As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos

Fundação: 1969
Localidade: Salgueiro (Três Povos), Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Parque Desportivo dos dos Três Povos

Este clube é oriundo da zona mais a norte do concelho do Fundão, onde se situa a freguesia de Três Povos, porém "Três Povos" é a designação dada ao conjunto de três aldeia distintas, Salgueiro, Escarigo e Quintãs, apesar do clube estar sediado na primeira delas, o mesmo representa como um todo as localidades que compõem a freguesia.

A prática do futebol por estas bandas surge um pouco como em todo o lado, em finais da década de 50, com um grupo de jovens da terra que fazia jogos em campos lavrados de um terreno emprestado para o efeito, eram os primeiros passos para criação do então "Três Povos Futebol Clube", que começou por realizar inicialmente jogos amigáveis contra equipas de aldeias vizinhas, até anos mais tarde se ter construído o atual campo de futebol, que trouxe já melhores condições para a prática desportiva da coletividade. 

A equipa continuou a realizar jogos amigáveis e passou a contar com o apoio da Casa do Povo, que financiou o clube através da aquisição de equipamentos, sendo que nessa altura passa a chamar-se "Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos", nome que se manteve até hoje. Nos anos 80 o clube participou num torneio de futebol entre aldeias da sua zona, do qual saiu vencedor, obtendo um registo de cerca de trinta jogos sem derrotas. O futebol dos Três Povos foi sendo levado cada vez mais a sério, e a equipa inscreveu-se no campeonato do Inatel sob a égide da Casa do Povo. Posteriormente surge então uma equipa federada no Campeonato Distrital de Castelo Branco, que se estreia na época de 1991/92, competindo sempre na 2.ª Divisão, onde se manteve até à temporada de 1995/96, depois disso o clube teve ainda uma equipa no campeonato distrital de juniores da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Já no novo milénio a equipa conta com inúmeras participações em torneios de futebol
na região, e também futsal, com a inauguração de um ringue polidesportivo com relvado sintético, organizando os seus próprios torneios, sempre com o objectivo de elevar o nome das suas aldeias pela região fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário