segunda-feira, 28 de março de 2016

Clube Desportivo de Alcains

Fundação: 1977
Localidade: Alcains, Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Estádio António Coelho Trigueiros de Aragão

O Clube Desportivo de Alcains, é uma equipa sediada numa das mais importantes localidades do concelho de Castelo Branco, a vila de Alcains, actualmente com cerca de 5 mil habitantes continua muito activa industrialmente com fábricas de nível nacional, e chegou a ser um dos pólos industriais mais importantes do distrito no final dos anos 80, tendo o desporto feito parte do seu crescimento.

O futebol nesta terra começa nos anos 50 no Grupo Desportivo de Alcains, que mais tarde se viria  a integrar na Casa do Povo, que organiza uma equipa de futebol e joga os campeonatos na região, em 1974 o futebol passa fica a cargo do Clube Recreativo de Alcains que tinha uma secção desportiva onde a juventude da terra chegou a participar durante algumas épocas no campeonato distrital, até que ganhou autonomia própria tendo depois sido fundado em 1977 o CDA, seis anos após, a então maior aldeia de Portugal, ter recebido a elevação a vila. O clube inscreveu-se nos distrital em 1977/78 e logo na época de estreia surpreendeu ao se sagrar campeão distrital. Alcains via assim a sua equipa chegar aos campeonatos nacionais, eram tempos de ouro no desenvolvimento da vila e o desporto crescia com ela, foram dois anos a competir na III.ª Divisão Nacional, até a equipa ser despromovida aos distritais, e logo na época de regresso em 1980/81, o clube sagra-se novamente campeão distrital, fazendo a "dobradrinha" com a conquista Taça de Honra da AF Castelo Branco.

De volta ao patamar nacional, a equipa matem-se cerca de uma década em competição, com uma boa caminhada pela III.ª Divisão, tendo como melhor resultado um 4.º lugar em 84/85. O clube voltou a descer ao distrital, mas depressa de lá regressou, com um titulo de campeão distrital em 1988/89, segue-se depois outra passagem pela III.ª Divisão com bons resultado, que culminou com o 1.º lugar e a subida à II.ª Divisão B em 93/94, ano esse em que foi inaugurado o relvado no Campo Trigueiros de Aragão, e em que o clube atingiu o seu auge competitivo, ao permanecer no meio de outros grandes clubes nacionais, durante quatro épocas, voltando depois a descer novamente à III.ª Divisão.

O Alcains continuou com boas exibições, e apenas dois anos depois voltou a subir à II.ª B onde permaneceu mais duas épocas até descer novamente, apesar dos bons resultados a equipa acabaria por desistir em 2004 após um vazio directivo, o clube que durante décadas foi um dos símbolos da vila e da região deixava o futebol. Até que em 2006 o clube voltou a renascer e inscreveu-se na 2.ª Divisão Distrital que acabou por vencer logo nesse ano, tal como tinha feito no inicio da sua fundação, foi aparecer e vencer, o clube foi lutando par a voltar a ter a dimensão que já teve no passado, e poucos anos depois regressou à III.ª Divisão, após se sagrar campeão distrital em 2008/2009, um ano depois voltaria descer mas nunca esmoreceu, e todos os anos lutou pelo campeonato distrital. Voltou aos títulos em 2015, ao ganhar a Taça de Honra numa temporada em que esteve até ao fim na pelo campeonato, que acabaria por conquistar anos mais tarde na época de 2017/18, numa grande época que levou Alcains de volta aos patamares nacionais.

O Clube Desportivo de Alcains é actualmente uma das melhores equipas da região, no que ao futebol sénior diz respeito, tendo também ao longo da sua história camadas de formação que mantém, e outras modalidades como voleibol, futsal e ténis de mesa. Hoje é dos principais clubes de futebol a nível distrital e por mérito próprio um dos clubes históricos no seu concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário