2014 por um grupo de sócios. O futebol federado passou com a crise, a ser uma actividade demasiado dispendiosa, apesar da aldeia de Escalos de Cima continuar a ter juventude entusiasta do futebol que ainda nos dias hoje continua a utilizar o seu campo para partidas amigáveis. O clube continua realizar outras atividades na localidade como o futsal, sendo já um clube histórico do desporto na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário