quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Clube Desportivo e Recreativo União Lousense

Fundação: 1952
Localidade: Lousa, Castelo Branco
Modalidade: Futebol de 11
Casa: Campo das Naves

Conhecido apenas como "União Lousense" este clube desportivo, recreativo e cultural, sediado na aldeia de Lousa a cerca de 20 km da cidade de Castelo Branco, foi fundado no primeiro dia do ano de 1952, com a designação inicial de "Grupo Desportivo de Lousa", tendo depois em 1956 alterando o nome para o atual. Nos seus inícios teve a ajuda de beneméritos da terra, que cederam o local para a instalação da sede do clube, e também para a construção do campo de futebol, nomeadamente a família Vaz Preto, esta colectividade teve também a ajuda de toda população da terra, na construção do campo, que se encontra localizado à entrada da freguesia, junto à estrada nacional, numa zona denominada de "Naves" que deu assim nome ao campo.

Campo esse que foi inaugurado ainda em 1952 num jogo amigável contra a equipa do Grupo Desportivo da Auto-Mecânica da Beira, de Castelo Branco, juntamente com um jogo de infantis da escola primária da Lousa (a 3.ª contra a 4.ª classe), e um jogo de Solteiros x Casados. A colectividade continuou muito ativa em jogos de futebol amigáveis e participações e organizações de torneios, mas também noutras modalidades como o ciclismo e o atletismo. Com alguns anos de interregno pelo meio, a Lousa volta ao futebol, com a participação no primeiro torneio inter-aldeias em 1975.

Depois de mais alguns anos a participar em torneios e jogos amigáveis, o União Lousense regressa ao inter-aldeias em 1985 (organizado em Salgueiro do Campo), onde se fica pela fase de grupos, o mesmo acontece nas seguintes participações do clube no inter-aldeias, em 1988 e 1996.

Em 1998 procede-se a uma melhoria das instalações anexas do campo de futebol, no bar, balneários e arrecadações, tendo sido também tudo electrificado, para que na época de 1996/97 se desse a estreia do União Lousense no futebol federado, com uma equipa na 2.ª Divisão distrital, patamar onde o clube se manteve até à temporada de 2000/2001, ano em que obtém o 2.º lugar na classificação e consegue a subida para 1.ª Divisão Distrital, um dos maiores feitos da história desportiva do clube. Essa presença durou apenas uma época, tendo a equipa descido novamente, com a aventura no futebol distrital a terminar em 2006, na última participação da equipa na 2ª Divisão Distrital que foi extinta esse ano por falta de equipas, sendo essa a última época competitiva da colectividade que abandonou o futebol por incapacidade financeira.

Até aos dias de hoje o União Lousense mantém-se ativo como uma das associações mais importantes da Lousa, apesar do futebol já não ter a mesma importância de outros tempos, pelo que o campo das Naves se encontra inutilizado e ao abandono. Mas a coletividade continua ativa, e a realizar actividades culturais e recreativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário