As publicações são actualizadas com regularidade

Indústria Futebol Clube Cebolense

Fundação: 1944
Localidade: Cebolais de Cima, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal

O Indústria Cebolense está localizado na aldeia de Cebolais de Cima, não muito longe de Castelo Branco, criado numa terra que à altura era próspera na de industria têxtil, particularmente na tecelagem, e onde um dia se decidiu fazer uma equipa de futebol que era sobretudo composta por operários, que nos tempos livres realizam jogos amigáveis. Apesar dos contratempos iniciais com os campos onde jogava, o Indústria ergueu-se como um clube do povo, realizando várias atividades, na parte desportiva, a equipa de futebol começou a jogar nas competições federadas na época de 1944/45, com participação no campeonato distrital, onde após terminar em 3.º lugar, ocupa uma vaga para disputar também a II.ª Divisão Nacional nessa temporada, como representante da Associação de Futebol de Castelo Branco, visto que o campeão distrital da altura (Sp. Covilhã) já competia também nos nacionais. Em 1945 foi inaugurado o Campo dos Fiéis em Cebolais de Cima, num jogo entre o Indústria Cebolense e a equipa convidada, o Sporting Clube de Castelo Branco.

A equipa do Indústria Cebolense ainda continuou a participar no campeonato distrital por mais duas épocas, e depois dedicou-se apenas ao futebol amador. O Indústria regressa ao futebol federado já na época de 1956/57, dez anos depois da sua última participação, a formação de Cebolais de Cima continuou assim em competição nos anos seguintes, chegando às provas nacionais pela segunda vez na sua história em 1958/59, ao competir na III.ª Divisão Nacional,  num tempo em que mais do que uma equipa do distrito era chamada a participar nas provas nacionais como representantes da Associação de Futebol de Castelo Branco. O Cebolense manteve-se depois a jogar no campeonato distrital até à época de 1959/60, após a qual abandonou, com o clube a continuar a praticar futebol apenas de forma amadora, no entanto o mesmo entraria depois num período de inatividade que durou mais de uma década.

Em 1971 deu-se a reativação do clube, e a equipa de futebol do Indústria Cebolense regressou depois ao futebol distrital na época de 1972/73,  onde se manteve a jogar sempre na 1.ª Divisão Distrital até ser despromovida para a 2.ª Distrital em 1982/83, após o qual o clube decidiu extinguir a equipa sénior e dedicar-se somente à formação, onde conquistou alguns títulos a nível distrital,  com destaque para a participação no campeonato nacional de juvenis em 1985/86 e de juniores em 1987/88. Na época de 1986/87 deu-se o regressou dos seniores que competiram na então 1.ª e única divisão distrital, porém a equipa terminou nos últimos lugares e foi despromovida para a 2.ª Divisão que se iria disputar na temporada seguinte. A estadia nesse patamar durou duas épocas com o clube a sagrar-se campeão da 2.ª Divisão Distrital em 1988/89, subindo assim de novo ao 1.º escalão. 
 
O Indústria Cebolense esteve em competição na 1.ª Divisão Distrital até à temporada de 1990/91, após a qual abandonou o futebol sénior. Seguiu-se depois o futsal, onde se estreou no primeiro campeonato distrital do na altura futebol de cinco em 1992/93, prova que venceu na época de 1993/94, e lhe valeu a subida à II.ª Divisão Nacional de Futsal, onde competiu durante duas temporadas, tendo depois jogado ainda no campeonato distrital em 1996/97, nesse que foi o último ano da equipa. Ainda nesta modalidade aparece anos depois na aldeia a "ACECI - Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Cebolais de Cima", que passou a tomar conta do futsal sénior, onde competiu no campeonato distrital no inicio dos anos 2000. O Cebolense só voltou ao futebol sénior em 2000/01, de novo no campeonato distrital da 2.ª divisão, de onde viria a subir na época seguinte para a 1.ª Distrital, a equipa disputou a sua última época em 2003/04, com o clube a entrar depois num período de inactividade, após ter passado por algumas dificuldades financeiras e directivas, e fechou portas. Foi reactivado apenas em 2010, por um grupo de cebolenses que queriam ver novamente de pé este histórico do futebol distrital.

Atualmente realiza várias actividades sociais, culturais e desportivas, continuado a fazer jogos amigáveis de futebol apenas com uma equipa de veteranos, que joga no seu campo já recém requalificado. Um clube que guarda a história de um grande passado desportivo, e também do passado da actividade industrial da aldeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário