terça-feira, 3 de abril de 2018

Grupo Maltêz Desportivo de Mosteiro

Fundação: 1980
Localidade: Mosteiro, Oleiros
Modalidades: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos de Mosteiro/ Pavilhão Gimnodesportivo de Mosteiro

Oriunda da Freguesia de Mosteiro, Concelho de Oleiros, e criada no primeiro ano da década de 80, com objectivos de natureza cultural, desportiva e recreativa, esta coletividade vem colmatar a inexistência de uma associação na freguesia que organizasse atividades em prol da população, sendo que a sua designação "Maltêz" é proveniente da Cruz de Malta, (símbolo religioso que ostenta no seu emblema), e que está também na origem do nome da aldeia, que se chama Mosteiro por ter existido ali um antigo mosteiro pertencente à Ordem de Malta. 

Ao longo da sua história foram várias as actividades que desenvolveu, entre passeios todo o terreno, rancho folclórico e até touradas, mas o futebol como modalidade desportiva mais popular esteve também presente, claro que não faltavam os tradicionais jogos entre solteiros e casados no campo de futebol da aldeia. A participação em torneios de futebol da região já vinha de alguns anos, e já em 1978 a equipa do Mosteiro tinha participado no Inter-aldeias, então organizado pelo Estreito, e que nesse ano contou com um grande número de participantes da zona Oleiros. A equipa do Mosteiro foi ao longo dos anos participando em jogos amigáveis, em casa e fora, e também em pequenos torneios da zona do Pinhal, tendo participado ainda no Inter-aldeias de 1999.

Já nos anos 2000 surge uma grande obra para coletividade, com a construção de um pavilhão desportivo próprio onde pôde vir a organizar melhor as suas atividades, e desde essa altura também o futsal passou a ter um lugar especial com a realização de torneio e jogos amigáveis, e a criação de uma equipa de iniciados que competia no campeonato distrital da categoria. Dessa infraestrutura desportiva beneficiou também a "Associação Recreativa e Cultural do Vale do Souto", coletividade de uma aldeia da freguesia, que criou também equipas de futsal juvenil e juniores complementando de certa maneira o projecto de formação de futsal com o Mosteiro, que terá durado cerca de quatro anos.

Esta é já uma das colectividades mais ativas no Concelho de Oleiros, dedicando-se a inúmeras atividades, como organização de festivais, passeios pedestres e outros eventos recreativos e populares, tendo participações esporádicas em torneios de futsal na zona de Oleiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário