As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo de Valverde

Fundação: 1947
Localidade: Valverde, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos de Valverde / Pavilhão Desportivo de Valverde

Na populosa aldeia de Valverde, a cerca de 10 km da cidade do Fundão, está sediado o Grupo Desportivo de Valverde, colectividade nascida nos anos 40, integrada na Casa do Povo local, e que é das mais antigas em atividade no concelho.

Este clube nasce numa altura em que a febre do futebol estava perto de atingir o seu auge de popularidade, a equipa organizou alguns torneios de futebol popular na zona, onde participavam não só equipas da região, como de todo o território nacional, é exemplo um torneio em 1953, que contou com as equipas do Sporting, Académica e Operário. Valverde sempre teve muita actividade no futebol amador, com a organização de jogos amigáveis com muita regularidade, contando com os jovens da aldeia, contra outras terras vizinhas, que tinham sempre muito apoio por parte da população. Em 1987 o Grupo Desportivo obtém a sua autonomia como coletividade independente, deixando assim de estar agregado à Casa do Povo de Valverde.

A chegada ao futebol federado acontece apenas na época de 1999/2000, então na 2.ª Divisão Distrital, o clube lutou pela subida de divisão nos primeiros anos, algo que viria a conseguir na época de 2003/04, em que, apesar de nessa temporada a equipa ter estado muito perto dos lugares de subida (apenas subiam o 1.º e 2.º classificados), o Valverde terminou em 3.º, mas haveria de ser promovido para a 1.ª Divisão Distrital, aproveitando a vaga deixada pela equipa da Estação que tinha desistido da competição. No patamar principal do distrito, a equipa esteve em competição durante seis épocas, onde obteve bons resultados, com destaque para o 5.º lugar obtido em 2008/09. O clube encerrou a sua participação no campeonato distrital na época de 2009/10, tendo entrado numa grave crise financeira e consequentemente directiva, da qual levou alguns anos a recompor-se.

De a alguns anos para cá, e já a recuperar da crise em que se encontrava, o GDV dedicou-se ao futsal, e com bons resultados, possuindo boas instalações para o efeito, com a construção de um moderno pavilhão desportivo, tendo organizado vários torneios com equipas de nível nacional e internacional, torneios que foram ganhando notoriedade nos escalões de formação.

O clube apostou também numa equipa de futsal feminino que se sagrou campeã distrital logo na sua época de estreia em 2015/16, e que continuou a dominar a sua categoria a nível distrital, com nova conquista nos campeonatos das épocas de 2016/17 e 2017/18, esta última onde venceu ainda a Taça da AFCB e conseguiu a subida aos patamares nacionais, tendo chegado à 1.ª Divisão Nacional da categoria na época de 2018/19, um feito até então histórico para uma equipa da região. A estadia na 1.ª Divisão apenas durou uma temporada, com o Valverde a ser de novo despromovido ao distrital, onde simultaneamente tinha também uma equipa "B" em competição. A equipa entrou na época de 2019/20 como a grande favorita à conquista do campeonato distrital, que acabou por ganhar, dominado por completo, e fazendo ainda a "dobradinha" ao vencer também a Taça da AFCB. 

O GD Valverde teve uma grande importância na criação da 2.ª Divisão Nacional de Futsal Feminino, que arrancou em 2020/21, ao ter impulsionado esse movimento que teve uma grande adesão por muitos clubes a nível nacional, e que levou a Federação Portuguesa de Futebol a equacionar a hipótese de criar esse escalão, que assim permite que as equipas que descem da 1.ª Divisão Nacional não vão parar directamente aos distritais, e tenham a 2.ª Divisão Nacional como patamar intermédio. Apesar dos títulos distritais que a equipa de futsal feminino conquistou nas épocas de 2020/21, 2021/22 e 2022/23 o clube não voltou conseguir o apuramento para subir novamente aos patamares nacionais.
 
O Grupo Desportivo de Valverde continua muito activo no que ao futsal diz respeito, e encontra-se num bom caminho para crescer e continuar a servir a sua localidade a bem do desporto e da região, sendo responsável por organizar outras atividades recreativas culturais e dinamizando a aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário