As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Recreativa e Cultural de Oleiros

Fundação: 1976
Localidade: Oleiros
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal de Oleiros

Na vila de Oleiros, zona do pinhal interior sul, nasceu a meio dos anos 70 aquela que viria ao longo do tempo a tonar-se numa das principais colectividades do concelho da qual é sede. Como a sua designação indica, tinha como objectivos principais, o recreio e a cultura, a par da actividade desportiva que veio a desenvolveu mais tarde, com modalidades como a pesca e o atletismo.

O futebol estava já presente na vila com os típicos jogos entre terras vizinhas, e até com participações no inter-aldeias, nomeadamente na primeira edição de todas em 1975, e também no torneio de 1978, realizado no Estreito pelo Águias do Moradal, ano esse em que houve uma grande participação de equipas do concelho, como Oleiros, Estreito, Orvalho e Mosteiro, entre outras da região.

O futebol federado porém chega apenas na época de 1986/87, com a equipa a estrear-se no campeonato distrital da 1.ª divisão, onde na época seguinte acaba após terminado nos últimos lugares e ser despromovida para a 2.ª Divisão Distrital, patamar onde viria a garantir a subida à 1.ª Distrital em 1989/90, após ficar em 2.º lugar. Depois disso o Oleiros manteve-se a competir ininterruptamente na 1.ª Distrital durante mais de vinte anos sem nunca voltar a descer de divisão, ao longo desse percurso a equipa teve altos e baixos em termos de resultados, tendo como melhor classificação um 3.º lugar na época de 1996/97, e ainda uma presença na final da Taça de Honra em 2003/04, que perdeu para o vizinho Águias do Moradal. Para além do futebol de formação também o futsal feminino sénior e o futsal de formação foram até inícios dos anos 2000 uma aposta do clube.

Mas foi apenas na temporada de 2015/16 que a ARCO atingiu o seu auge futebolístico, ao realizar uma época brilhante que culminou num 2.º lugar sem sofrer qualquer derrota, e a apenas dois pontos do campeão distrital desse ano, o Sporting da Covilhã "B", que acabou por prescindir da subida aos nacionais, cabendo ao Oleiros preencher essa vaga, conseguindo assim a primeira subida da sua história aos campeonatos nacionais, no ano do seu 40.º aniversário. A época ficou ainda marcada pela conquista do seu primeiro titulo, ao vencer a Taça de Honra, com a vitória na final sobre o Sporting da Covilhã "B". 
 
A ARCO representou a vila de Oleiros no Campeonato Portugal, onde conseguiu a manutenção nas seis épocas seguintes, e fez história na sua participação em provas nacionais. De realçar ainda a sua presença na Taça de Portugal, onde na época de 2016/17 recebeu no Municipal de Oleiros a equipa do Sporting. Após alguns anos a um jogar a um bom nível no Campeonato de Portugal, e mesmo conseguindo a manutenção, na época de 2021/22 o clube viu-se impedido de participar nas provas nacionais por não reunir os requisitos necessários impostos pela FPF ao nível das camadas jovens, vendo-se assim relegado para o distrital, a situação levou a que associação entrasse num vazio e diretivo e a cessar totalmente a sua atividade por tempo indeterminado.

Sem comentários:

Enviar um comentário