domingo, 16 de julho de 2017

Casa do Benfica em Penamacor



Fundação: 1997
Localidade: Penamacor
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Penamacor

A Casa do Benfica em Penamacor surgiu como desejo dos adeptos benfiquistas de Penamacor verem no seu Concelho algo mais do que um simples convívio que se realizava anualmente, e poderem partilhar o seu amor pelo clube. Essa ideia começou a tomar forma a meio dos anos 90, e pela mão do Engº João Boavista, a Casa do Benfica em Penamacor começa a ser cada vez mais uma possibilidade concretizável, iniciaram-se então deslocações a Lisboa e contactos com o SLB, e foi assim em 1997 foi permitida a criação da Casa do Benfica nº 89, situada em Penamacor.

O clube começa com a modalidade de pesca desportiva juntamente com outras atividaeds, mas é em 2004 que se inicia aquela que viria a ser a modalidade principal e que elevaria o nome da colectividade, o futsal, com a criação de equipas de juvenis, juniores e seniores, numa modalidade inexistente até então em Penamacor. É na época 2004/2005 que começa a participação nos campeonatos distritais, com a equipa a sénior a obter bons resultados, tendo conquistado o campeonato logo na temporada seguinte.

A estreia nos nacionais foi boa, com equipa a terminar a meio da tabela na 3ª Divisão Nacional de Futsal, na época seguinte (2007/08), a CBP é desprovida após um 10º lugar, sendo relegada de volta aos distritais. Com Bruno Travassos ao comando da equipa a Casa do Benfica em Penamacor, acaba por fazer uma das melhores épocas da sua história a nível desportivo, tendo alcançado a "dobradinha" distrital, ao vencer a Taça de Honra e o Campeonato Distrital, batendo o Ladodeiro nos play-offs, e ter assim conseguido o regresso à 3º de Divisão. Na época seguinte a equipa consegue a sua melhor classificação de sempre em provas nacionais, com um surpreendente 4º lugar.

Apesar da boa época desportiva, a equipa recusou nova partição na 3ª Divisão Nacional de Futsal na época 2010/2011, por motivos financeiros, mas mostrou-se disponível para competir nos distritais, porém essa recusa de participar nos nacionais levou a que a Associação de Futebol de Castelo Branco multa-se o clube, com duas épocas de suspensão, de onde a equipa não voltou mais ao ativo.

No entanto a Casa do Benfica de Penamacor apesar de encontrar neste momento completamente inativa e sem qualquer tipo de atividade, ficou na história do futsal de Penamacor pelos títulos conquistados, com o futsal da vila ser agora continuado pela Associação Desportiva Penamacorense em várias categorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário