domingo, 28 de fevereiro de 2016

Associação Desportiva e Cultural de Louriçal do Campo | CantardeCuco – Associação dos Amigos de Louriçal do Campo

Fundação: 1988 | 2013
Localidade: Louriçal do Campo, Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo de Jogos de São Fiel

Desde cedo a aldeia de Louriçal do Campo começou a despertar para o desporto, com jogos de futebol amador nos anos 60, em que a aldeia era também representada pela equipa de futebol do Instituto de S. Fiel (iniciada nos anos 60 e pertencente a um instituto de reeducação de menores da localidade), onde jovens internos da instituição realizavam jogos contra outras equipas da região, chegando mesmo alguns deles depois de acabar o período de internato, a jogar noutros clubes. A equipa foi mais tarde registada como "Grupo Cultural e Desportivo do Instituto de S. Fiel" nos anos 80, tendo participando em campeonatos distritais com camadas jovens não só composta por alunos mas também com jovens do Louriçal, a equipa existiu apenas durante essa década.

Já sem a equipa do instituto em atividade, mas ainda com as boas instalações desportivas que foram lá construídas, a juventude da aldeia começou a realizar jogos amigáveis, houve depois o aparecimento da Associação Desportiva e Cultural na terra em finais dos anos 80, que contou com participações em torneios inter-aldeias, a primeira delas em 1989 onde atingiu as meias-finais, o Louriçal continuou a contar com presenças noutras edições do inter-aldeias, nomeadamente nos anos de 1993, 94, 97 e 98. A associação entrou depois em inactividade, mas a aldeia continuou ao longo dos anos a realizar e a participar, em jogos amigáveis e torneios, com destaque para o inter-aldeias de 2007 em que a equipa do Louriçal atingiu as meias-finais, sendo derrotada pela Soalheira que viria ser a vencedora da prova.

Em 2013 surge então a associação "Cantar de Cuco", como forma de colmatar a inexistência de uma colectividade que realiza-se activamente eventos em prol da população local, Esta associação passou assim a ser a entidade representante da equipa de futebol, tendo já colaborado nos torneios inter-aldeias dos últimos anos, em que a equipa participou, nomeadamente em 2014, 2015 e 2016, tendo o Louriçal do Campo ganho o Prémio Fair-Play no Inter-aldeias 2015.

Em 2018, e trinta anos depois da sua fundação, a "ADCL" como era conhecida, e com o lema que consta no seu emblema, "Caminhar em frente, sempre!", regressou ao ativo para se afirmar como a coletividade principal da freguesia,  organizando todo o tipo de atividades culturais, populares e também desportivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário