domingo, 16 de julho de 2017

Casa do Benfica em Penamacor

Fundação: 1997
Localidade: Penamacor
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Penamacor

A Casa do Benfica em Penamacor surgiu como ambição dos adeptos benfiquistas de Penamacor, em ver no seu Concelho algo mais do que um simples convívio que se realizava anualmente, para poderem partilhar o seu amor pelo clube. Essa ideia começou a tomar forma a meio dos anos 90, e pela mão do Engº João Boavista, a Casa do Benfica em Penamacor começa a ser cada vez mais uma possibilidade concretizável, iniciaram-se então deslocações a Lisboa e contactos com o SLB, e foi assim que em 1997 foi permitida a criação da Casa do Benfica nº 89, situada em Penamacor.

O clube começa com a modalidade de pesca desportiva juntamente com outras atividades sociais, mas é em 2004 que se inicia aquela que viria a ser a sua modalidade principal e que elevaria o nome da colectividade, o futsal, com a criação de equipas de juvenis, juniores e seniores, numa modalidade inexistente até então em Penamacor. É na época de 2004/2005 que começa a participação nos campeonatos distritais, com a equipa a sénior a obter bons resultados, tendo conquistado o campeonato em 2006.

A estreia nos nacionais foi boa, com equipa a terminar a meio da tabela na III.ª Divisão Nacional de Futsal, na época seguinte (2007/08), a CBP é desprovida após um 10.º lugar, sendo relegada de volta aos distritais. Com Bruno Travassos no comando da equipa, a Casa do Benfica em Penamacor acaba por fazer uma das melhores épocas da sua história a nível desportivo, tendo alcançado a "dobradinha" distrital, ao vencer a Taça de Honra e o Campeonato, batendo o Ladodeiro nos play-offs, e conseguindo assim o regresso à III.ª Divisão. Na época seguinte a equipa consegue a sua melhor classificação de sempre em provas nacionais, com um surpreendente 4.º lugar.

Apesar da boa época desportiva, a equipa recusou participar na III.ª Divisão Nacional de Futsal na época de 2010/2011, por motivos financeiros, mas mostrando-se disponível para competir nos distritais, porém essa recusa de participar nos nacionais, levou a que a Associação de Futebol de Castelo Branco multasse o clube com duas épocas de suspensão, de onde a equipa não voltou mais ao activo.

A Casa do Benfica de Penamacor apesar de se encontrar neste momento completamente inativa e sem qualquer tipo de actividade, ficou na história do futsal de Penamacor pelos títulos conquistados, com o futsal da vila ser agora continuado pela Associação Desportiva Penamacorense em várias categorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário