domingo, 27 de março de 2016

Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova

Fundação: 1976
Localidade: Proença-a-Nova
Modalidade: Futebol de 11
Casa: Campo Nossa Senhora das Neves

Sediada na vila e sede do concelho de Proença-a-Nova, esta associação é uma das referencias atuais do desporto na região, principalmente na formação de jovens onde engloba várias modalidades como badminton, atletismo e o futebol, onde o clube se pode já afirmar como um emblema histórico, a sua equipa sénior já teve presença nos campeonatos nacionais e continua à mais de trinta anos a competir no futebol federado.

Como em todas as terras, o futebol começou em jogos amadores nos pelados da região, logo após a constituição da coletividade, Proença-a-Nova participou nos campeonatos da FNAT (atual Inatel), onde se sagrou campeã em 1978. Depois a nível mais amador a ADCPN organizou o torneio inter-aldeias por dois anos consecutivos em 1981 e 82, apesar de não ter sido o vencedor de nenhuma das edições, a boa prestação da equipa incentivou o inicio do futebol federado, onde Proença-a-Nova se estreia logo na época de 1981/82 na 2.ª Divisão Distrital. Em apenas três temporadas a equipa consegue a subida à 1.ª Distrital por via do segundo lugar conquistado em 1983/84, a equipa manteve-se nesse escalão onde se viria a sagra-se campeã distrital pela primeira vez na sua história em 19901/91, subiu então à III.ª Divisão Nacional de onde viria a descer logo na época seguinte registando um 16.º lugar na tabela.

A equipa estava então de volta aos distritais mas seria por pouco tempo, tendo alcançado de novo o titulo, o segundo na sua história, e apenas dois anos depois do primeiro, a nova subida à III.ª Divisão já durou mais tempo, com a permanência por três temporadas onde se destaca um 7.º lugar. Em 1995/96 a equipa de Proença-a-Nova acaba por descer novamente ao distrital, e apesar de ter lutado pelo titulo nas primeiras épocas após o regresso, os resultados começaram a piorar, com a equipa a ser despromovida para a 2.ª Divisão Distrital, a estadia nesse patamar também foi curta tendo a equipa vencido a competição em 2004/05, e subido novamente ao primeiro escalão distrital, onde com melhores ou piores resultados, se matem até hoje como uma referência no campeonato distrital de Castelo Branco.

Na actualidade para além da equipa sénior, que compete nos campeonato distrital, tem também equipas em todos os escalões de formação em futebol e futsal, sendo caso único em todo o distrito, e tendo um papel importante na formação dos jovens do seu concelho.

2 comentários:

  1. Neste momento como modalidades a ADCPN já apresenta também como modalidades o atletismo e o badminton.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela colaboração, essa informação vai ser adicionada ao texto.

      Eliminar