quarta-feira, 28 de março de 2018

Centro Cultural e Desportivo Académico dos Penedos Altos

Fundado: 1954
Localidade: Covilhã
Modalidades: Futsal
Casa: Pavilhão Gminodesportivo dos Penedos Altos

O Académico dos Penedos Altos começa em inícios dos anos 50, com sede no Largo dos Melos no Bairro dos Penedos Altos, localizado na zona mais a norte da Covilhã, junto à  Ribeira da Carpinteira. Com construção iniciada nos anos 40, foi o primeiro bairro social inserido nos programas habitacionais do Estado Novo, um programa de casas económicas muito habitado por operários fabris da industria dos lanifícios. A coletividade foi fundada oficialmente em 1954 naquela zona que era habitada por jovens casais, que por falta de espaços lúdicos, decidiram criar um centro cultural e desportivo no bairro para que os seus filhos tivessem um sítio para os seus tempos livres.

O começo da associação na década de 50 trouxe o voleibol como primeira modalidade, tendo na década seguinte aparecido o futebol de onze, com participarão da equipa nos campeonatos da FNAT (hoje Inatel), onde o Académico participou com a juventude do Penedos Altos. Muitas foram as actividades e modalidades organizadas por este clube que levou o nome do bairro por todo o distrito, 
entre os jogos de futebol amigáveis em torneios regionais, também o futsal teve lugar da mesma maneira amigável e chegando até a haver uma equipa federada no campeonato distrital de futebol que competiu nas épocas 2003/04 e 2004/05, disputando os jogos caseiros no Pavilhão Gminodesportivo de Vale Formoso. Anos mais tarde o Académico veria cumprido uma das suas maiores ambições, um pavilhão desportivo próprio para realizas as suas atividades.

Atualmente, trata-se de um bairro único, e dos mais emblemáticos da Covilhã, sendo uma das principais colectividades, dispõe de variadas infra-estruturas de lazer, entre elas um, pavilhão gimnodesportivo, piscina, paquie, e que regularmente recebe desportivas de toda a cidade, para além disso a associação realiza atividades e eventos vários dentro dos campos da sua designação, "Cultural e Desportivo"

Sem comentários:

Enviar um comentário