As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural e Recreativa de Atalaia do Campo

Fundação
: 1973
Localidade: Atalaia do Campo, Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Jogos 23 de Maio

Esta colectividade da antiga vila de Atalaia do Campo, é hoje uma das principais referências do futebol no concelho do Fundão, é das equipas que há mais tempo participa no campeonato distrital de futebol, onde está a competir desde finais dos anos 70, apenas com algumas interrupções pelo meio.

O futebol nesta terra começa de forma amadora na década de 60, com a terra a jogar contra equipas de localidades da zona, principalmente os vizinhos da Póvoa de Atalaia, contudo a Atalaia do Campo não tinha campo próprio, e foi apenas em 1974, que, aproveitando o espírito de libertinagem trazido pela revolução de 25 de Abril, um grupo de indivíduos da terra invadiu um terreno privado, apoderando-se do mesmo para ali instalar um campo de futebol, ocupação que se manteve até aos dias de hoje, sendo que o nome "23 de Maio" foi dado ao campo por ter sido esse o dia da "invasão".

Mais tarde surgiu esta associação, tendo a Atalaia continuado muito activa no futebol amador, em 1976 sagrou-se vencedora de um torneio entre aldeias que se realizou na zona do Fundão, sucesso que trouxe ainda mais entusiasmo para se passar ao futebol a nível federado, a associação estreou-se na época de 1978/79 no campeonato distrital. A equipa acabaria por descer na época de 1979/80, para a recém criada 2.ª Divisão Distrital, de onde subiu logo de regresso à divisão principal após obter o 2.º lugar. Na 1.ª Divisão a Atalaia manteve-se em competição durante os anos seguintes, tendo como melhor resultado um 3.º lugar na época de 1986/87, que lhe deu acesso a participar na Taça de Portugal no ano seguinte. No entanto o clube depois interrompeu o futebol, a equipa ainda se chegou a inscrever na época de 1988/89 mas acabou por desistir antes do inicio do campeonato, em consequência disso a AFCB suspendeu o clube por uma época sem poder competir nas provas distritais. O futebol na Atalaia manteve-se depois apenas a nível amador, com uma participação no torneio inter-aldeias em 1992, após a grande vontade da juventude da terra em praticar futebol, o clube voltou aos campeonatos distritais na época de 1992/93, agora a jogar na 2.ª divisão distrital, a equipa teve uma boa estreia tendo alcançando a subida logo nesse ano após ficar em 2.º lugar, e assim regressou ao patamar principal do futebol distrital.

A Atalaia do Campo foi sempre regular no campeonato distrital, até a equipa ser despromovida na época de 1994/95 para o 2.º escalão, onde na época seguinte se classifica em 2.º lugar e consegue regressar ao patamar superior. Em 1996/97 a equipa acaba o campeonato no último lugar, após uma época mal conseguida, o que levou o clube a suspender o futebol sénior, porém o regresso acontece logo na época de 1998/99, a jogar 2.ª Divisão onde se sagra campeã distrital, e voltar assim novamente para a 1.ª Divisão. A equipa atravessou depois um mau período em termos de resultados, e acabou por ser novamente despromovida, após terminar em último lugar do campeonato na época de 2000/01. Seguidamente a Atalaia do Campo manteve-se a competir na 2.ª Divisão por alguns anos, sempre lutando pela subida, que acabou por acontecer na temporada de 2004/05 após ficar em 2.º lugar. Já no campeonato da 1.ª Divisão, a equipa conseguiu estabelecer-se e foi obtendo cada vez melhores resultados ano após ano, o seu auge no futebol federado surge na época de 2007/08 quando se sagrou campeã distrital da 1.ª Divisão e subiu à III.ª Divisão Nacional, de onde viria a descer logo na época seguinte. Desde então a Atalaia do Campo tem continuado a jogar no campeonato distrital onde já é uma das equipas mais antigas em competição, e continua a levar o nome da terra por todo o distrito.

Paralelamente à equipa de futebol sénior no campeonato distrital, a Atalaia do Campo passou também pelo torneio inter-aldeias onde participou em 2001, prova que organizou e sediou em 2007. Há ainda uma equipa de veteranos que tem realizado jogos amigáveis por toda a zona  Para além do futebol a Atalaia do Campo teve também uma breve passagem pelo futsal federado, com uma equipa de júniores femininos em 2004/05 e uma equipa sénior masculina na época de 2005/06 (em parceria com a Associação Recreativa e Cultura da Orca).

Actualmente a equipa continua a competir no campeonato distrital de futebol, onde a par da equipa sénior, mantém ainda equipas em vários escalões de formação, tendo um campo com relvado sintético, afirmando-se assim como uma referência do futebol na região e no seu concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário