sábado, 11 de março de 2017

CEPA - Centro Educativo e Popular de Alpedrinha

Fundação: Anos 60
Localidade: Alpedrinha, Fundão
Modalidades: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol de Alpedrinha / Polidesportivo de Alpedrinha

No Concelho do Fundão, mais propriamente na zona Sul, onde se situa a Serra da Gardunha, encontra-se a vila histórica de Alpedrinha, também apelidada de "Sintra da Beira" e da qual o futebol fez jus à mesma fama que todo o resto do seu histórico património.

O primeiro clube aprece muito cedo, quando em 1902, longe sequer de existirem ainda os "três grandes" do futebol nacional, Francisco Dias da Cruz de Matos Boavida, um ilustre da terra,  fundou o "Alpedrinha Foot Ball Club", entrando nesta modalidade que estava ainda muito no inicio, fez-se então uma angariação de fundos com a finalidade de construir um campo de futebol na terra, que nunca se concretizou tendo o clube desaparecido pouco tempo depois.  O desporto na vila só começa realmente em 1925, por iniciativa de Francisco Ribeiro Passos, que formou uma sociedade de recreio intitulada "Foot-Ball Club Cintra da Beira", e cujo fim era unicamente proporcionar aos associados treinos de futebol e jogos com outros clubes da região, que na altura eram muito poucos, com alguns grupos das zonas de Fundão e Covilhã. Após vários esforços conseguiram um campo próximo da Estação dos Caminho de Ferro de Alpedrinha que dura até aos dias de hoje. Em 1926, devido a desavenças entre sócios, este grupo fraccionou-se, tendo os seus membros formado novos grupos, mas mais virados para outras áreas que não o desporto.

Apenas décadas mais tarde apareceu o CEPA - Centro Educativo e Popular de Alpedrinha, que de entre as muitas actividades sociais e culturais que dinamizou, o desporto foi a que ocupou o lugar principal, começando por organizar torneios de futebol, de futebol de salão, entre outras atividades, participava em torneios um pouco por toda a região. Equipava de azul e branco, as cores da freguesia. O CEPA foi a principal coletividade desportiva (e não só) de Alpedrinha durante mais de trinta anos, até desaparecer em inícios do novo milénio, o vazio associativo havia de ser depois ocupado por outras colectividades da terra, como a Casa do Povo ou a Liga dos Amigos de Alpedrinha.

Depois disso coube ao Teatro Clube de Alpedrinha manter vivo o desporto na vila, e assim começou juntamente com a juventude alpetriniense, a organizar e a participar em torneios de futebol e futsal, com a vila a ver finalmente concretizada a construção de um ringue polidesportivo público que era esperado à anos. Dos vários torneios em que o TCA participou, destaca-se a presença no inter-aldeias de 2007 em Atalaia do Campo.

Actualmente o desporto mais praticado na vila é o futsal, com a terra a participar em torneios da região apoiada pela Junta de Freguesia de Alpedrinha.

3 comentários:

  1. O CEPA foi muito importante no desporto, sim, mas também no teatro, em bailes-convívio, festas, grupo de jovens, etc.
    Atenção que enquanto o CEPA funcionou o Externato não tinha qualquer pavilhão ou espaço para treino de futebol ou outra atividade desportiva (falha na pesquisa). Esse espaço é muito posterior e recente.
    Ainda há pessoas em Alpedrinha que podem testemunhar a vida do CEPA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua contribuição. Em relação à data de fundação do CEPA, sabe mais ou menos o ano em terá surgido?

      Eliminar
  2. Não sei, mas posso tentar saber. Mas recordo que não há como ir às fontes: testemunhos vivos em Alepdrinha. Já não vivo em Alpedrinha há 30 e muitos anos, mas tenho lá as minhas raízes e vivi muito no CEPA (em jovem).
    Vou tentar saber e dar-lhe resposta.

    ResponderEliminar