As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova

Fundação: 1976
Localidade: Proença-a-Nova
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Nossa Srª das Neves / Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Proença-a-Nova

Sediada na vila e sede do concelho de Proença-a-Nova, esta associação é uma das referências atuais do desporto na região, principalmente na formação de jovens onde engloba várias modalidades como badminton, atletismo e o futebol, onde o clube se pode já afirmar como um emblema histórico, a sua equipa sénior já teve várias presença nos campeonatos nacionais e está à mais de trinta anos a competir no futebol federado.

Como em todas as terras, o futebol começou com jogos amadores em campos pelados, já existiam algumas coletividades recreativas na vila, mas nenhuma se dedicava ao desporto, quando uma equipa de Proença-a-Nova participava num jogo de futebol adoptava o nome de "Grupo Desportivo de Proença-a-Nova", apesar de legalmente não existir. No final dos anos 60 houve uma tentativa de fusão dos principais clubes da vila, o "Grémio Recreativo Proencense" e o "Club Proencense" que atravessavam uma crise associativa, com o intuito de darem lugar a uma coletividade desportiva que se chamaria "União Desportiva de Proença-a-Nova", e assim poderem-se candidatar a fundos comunitários para construir o atual campo de futebol, a ideia não avançou porque o clube só se poderia candidatar ao financiamento se tivesse também uma vertente cultural, e então decidiram assim criar a "Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova".

Logo após a constituição da coletividade, Proença-a-Nova participou nos campeonatos do Inatel, onde se sagrou campeã em 1978. Depois a nível mais amador a associação organizou o torneio inter-aldeias por dois anos consecutivos em 1981 e 82, apesar de não ter sido o vencedor de nenhuma das edições, a boa prestação da equipa incentivou o inicio do futebol federado, onde Proença-a-Nova se estreia logo na época de 1981/82 na 2.ª Divisão Distrital. Após três temporadas a equipa consegue a subida à 1.ª Distrital por via do segundo lugar conquistado em 1983/84, a equipa manteve-se nesse escalão, onde se viria a sagrar-se campeã distrital pela primeira vez na sua história na época de 1990/91, subiu então à III.ª Divisão Nacional de onde viria a descer logo na época seguinte registando um 16.º lugar na tabela.

A equipa estava então de volta aos distritais mas seria por pouco tempo, tendo alcançado de novo o titulo, o segundo na sua história, conquistado na época 1992/93 que lhe valeu uma nova subida à III.ª Divisão. A estadia da equipa no nacional já durou mais tempo, com a permanência por três temporadas onde se destaca um 7.º lugar. Em 1995/96 a equipa de Proença-a-Nova acaba por descer novamente ao distrital, e apesar de ter lutado pelo titulo nas primeiras épocas, e ter conquistado a Taça de Honra em 1999/2000, os resultados começaram a piorar com a equipa a terminar nos últimos lugares na época de 2002/03, após a qual terminou com a equipa sénior. O regressou deu-se pouco depois em 2004/05, agora na 2.ª Divisão Distrital, patamar onde a equipa acabaria por ser campeã, subindo novamente ao primeiro escalão distrital, onde, com melhores ou piores resultados, se mantém até aos dias de hoje como uma das equipas mais regulares do campeonato distrital de Castelo Branco. Na época de 2022/23 a equipa volta a conquistar um titulo, ao ganhar a taça de honra.

Na actualidade para além da equipa sénior, que compete nos campeonato distrital, tem também equipas em todos os escalões de formação em futebol e teve também futsal sénior durante algumas temporadas, com o clube a desempenhar um papel importante na formação dos jovens do seu concelho.

4 comentários:

  1. Neste momento como modalidades a ADCPN já apresenta também como modalidades o atletismo e o badminton.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela colaboração, essa informação vai ser adicionada ao texto.

      Eliminar
  2. "e assim poderem-se candidatar a fundos comunitários para construir o atual campo de futebol" = Não haverá engano? Nos anos 60?!

    ResponderEliminar