sábado, 4 de março de 2017

Grupo Desportivo de Valverde

Fundação: 1947
Localidade: Valverde, Fundão
Modalidades: Futebol de 11 e Futsal
Casa: Campo de Jogos de Valverde / Pavilhão Desportivo de Valverde

Na populosa aldeia de Valderde a menos de 10 km da cidade do Fundão, está sediado o Grupo Desportivo de Valverde, colectividade nascida nos anos 40 e das mais antigas em atividade no Concelho.

Este clube nasce numa altura em que a febre do futebol estava ainda longe da atingir o seu auge, a equipa organizou alguns torneios de futebol popular na zona, onde participavam não só equipas da região, como de todo o território nacional, é exemplo um torneio em 1953, que contou com as equipas do Sporting, Académica e Operário. Valverde sempre teve muita actividade no futebol amador, com a organização de jogos amigáveis com muita regularidade, contando com os jovens da aldeia o clube nunca parou o futebol, e realizou sempre jogos amigáveis com outras terras vizinhas, que tinham sempre muito apoio por parte da população. Décadas mais tarde aparecem também os jogos de futebol de 5 no antigo polidesportivo, que depois se transformou em pavilhão.

A chegada ao futebol federado acontece apenas na época de 2002/03 na 2.ª Divisão Distrital, onde após se sagrar vice-campeão, viria a subir na época seguinte para o escalão principal do distrito. A equipa esteve presente durante mais cinco anos no campeonato distrital onde teve bons resultados, com destaque para o 5.º lugar obtido na época de 2008/09, e duas vezes o 7.° lugar em 2005/06 e 2007/08. O clube encerrou a sua participação no campeonato distrital em 2010, tendo entrado numa grave crise financeira e consequentemente directiva, da qual levou alguns anos a recompor-se.

De a alguns anos para cá, e já a recuperar da crise em que se encontrava, o GDV dedicou-se ao futsal, e com bons resultados, possuindo boas instalações para o efeito, com um moderno pavilhão desportivo, tendo organizado vários torneios com equipas de nível nacional e internacional, torneios que foram ganhando notoriedade nos escalões de formação, tendo como grandes impulsionadores desse projecto a direcção dos Srs. Albino e Jorge Craveiro, e do treinador Ricardo Campos, que juntamente com um grupo de rapazes arriscaram nesta modalidade mesmo sabendo que poderia acontecer o pior, no entanto foi uma aposta ganha visto que o GDV tem hoje o futsal como modalidade principal sendo uma referência do seu concelho. O clube criou também uma equipa de futsal feminino que se sagrou campeã distrital logo na época de estreia, e que continua a dominar a sua categoria nível distrital, tendo subido aos patamares nacionais, e chegado à 1.ª Divisão Nacional da categoria na época de 2017/18.

O clube de Valverde continua muito activo no que ao futsal diz respeito, e encontra-se num bom caminho para crescer e continuar a servir a sua localidade a bem do desporto e da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário