As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Clube do Barco

Fundação: 1976
Localidade: Barco, Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos 19 de Abril

Fundado na aldeia serrana de Barco, perto das margens do Rio Zêzere, o Sport Clube do Barco teve um extraordinário percurso no futebol distrital, onde se sagrou campeão algumas vezes, levando o nome da aldeia por toda a região. Numa altura em que a juventude ainda não estava habituada aos jogos de futebol, foi na década de '60 que o então Padre Manuel Curto, começou a treinar um grupo de jovens da terra e a leva-los a interessarem-se pelo futebol, juntando toda a população aos Domingos para verem os rapazes jogar, foi a partir dessa dinâmica que nasceu em 1976 o "Sport Clube do Barco", que se inicia com uma equipa nas competições federadas logo nesse ano.

É na época de 1976/77 que o Barco se estreia no campeonato distrital de Castelo Branco e começa a prometer muito com a obtenção de bons resultados, após terminar em 3.º e 4.º lugar nas duas primeiras épocas. O Barco sagra-se campeão distrital pela primeira vez na temporada de 1979/80, subindo assim à III.ª Divisão Nacional, de onde é depois despromovido no ano seguinte. No entanto o regresso ao campeonato distrital dura pouco, tendo a equipa se sagrado novamente campeã distrital em 1981/82.

De novo na III.ª Divisão Nacional, o Barco consegue a permanência, ficando-se pelos lugares a meio da tabela, num plantel em que, de entre muitos jogadores de uma família local de apelido "Brito",  despoletava o avançado César Brito, jogador da terra que segue depois para o Sporting da Covilhã, e que mais tarde viria a brilhar no Benfica. Ainda em palcos nacionais na temporada de 1983/84, a equipa do Barco já não teve a mesma sorte, e após os maus resultados acaba por desistir da competição, porém nessa época há que destacar um jogo a contar para a Taça de Portugal, em que o Barco recebeu no seu campo o Vitória de Guimarães, num jogo de casa cheia que a equipa acabou por perder 3-7. Regressado novamente ao distrital na época seguinte, o Barco mantém-se a jogar apenas uma temporada, até efectuar uma paragem no futebol federado por motivos financeiros.

O clube continuou com outras actividades, e também com camadas jovens em competição, e o regresso da equipa sénior ás competições federadas surge apenas em 1991/92, agora na 2.ª Divisão Distrital, onde acaba por se sagrar campeão em 1992/93, seguidamente a equipa mantém-se durante três temporadas na 1.ª Distrital, até ser despromovida para a 2.ª Divisão Distrital em 1995/96 após ficar em penúltimo lugar no campeonato. A equipa do Barco competiu na divisão inferior até desistir novamente do futebol federado em 1997/98. O clube atravessou depois uma grave crise financeira e directiva que quase o levou a fechar portas, mas conseguiu estabilizar-se.

O Barco continuou ainda na década seguintes com futebol nos escalões mais jovens, e com jogos amigáveis frente a outras equipas da zona. Depois de alguns períodos de inatividade o clube ainda esteve ativo durante algum tempo, realizando apenas atividades sociais e recreativas, porém acabou por cair num vazio diretivo no qual ainda se encontra. Um clube que sempre foi a principal colectividade da freguesia, e que tanto sucesso teve a nível desportivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário