As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Clube de São Tiago

Fundação: 1978
Localidade: Partida (São Vicente da Beira), Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Futebol da Partida

A Partida é uma aldeia anexa da freguesia de S. Vicente da Beira, no concelho de Castelo Branco, e como em todas as outras terras, o futebol sempre foi um gosto comum dos mais jovens. A prática desta modalidade começou nos anos 50, quando o fenómeno futebolístico se começou a popularizar na região, os homens da Partida ao verem os jogos amigáveis que se realizavam entres as terras vizinhas, quiseram eles também começar a entrar nessas andanças.

Foi em finais de 1954 que os rapazes da Partida fizeram um peditório pelo povo, para assim comprarem onze camisolas e uma bola, terraplanaram o campo de futebol (mais tarde inutilizado), e convidaram o Sobral do Campo para o seu jogo de estreia, que terminou num empate a zero. Duas semanas depois foi a vez da equipa da Partida ir jogar ao Sobral, onde perdeu por 4-3, o que fica por contar desse jogo, num desporto do qual ainda se sabia pouco na altura, foi a anulação de um golo da Partida que levou à interrupção do jogo durante 20 minutos, e a expulsão do árbitro pela policia local, depois o regedor do Sobral assumiu ele próprio a orientação do jogo, mas por desconhecer as regras do futebol, a equipa do Sobral até acabou com 12 jogadores em campo.

O associativismo na aldeia da Partida aparece apenas nos anos 70, apesar de nas décadas anteriores sempre se ter jogado futebol em jogos amigáveis, e foi por volta de 1972/73 que um grupo de populares constituiu o Sport Clube de São Tiago, cujo nome é em homenagem ao padroeiro da terra. O clube começou por organizar bailes e outras atividades continuando com o futebol, com a Partida a participar na estreia do torneio inter-aldeias em 1975, onde acabou por não passar da fase de grupos. Em 1978 o clube teve um novo ânimo e foi legalizado, continuando a servir a população através das suas atividades. Nos anos seguintes a Partida continuou a jogar de futebol de forma amadora, com jogos frente a aldeias vizinhas, e contou ainda com uma participação no inter-aldeias de 1993 organizado em Sobral do Campo, seguem-se depois mais duas representações da equipa nos torneios de 2001 e 2003.

Apesar disso a Partida como aldeia anexa mais populosa da sua freguesia, sempre teve juventude para realizar jogos amigáveis, tendo já um novo campo com balneários situado na entrada da localidade, actualmente o clube encontra-se inativo, e o campo de futebol recebe apenas de vez em quando o jogo de solteiros x casados, mas também jogos tradicionais como o jogo da malha e outros convívios.

Sem comentários:

Enviar um comentário