Fundação: 1961
Localidade: Ourondo, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo das Fontaínhas / Polidesportivo de Ourondo
O futebol nesta terra cercada pelas margens do Rio Zêzere começou a ter maior expressão por volta da década de '50, com a aldeia a participar em partidas amigáveis frente a outras localidades próximas, como Sobral de S. Miguel, Silvares e em especial os dérbis com os vizinhos de Casegas.
Já nessa altura existia o "Centro Cultural e Recreativo de Ourondo", (apesar de apenas ter sido legalizado oficialmente em 1961), e que tinha uma grande participação da comunidade, que pelas suas mão ergueu o edifício que ainda hoje alberga a sua sede. Juntamente com os bailes populares, sessões de cinema e outras atividades que a coletividade realizava, também o futebol fazia parte, modalidade que foi sendo praticada ao longo dos anos, quer em jogos amigáveis ou em torneios, jogos realizados no campo situado nos arredores da aldeia e que tinham sempre uma grande afluência. Em termos desportivos o Ourondo passou do futebol amador para uma competição mais a sério, com a sua participação no campeonato de futebol do Inatel, que na altura era na sua grande maioria composto por equipas de associações do concelho da Covilhã, e assim sob a designação de "Centro de Cultura e Desporto de Ourondo" a equipa participa nesta prova nas épocas de 1980/81 e 1981/82.
O futebol passou nos anos seguintes a ter algumas presenças esporádicas, através de alguns jogos amigáveis e os tradicionais solteiros contra casados até inícios da década de '90, tendo o campo de futebol depois ficado inutilizado e ao abandonado, devido à desertificação e ausência de população jovem para o praticar, no entanto o desporto continuou através do futsal, com a utilização do ringue polidesportivo, situado entre a sede do centro e a antiga escola básica, desporto que teve a participação da equipa do Ourondo em vários torneios na região.
Apesar de ter estado inativo durante alguns anos o Centro Cultural e Recreativo de Ourondo tem ainda uma grande importância na aldeia, pelo grande dinamismo e as inúmeras atividades e eventos que realiza e por ser o principal centro de convívio da população.

Sem comentários:
Enviar um comentário