domingo, 6 de agosto de 2017

Grupo Desportivo de Vales do Rio

Fundação: 1974
Localidade: Vales do Rio, Covilhã
Modalidades: Futebol e Futsal
Casa: Campo da Portela / Pavilhão Polidesportivo de Vales do Rio

Foi em ano de revolução que se fundou na aldeia serrana de Vales do Rio, este grupo desportivo, que tinha como objectivo principal oferecer uma oportunidade aos jovens da terra, para que pudessem ocupar de alguma forma os seus tempos livres, a colectividade cedo começou a iniciar a sua prática desportiva dando uso ao campo pelado da Portela, que na época de 1978/79 se viria a estrear no Campeonato Distrital de Futebol, na altura numa divisão única.

A equipa viria a ser relegada para a 2.ª Divisão Distrital na época seguinte, e a subir novamente em 1982/83, descendo novamente na época a seguir. O primeiro titulo do clube surge na temporada de 1987/88 com a equipa a conseguir uma nova subida para a 1.ª Divisão Distrital, e desta vez sagrando-se campeã da 2.ª Divisão. O clube faria do futebol tradição, mantendo-se depois a competir na 1.ª Distrital por alguns anos, destacando-se o 2.º lugar obtido em 1989/90, que deu acesso à participação na Taça de Portugal na época seguinte, onde Vales do Rio foi eliminado na 1.ª ronda pelo Vilarense.

No início de 1992 começaram as obras de reconstrução no clube, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, tendo a assim a terra visto ser inaugurado o seu pavilhão polidesportivo, que ajudou não só ás atividades desportivas, mas também aos eventos da população em geral. É por esta altura que o futebol de 5 começa a ganhar mais popularidade, e também em Vales do Rio se inicia a prática da modalidade, paralelamente com a equipa de futebol que continuou a competir a nível federado até à época de 1993/94, ano em que a equipa terminou por motivos de ordem financeira. Na época de 1994/95 o clube começa a participar com uma equipa de futsal nos distritais, onde competiu até à temporada 1999/2000 

Vales do Rio continuo com o futebol de maneira amadora, até ao regresso ás competições federadas na época de 2000/01, com a inscrição da equipa de futebol na 2.ª Divisão Distrital, esse regresso ao futebol termina na época 2002/03. Por essa altura já outras atividades desportivas se desenvolviam no clube, nomeadamente o futsal, que na época seguinte à extinção do futebol, teve também ele o seu regresso aos distritais, sucesso que se confirmaria pouco depois com Vales do Rio a sagrar-se campeão distrital de futsal na época 2004/05. No ano seguinte o clube participa na Taça de Portugal e compete na III.ª Divisão Nacional de Futsal, porém essa foi a última temporada do futsal sénior federado do clube, que anos mais tarde viria ter apenas participações nas camadas jovens.

Actualmente é das colectividades desportivas mais activas em todo o concelho da Covilhã, com a realização e participação em vários eventos, onde se continuam a incluir o futebol e futsal amador, tendo a a sua direcção intenções de entrar nos próximos anos, de volta ás competições federadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário