sexta-feira, 3 de março de 2017

Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos



Fundação: 1969
Localidade: Três Povos, Fundão
Modalidades: Futebol de 11 e Futsal
Casa: Campo de Jogos dos Três Povos (no Salgueiro)
 
Este clube situa-se no Concelho do Fundão na Freguesia de Três Povos, porém Três Povos é apenas a designação dada ao conjunto de três aldeia distintas, Salgueiro, Escarigo e Quintãs.

A prática do futebol por estas bandas surge como em todo o lado, nos finais da década de 60, com um grupo de jovens da terra que fazia jogos em campos lavrados de um terreno emprestado para o efeito, eram os primeiros passos para criação do então "Três Povos Futebol Clube", que começou por realizar inicialmente jogos amigáveis contra equipas de aldeias vizinhas, até anos mais tarde se ter construído o atual campo de futebol, que trazia já melhores condições para a prática desportiva da coletividade. 

A equipa continuou a realizar jogos amigáveis e passou a contar com o apoio da Casa do Povo, que financiou o clube através da aquisição de equipamentos, sendo nessa altura que o clube passa a chamar-se Grupo Desportivo e Cultural dos Três Povos, que se manteve até hoje. Nos anos 80 o clube participa num torneios de futebol entre aldeias da sua zona, do qual saiu vencedor, obtendo um registo de cerca de trinta jogos sem derrotas

O futebol dos Três Povos foi sendo levado cada vez mais a sério, e a equipa inscreveu-se no campeonato do Inatel, de onde chegou a ser campeã. Posteriormente surge então uma equipa federada no Campeonato Distrital de Castelo Branco, onde se estreia na época 1991/92, competindo sempre na 2ª Divisão onde se manteve até à temporada de 1995/96, depois disso o clube teve ainda uma equipa no campeonato distrital de juniores da AF Castelo Branco.


Já no novo milénio a equipa conta com inúmeras participações em torneios de futebol e futsal na região, organizando também os seus próprios torneios nas suas modernas instalações, e sempre com o objectivo de elevar o nome das suas aldeias pela região fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário