terça-feira, 28 de março de 2017

Associação Recreativa de Aldeia Nova do Cabo

Fundação: 1977
Localidade: Aldeia Nova do Cabo, Fundão
Modalidades: Futebol
Casa: Campo do Cabeço da Velha

A modalidade futebolística nesta aldeia vizinha do Fundão, começa em 1934, ano em que é fundado por jovens da terra, o "Santa Cruz Foot-ball Club" (denominação que origem na padroeiro da terra), incentivados pela prática de futebol que se fazia no Fundão, nasce em Aldeia Nova do Cabo esta equipa que logo tratou de arranjar um campo de futebol para o efeito, que foi utilizado nos anos seguintes em jogos amigáveis contra equipas da zona, e até este clube desaparecer já nos anos 60.

Mais tarde, é fundada em finais dos anos 70, a Associação Recreativa que veio colmatar a inexistência de uma entidade que organizar-se actividades desportivas, culturais e sociais em prol do povo da aldeia. O futebol já era costume na terra, com os populares jogos de solteiros x casados, mas também praticado de forma amadora com aldeias da vizinhança, no campo de futebol pelado que se situa no lugar de Cabeço da Velha, nos arredores de Aldeia de Nova do Cabo.

O futebol federado surge apenas a meio da década de 90, com três temporadas consecutivas a participar no campeonato distrital da 2.ª Divisão, nomeadamente da época de 1992/93 até à de 1994/95 em que a equipa, maioritariamente constitutiva por jogadores da terra, conseguindo modestas classificações. Posteriormente a colectividade federou-se novamente com a designação de "Associação dos Amigos da Aldeia Nova do Cabo", onde competiu nas categorias de camadas jovens.

Nos últimos anos a associação tem participado em torneios de futsal na região, a par das actividades que desenvolve noutras áreas que não a desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário