quinta-feira, 3 de março de 2016

Associação Cultural e Recreativa de Atalaia do Campo

Fundação: 1973
Localidade: Atalaia do Campo, Fundão
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo de Jogos 23 de Maio

Esta colectividade da antiga vila de Atalaia do Campo, é hoje uma das principais referências do futebol em todo o Concelho do Fundão, é das equipas que há mais tempo participa no Campeonato Distrital de Futebol, onde está a competir desde os finais dos anos 70, e apenas com algumas interrupções pelo meio.

O futebol nesta terra começa de forma amadora na década de 70, com uma equipa que jogava contra as localidades vizinhas, principalmente os vizinhos da Póvoa da Atalaia, contudo a Atalaia do Campo não tinha campo próprio, e foi apenas em 1974 e aproveitando o espírito de libertinagem do 25 de Abril, que um grupo de indivíduos da terra invadiu um terreno privado, apoderando-se do mesmo do mesmo para ali instalar um campo de futebol, ocupação que se manteve até aos dias de hoje, sendo que o nome "23 de Maio" foi dado ao campo por ter sido esse o dia da "invasão".

O futebol a nível federado teve inicio na época de 1978/79, com a equipa a manter-se no campeonato distrital durante cerca de uma década até ter interrompido o futebol em 1988, depois disso o futebol na terra manteve a nível amador com uma participação no torneio inter-aldeias em 1992, após a grande vontade da juventude da terra em praticar futebol, o clube voltou aos campeonatos distritais logo na época de 1992/93, agora a jogar na 2ª divisão distrital, a equipa teve uma boa estreia tendo alcançando a subida logo nesse ano, e assim regressou ao patamar principal do futebol distrital.

A Atalaia do Campo foi sendo sempre regular no distrital com algumas descidas e subidas, tendo o clube sido campeão distrital da 2ª divisão em 1998/99. Paralelamente à equipa de futebol a jogar no distrital, a Atalaia passou também inter-aldeias onde participou em 2001 e organizou e recebeu a prova 2007.  Mas o seu auge deu-se na época 2007/08 quando se sagrou campeã distrital da 1ª divisão e subiu à 3ª Divisão Nacional, de onde viria a descer na época seguinte. Para além do futebol a Atalaia do Campo teve no inicio do século uma breve passagem pelo futsal sénior federado em 2005/06.

Actualmente a equipa continua a competir no campeonato distrital de futebol, onde para além da equipa sénior mantém equipas em todos os escalões de formação, tendo um estádio com relvado sintético, afirma-se assim como uma referência do futebol na região e no seu Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário