As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Maltêz Desportivo do Mosteiro

Fundação: 1980
Localidade: Mosteiro, Oleiros
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos de Mosteiro / Pavilhão Gimnodesportivo de Mosteiro

Localizada na freguesia de Mosteiro, concelho de Oleiros, e criada no inicio da década de 80, com objectivos de natureza cultural, desportiva e recreativa, esta coletividade vem colmatar a inexistência de uma associação na freguesia que organizasse atividades em prol da população, sendo que a sua designação "Maltêz" é proveniente da Cruz de Malta, símbolo religioso que ostenta no seu emblema, e que está também na origem do nome da aldeia, que se chama Mosteiro por ali ter existido um antigo mosteiro pertencente à Ordem de Malta. 

Ao longo da sua história foram várias as actividades que desenvolveu, entre passeios todo o terreno, rancho folclórico e até touradas, mas o futebol como modalidade desportiva mais popular esteve também presente, claro que não faltavam os tradicionais jogos entre solteiros e casados no campo de futebol da aldeia. A participação em torneios de futebol da região já vinha de alguns anos, e já em 1978 a equipa do Mosteiro tinha participado no Inter-aldeias, então organizado pelo Estreito, e que nesse ano contou com um grande número de participantes da zona Oleiros. A equipa do Mosteiro foi ao longo dos anos participando em jogos amigáveis, em casa e fora, e também em pequenos torneios na zona do Pinhal, tendo participado ainda no Inter-aldeias de 1999.

Já nos anos 2000 surge uma grande obra para coletividade, com a construção de um pavilhão desportivo próprio, onde pôde vir a organizar melhor as suas atividade. Desde essa altura também o futsal passou a ter um lugar especial com a realização de torneios e jogos amigáveis, e a criação de equipas nas categorias jovens que competiam nos campeonatos distritais das respetivas categoria. Dessa infraestrutura desportiva beneficiou também a "Associação Recreativa e Cultural do Vale do Souto", coletividade de uma aldeia anexa da freguesia, que teve também equipas de futsal de iniciados, juvenil e juniores complementando de certa maneira o projeto de formação de futsal com as equipas do Mosteiro, essas equipas estiveram em competição da época de 1998/99 até à de 2004/05.

Esta é já uma das colectividades mais ativas no concelho de Oleiros, dedicando-se a inúmeras atividades, como organização de festivais, passeios pedestres e outros eventos recreativos e populares, tendo participações esporádicas em torneios de futsal na zona.


Outros emblemas referenciados:

Emblema da Associação Recreativa
e Cultural do Vale do Souto

Sem comentários:

Enviar um comentário