As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva e Cultural de Louriçal do Campo

Fundação: 1988
Localidade: Louriçal do Campo, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos de S. Fiel / Pavilhão Gimnodesportivo de S. Fiel e Polidesportivo de Louriçal do Campo

Desde cedo a aldeia de Louriçal do Campo começou a despertar para o desporto, pelo menos a partir dos anos 30 já se registavam jogos de futebol amador, e que continuaram nos anos 50 com o "Grupo Desportivo de Louriçal do Campo". Na década de 60 a aldeia era também representada pela equipa de futebol do Instituto de S. Fiel (pertencente a um instituto de reeducação de menores da localidade), onde jovens internos da instituição realizavam jogos contra outras equipas da região, chegando mesmo alguns deles, depois de acabar o período de internato, a jogar noutros clubes. A equipa foi depois registada na AFCB em 1981 como "Grupo Cultural e Desportivo do Instituto de S. Fiel", tendo participando em campeonatos distritais nas camadas jovens, com equipas compostas não só por internos da instituição, mas também com jovens da freguesia de Louriçal do Campo, tendo o clube existido apenas durante a primeira metade da década 80.

Já sem a equipa do instituto em actividade, mas ainda com as boas instalações desportivas que foram lá construídas, a juventude da aldeia continuou a realizar jogos amigáveis, houve depois o aparecimento da Associação Desportiva e Cultural na terra em finais dos anos 80, que contou com participações em torneios inter-aldeias, a primeira delas em 1989 onde atingiu as meias-finais. Louriçal do Campo teve presenças noutras edições do inter-aldeias, nomeadamente nos anos de 1993, 1994, 1997 e 1998. A associação entrou depois em inactividade, mas a aldeia continuou ao longo dos anos a realizar e a participar em jogos amigáveis e torneios, com destaque para o inter-aldeias de 2007 em que a equipa do Louriçal atingiu as meias-finais, sendo derrotada pela Soalheira que viria ser a vencedora da prova.

Em 2013 surge a "CantardeCuco - Associação dos Amigos de Louriçal do Campo", como forma de colmatar a inexistência de uma colectividade que realizasse com regularidade atividades em prol da população local, esta associação passou assim a ser a entidade representante da equipa de futebol, tendo colaborado nos últimos torneios inter-aldeias em que a equipa participou, nomeadamente em 2014, 2015 e 2016, destacando-se a atribuição do Prémio Fair-Play à equipa de Louriçal do Campo no Inter-aldeias 2015.

Em 2018, e trinta anos depois da sua fundação, a Associação Desportiva e Cultural de Louriçal do Campo também conhecida pela sigla "ADCL", regressa ao activo para se afirmar como a coletividade principal da freguesia, organizando todo o tipo de atividades, sociais, culturais, populares e também desportivas, numa aldeia que se encontra bem dotada de instalações desportivas, como campo de futebol, pavilhão gimnodesportivo e ringue polidesportivo, bons sinais para a continuação do desporto em Louriçal do Campo.


Outros emblemas referenciados:

Emblema da CantardeCuco - Associação
dos Amigos de Louriçal do Campo

Sem comentários:

Enviar um comentário