sábado, 11 de março de 2017

CEPA - Centro Educativo e Popular de Alpedrinha

http://photos1.blogger.com/blogger/6335/579/1600/Alpedrinha.jpg
Fundação: Anos 60
Localidade: Alpedrinha, Fundão
Modalidades: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol de Alpedrinha / Polidesportivo de Alpedrinha

No Concelho do Fundão, mais propriamente na zona Sul, em plena Serra da Gardunha, situa-se a vila histórica de Alpedrinha, também apelidada de "Sintra da Beira" do qual o futebol fez jus à mesma fama.

O primeiro clube aprece muito cedo, quando em 1902 Francisco Dias da Cruz de Matos Boavida, um ilustre da terra,  fundou o "Alpedrinha Foot Ball Club", mas o desporto na vila só começa em 1925, por iniciativa de Francisco Ribeiro Passos, que formou uma sociedade de recreio intitulada "Foot-Ball Club Cintra da Beira", cujo fim era unicamente proporcionar aos associados treinos de futebol e jogos com outros grupos de terras vizinhas. Após vários esforços conseguiram um campo próximo da Estação do Caminho de Ferro que dura até aos dias hoje. Em 1926, devido a desavenças entre sócios, este grupo fraccionou-se, tendo os seus membros formando novos grupos, mais virados para outras áreas que não o desporto.

Apenas décadas mais tarde apareceu o CEPA - Centro Educativo Popular de Alpedrinha, que de entre as muitas actividades que dinamizou, o desporto foi a que ocupou o principal lugar, começando por organizar torneios de futebol, de futebol de salão, entre outras atividades, e cada vez com melhores condições desportivas, não com o campo de futebol, mas também com o ringue polidesportivo ou o pavilhão do colégio da localidade. O CEPA foi a principal coletividade desportiva de Alpedrinha durante mais de trinta anos, até desaparecer em inícios dos anos 2000.

Depois disso coube ao Teatro Clube de Alpedrinha manter vivo o desporto na vila, e assim começou juntamente com a juventude alpetriniense, a organizar e participar em torneios de futebol e futsal, dos quais se destaca a presença no Inter-aldeias de 2007 em Atalaia do Campo.

Actualmente o desporto mais praticado é o futsal, com a terra a participar em torneios da região apoiada pela Junta de Freguesia de Alpedrinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário