quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Futebol Clube Estrela de Unhais da Serra

Fundação: 1947
Localidade: Unhais da Serra, Covilhã
Modalidade: Futebol de 11
Casa: Campo das Torgas

Em pleno parque natural da Serra da Estrela, situa-se a vila de Unhais da Serra, cujo clube de futebol pediu emprestado o nome. Em finais do ano de 1947 seria então fundado o "Futebol Clube Estrela" com o objectivo de incrementar as actividades desportivas na localidade, com relevância para o futebol que já na altura tinha uma certa popularidade.

As primeiras participações oficiais do clube em competições de futebol, aconteceram no campeonato distrital em finais dos anos 50, sendo que entre 1954 e 1958, a equipa foi orientada por Fernando Cabrita (treinador em inicio de carreira, que mais tarde viria a ficar conhecido a nível nacional). Apesar de não se sagrar campeã, a equipa chegou a competir na III.ª Divisão Nacional por duas épocas, 56/57 e 59/60,  ocupando a vaga de campeão distrital deixada pelo Benfica de Castelo Branco, que jogava já na III.ª Divisão Nacional, mas que por falta de equipas na região continuava a jogar também no distrital. Depois do abandono do distrital, o Estrela competiu no campeonato da FNAT (hoje Inatel) nos anos 60, onde nesse tempo a escassez de equipas levava a que o campeonato distrital não se disputa-se em alguns anos. O Estrela jogava no Campos das Torgas, um pelado perto da localidade, tendo depois passado para o Campo das Termas onde tinha maior afluência da comunidade.   

Depois de alguma instabilidade, a equipa regressa novamente ao campeonato distrital apenas na época de 1975/76, onde se manteve a competir ininterruptamente, até que na temporada de 1981/82 ser desprovida para a 2.ª divisão distrital, conseguindo regressar novamente ao patamar superior cinco anos depois. Segue-se uma nova estadia na 2.ª distrital em 1993/94, época após a qual o clube desiste da competição. Nesse período de afastamento do futebol federado, o Estrela manteve alguns escalões de futebol de formação, e também contou com participações em torneios de futsal.

Na época de 2003/04 (dez anos depois da sua última participação), o Unhais da Serra vê novamente a sua equipa voltar ao futebol federado, sagrando-se logo campeão da 2.ª Distrital, e conseguindo a subida à 1.ª Divisão, patamar onde se foi mantendo com boas prestações, até que na época 2006/2007 atinge o maior feito da sua história, ao sagrar-se campeão distrital pela primeira vez, e com consequente subida à III.ª Divisão Nacional, tendo na época seguinte terminado num formidável 4.º lugar, não muito distante da subida à II.ª Divisão B, no entanto a equipa viria a ser despromovida na época seguinte.

Após dois anos nos nacionais, o Estrela vê-se de novo no distrital e agora a jogar numa nova casa, após o Campo das Termas, onde jogou durante tantos anos, ter sido ocupado para dar lugar à construção de uma unidade turística, obrigando a equipa a voltar ao velho Campo das Torgas, que sofreu obras de requalificação. No entanto pouco durou a estadia no novo campo, visto que a época de 2009/2010 foi mesmo a última do clube no futebol federado, tendo ficado impedido de se inscrever no ano seguinte por problemas de cariz financeiro.

Actualmente continua a ser a associação desportiva mais representativa de Unhais da Serra, porém encontra-se pouco activa, e a sua equipa de futebol já deixou de ter ser uma referencia da vila, onde a modalidade praticamente não existe.

Sem comentários:

Enviar um comentário