sexta-feira, 5 de maio de 2017

Associação Recreativa e Cultural de Oleiros

Fundação: 1976
Localidade: Oleiros
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Estádio Municipal de Oleiros

Na vila de Oleiros, zona do pinhal interior sul nasceu a meio dos anos 70 aquela que viria ao longo do tempo a tonar-se numa das principais colectividades do Concelho da qual é sede. Como a sua designação indica, o recreio e a cultura eram os seus objetivos principais, a par da atividade desportiva que desenvolveu mais tarde, tendo a pesca e o atletismo sido modalidades que o clube promoveu.

O futebol estava já presente na vila com os típicos jogos entre terras vizinhas, e até participações no inter-aldeias, nomeadamente na primeira edição de todas em 1975, e também no torneio de 1978 realizado no Estreito pelo Águias do Moradal, ano esse em que houve uma grande participação de equipas do concelho, como o Oleiros, Estreito, Orvalho e Mosteiro, entre outras da região.

O futebol federado chega na época de 1986/87, onde a equipa se estreou no Campeonato Distrital, e onde se manteve durante cerca de 30 anos, apenas com uma estadia de duas temporadas na 2ª. Divisão Distrital pelo meio. Ao longo desse percurso a equipa teve alto e baixos em termos de resultados, com algumas épocas a conseguir o 3º e 4º lugar. Também o futebol de formação foi até inícios dos anos 2000 uma aposta do clube tendo formado muitos jogadores que viria a jogar na equipa principal.

Mas foi apenas na temporada 2015/16 que a ARCO atingiu o seu auge futebolístico, ao realizar uma época brilhante que culminou num 2º lugar sem sofrer qualquer derrota, e a apenas dois pontos do campeão distrital Sporting da Covilhã B, que acabou por prescindir da subida aos nacionais, cabendo ao Oleiros preencher essa vaga, e conseguir assim a primeira subida da sua história no ano do seu 40º. aniversário. A época ficou ainda marcada também pela conquista do seu primeiro titulo, ao vencer a Taça de Honra, com a vitória na final sobre o Sporting da Covilhã B.

A ARCO representa agora a vila de Oleiros no Campeonato Portugal, onde conseguiu a manutenção e continua a fazer história na sua participação em provas nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário