sexta-feira, 3 de março de 2017

Centro Popular de Cultura e Desporto de Lardosa

Fundação: 1975
Localidade: Lardosa, Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo de Jogos Domingos Silvares

O futebol na ainda hoje populosa aldeia de Lardosa, começou a ser jogado apenas por prazer, num terreno pelado circundante à localidade, no entanto é já em 1975, antes da associação ser criada, que a aldeia participa no primeiro torneio inter-aldeias, sendo que pouco depois surge oficialmente esta colectividade, numa espécie de reconversão da Casa do Povo da Lardosa cuja sede ficou a seu cargo.

A vontade de jogar futebol foi sendo cada vez maior, o que levou o clube a investir e a melhorar, ao mesmo tempo a juventude da terra ia participando em jogos amigáveis com boas exibições no campo pelado da Lardosa, sendo que em 1980 é inaugurado o Campo de Jogos Domingos Silvares, mantendo o piso pelado, mas agora com melhores condições como balneários, bar e com bancadas.

A primeira participação no Campeonato Distrital de Castelo Branco surge na época 1984/85 na 2ª Divisão, onde o clube se foi se manteve até ter logrado a subida em 1988/89, tendo sido vice-campeão, atrás do Industria Cebolense, nessa época de subida, o clube juntou ainda o troféu disciplina que muito orgulhou atletas, dirigentes e o treinador Jorge Abelho. Na época seguinte a manutenção foi conseguida com alguma dificuldade, e o clube conseguiu alcançar a 11ª posição (de entre 14 equipas). Na temporada seguinte, a equipa agora treinada por Sequeirinha, conseguiu o 10ª lugar, assegurando mais uma vez a manutenção, tendo depois em 1991/92 alcançado a sua melhor classificação de sempre na 1ª Divisão Distrital com o 6º lugar. Época de glória que foi depois seguida por uma paragem nas competições federadas.

De volta ao futebol amador a Lardosa participa no Inter-aldeias de 1993 organizado em Sobral do Campo, onde não passa da fase inicial. A paragem do futebol federado foi curta já que em 1994/1995 a equipa regressa à 2ª Distrital onde se manteve até 1997/1998. Os problemas directivos e financeiros levaram o clube a optar novamente pelo futebol amador, mas a Lardosa mostrou estar ainda à altura e durante cinco anos consecutivos participou no Inter-aldeias (2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), apesar de não se ter sagrado campeã em nenhuma delas, ganhou a Taça Disciplina Inter- aldeias em 2004, pelo bom fair-play praticado durante a prova.

Poucos anos depois surge uma nova fase na história do clube, com o tão esperado regresso aos distritais em 2005/2006, nessa mesma época é extinta a 2ª Divisão Distrital por falta de equipas, o que fez com que a Lardosa disputa-se a 1ª Distrital na época seguinte, onde se soube manter entre os "grandes" do distrito, apesar dos resultados menos bons conseguiu manter vivo o futebol entre a juventude da terra, tendo inclusivamente aparecido no programa de televisão "Liga do Últimos" da RTP, facto que engrandeceu ainda mais o clube, que apesar de tudo competiu sempre por desporto e pela terra. Até que surge uma nova desistência na época 2009/2010 por motivos financeiros.

De lá para cá têm-se realizado esporadicamente jogos no Campo Domingos Silvares, apesar da colectividade continuar ativa com outras atividades, o futebol na Lardosa ainda não voltou de vez.

3 comentários:

  1. Boa noite.
    Excelente artigo com algumas imprecisões.
    A subida de divisão foi conseguida na época 88/89, tendo o clube sido vice-campeão, atrás do IFCCebolense e empatado em pontos com o Oleiros. A subida foi conseguida num jogo épico no campo dos Escalos de Cima (vitória por 2-0). Nessa época à subida de divisão o clube juntou o troféu disciplina que muito orgulhou atletas, dirigentes e treinador (Jorge Abelho).
    Na época seguinte (89/90) a manutenção foi conseguida com alguma difuculdade e o clube, ainda treinado por Jorge Abelho, conseguiu alcançar a 11 posição (entre 14 equipas).
    Na época 90/91,a equipa treinada por Sequeirinha, conseguiu o 10 lugar e assegurou mais uma vez a manutenção.
    A época seguinte (91/92),mais uma vez treinados por Sequeirinha e equipa conseguiu a sua melhor classificação (6 lugar).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua colaboração, irei alterar a publicação com base no seu comentário. É muito importante que as pessoas que viveram os clubes de mais perto nos ajudem a escrever melhor a sua história, é isso que me faz continuar com este projecto vivo, até porque ás vezes torna-se dificil conseguir encontrar alguma informação.

      Eliminar
  2. Pois não é nada facil. No entanto em relação ao meu comentário tenho algumas duvidas em relação à epoca 91/92.
    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar