As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Educativo Popular de Alpedrinha

Fundação: 1955
Localidade: Alpedrinha, Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Futebol de Alpedrinha

No concelho do Fundão, mais propriamente na zona da sul, onde se situa a Serra da Gardunha, encontra-se a histórica vila de Alpedrinha, também apelidada de "Sintra da Beira" e da qual o futebol fez jus à mesma fama que todo o resto do seu património histórico.

O primeiro clube aparece muito cedo, quando em 1902, longe sequer de existirem ainda os "três grandes" do futebol nacional, Francisco Dias da Cruz de Matos Boavida, um ilustre da terra, fundou o "Alpedrinha Foot Ball Club", entrando nesta modalidade que estava ainda muito no inicio, fez-se então uma angariação de fundos com a finalidade de construir um campo de futebol na terra, mas que nunca se concretizou tendo o clube desaparecido pouco tempo depois. O desporto na vila só começa realmente em 1925, por iniciativa de Francisco Ribeiro Passos, que formou uma sociedade de recreio intitulada "Foot-Ball Club Cintra da Beira", e cujo fim era unicamente proporcionar aos associados treinos de futebol e jogos com outros clubes da região, que na altura eram muito poucos, com alguns grupos das zonas de Fundão e Covilhã. Após vários esforços conseguiram um campo próximo da Estação dos Caminho de Ferro de Alpedrinha que dura até aos dias de hoje. Em 1926, devido a desavenças entre sócios, este grupo fraccionou-se, tendo os seus membros formado novos grupos, mas mais virados para outras áreas que não o desporto.

Apenas décadas mais tarde apareceu o CEPA (Centro Educativo Popular de Alpedrinha), que de entre as muitas actividades sociais e culturais que dinamizou, o desporto foi a que ocupou o lugar principal, começando por organizar torneios de futebol, de futebol de salão, entre outras modalidades, e participou em torneios um pouco por toda a região, equipando de azul e branco, as cores da freguesia. O CEPA foi a principal coletividade desportiva (e não só) de Alpedrinha durante mais de trinta anos, sendo a principal dinamizador da vila, até ter desaparecido pouco antes do início do novo milénio. A par do CEPA, o desporto continuava também simultaneamente noutras coletividades da terra, como a Liga dos Amigos de Alpedrinha ou a Casa do Povo de Alpedrinha, que ao longo dos anos tiveram também as suas equipas de futebol.

Depois disso coube ao Teatro Clube de Alpedrinha manter vivo o desporto na vila, e assim começou juntamente com a juventude alpetriniense, a organizar e a participar em torneios de futebol e futsal, com a vila a ver finalmente concretizada a construção de um ringue polidesportivo público que era esperado à anos. Dos vários torneios em que o TCA participou, destaca-se a presença no inter-aldeias de 2007 em Atalaia do Campo.

Actualmente o desporto mais praticado na vila é o futsal, com a terra a participar em torneios na região apoiada pela Junta de Freguesia de Alpedrinha.

3 comentários:

  1. O CEPA foi muito importante no desporto, sim, mas também no teatro, em bailes-convívio, festas, grupo de jovens, etc.
    Atenção que enquanto o CEPA funcionou o Externato não tinha qualquer pavilhão ou espaço para treino de futebol ou outra atividade desportiva (falha na pesquisa). Esse espaço é muito posterior e recente.
    Ainda há pessoas em Alpedrinha que podem testemunhar a vida do CEPA.

    ResponderEliminar
  2. Não sei, mas posso tentar saber. Mas recordo que não há como ir às fontes: testemunhos vivos em Alepdrinha. Já não vivo em Alpedrinha há 30 e muitos anos, mas tenho lá as minhas raízes e vivi muito no CEPA (em jovem).
    Vou tentar saber e dar-lhe resposta.

    ResponderEliminar
  3. Emblema dsenhado pelo Prof. João de Matos

    ResponderEliminar