sábado, 26 de agosto de 2017

Sport Clube de São Tiago



Fundação: 1978
Localidade: Partida (São Vicente da Beira), Castelo Branco
Modalidade: Futebol de 11
Casa: Campo de Futebol da Partida

A Partida é uma aldeia anexa da freguesia de S. Vicente da Beira, no Concelho de Castelo Branco, e como em todas as outras terras, o futebol sempre foi um gosto comum dos mais jovens. A prática desta modalidade começou nos anos 50, quando o fenómeno futebolístico se começou a popularizar na região, os homens da Partida ao verem os jogos amigáveis que se realizavam entres as terras vizinhas, quiseram eles também começar a entrar nessas andanças.

Foi em finais de 1954 que os rapazes da Partida fizeram um peditório pelo povo, para assim comprarem onze camisolas e uma bola, terraplanaram o campo de futebol (mais tarde inutilizado), e convidaram o Sobral do Campo para o seu jogo de estreia, que terminou num empate a zero. Duas semanas depois foi a vez da equipa da Partida ir jogar ao Sobral, onde perdeu por 4-3, o que fica por contar desse jogo, do qual ainda se sabia pouco, foi a anulação de um golo da Partida que levou à interrupção do jogo durante 20 minutos e à expulsão do árbitro, pela policia local, depois o Regedor assumiu ele próprio a orientação do jogo, mas por desconhecer as regras do futebol, a equipa do Sobral até acabou com 12 jogadores em campo.

O associativismo na aldeia da Partida aparece apenas nos anos 70, apesar de nas décadas anteriores sempre se ter jogado futebol em jogos amigáveis, e foi em 1978 que se constituiu o Sport Clube de São Tiago, em homenagem ao padroeiro da terra, no entanto já a Partida tinha participado na estreia do torneio inter-aldeias em 1975, onde acabou por não passar da fase de grupos, o mesmo resultado obtido na participação seguinte em 1993, num inter-aldeias organizado no Sobral do Campo, seguem-se depois mais duas representações da equipa da Partida nos torneios de 2001 e 2003.

Apesar disso a Partida como aldeia anexa mais populosa da sua freguesia, sempre teve juventude para realizar jogos amigáveis, tendo já um novo campo com balneários situado na entrada da localidade, actualmente o clube encontra-se inativo, e o campo de futebol recebe apenas de vez em quando o jogo de solteiros x casados, mas também jogos tradicionais como o jogo da malha e outros convívios.

Sem comentários:

Enviar um comentário