As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva do Fundão

Fundação: 1955
Localidade: Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio Municipal do Fundão / Pavilhão Francisco José Tavares

Popularmente conhecida como Desportiva do Fundão ou pela sigla ADF, esta é uma das equipas mais conhecidas da Beira Interior, actualmente ligada ao futsal onde compete na Primeira Divisão Nacional, e se tem afirmado como uma das melhores equipas do país.

Fundada a 23 de Abril de 1955, na Farmácia Taborda, o clube nasceu da fusão do Sporting Clube do Fundão, Sport Fundão e Benfica e do Hóquei Clube do Fundão, na altura as três principais agremiações desportivas da então vila, que assim se juntaram com o objectivo de formar um único clube que acolhia todas as modalidades que pretendiam ver desenvolvidas, e unisse o povo em torno de um só clube desportivo.

O futebol vinha já a ser praticado anteriormente por duas das equipas que deram origem a este novo clube, que se estreia no campeonato distrital logo na temporada de 1955/56, mas os resultados não foram os esperados, tendo o Fundão terminado o campeonato no último lugar sem qualquer ponto conquistado, e desistido das competições federadas. Depois disso a ADF apenas teve futebol amador e futebol de formação tendo-se dedicado também a outras atividades culturais e recreativas. A equipa do Fundão voltou ao futebol federado apenas na época de 1978/79, e desde então manteve-se sempre em competição, tendo chegado ser campeão distrital em 1984/85, e subido à III.ª Divisão Nacional, de onde seria despromovido logo no seu ano estreia. De regresso ao campeonato distrital o Fundão sagra-se novamente campeão em 1986/87, tendo depois transitado com subidas e descidas durante alguns anos entre a III.ª Divisão e o campeonato distrital, com títulos conquistados nas épocas de 1989/90 e 1991/92, sem nunca conseguir a permanência nas competições nacionais.

A equipa manteve-se no campeonato distrital nos anos seguintes até ser novamente campeã em 2004/05 e voltar à III.ª Divisão Nacional, descendo logo nesse ano, o Fundão continuou ainda a competir no distrital com algumas boas prestações até à desistência definitiva do futebol em 2009/10, onde paralelamente o clube mantinha também camadas jovens em todos os escalões. Por essa altura já a equipa de futsal estava já a dar cartas no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, sendo esta a modalidade a que a ADF está agora unicamente ligada, e que começou com a criação da equipa em finais dos anos 90, ao competir no campeonato distrital onde se sagrou campeã em 2000/01, a partir dai o clube foi sempre progredindo a nível nacional até chegar à Primeira Divisão na época de 2006/07, onde se mantém até hoje, e se impõe como uma das melhores equipas de futsal em Portugal.

Nos últimos anos a ADF tem conseguido muito bons resultados, sempre a dar luta aos ditos clubes "grandes", tendo como auge a conquista da Taça de Portugal em 2013/14, ano em que a equipa foi também vice-campeã nacional da Primeira Divisão. Com um dos orçamentos mais baixos do campeonato, o Fundão tem conquistado prestigio e reconhecimento ao longo dos anos, com várias presenças na fase de Play-Off do campeonato nacional, e com duas presenças em finais da Taça da Liga, A nível distrital chegou ainda a ter uma equipa B na época de 2004/05, assim como camadas jovens que mantém em todos os escalões de futsal, e ainda uma equipa sénior de futsal feminino que já se sagrou campeã distrital por três ocasiões.

Pelo patamar onde se encontra e por tudo aquilo que representa, a ADF é hoje uma das maiores referências desportivas da Beira Interior, representando a região no mais alto patamar do futsal nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário