As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Clube São Vicente da Beira

Fundação: 1925
Localidade: São Vicente da Beira, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Eduardo Hipólito Cardoso / Polidesportivo de S. Vicente da Beira

Este clube foi criado na década de 20, mas apenas nos anos 40 deu inicio à prática do futebol, o clube viria a ser delegação do Sport Clube do Recife, clube brasileiro presidido por Eduardo Hipólito Cardoso, benemérito de S. Vicente da Beira emigrado no Brasil, que viria mais tarde a presidir também o clube da terra, para o qual muito contribuiu, em 1985 o seu nome foi dado ao campo de futebol como forma de homenagem.

O clube começou como todos os outros, a participar nos torneios inter-aldeias, tendo presença no primeiro de todos em 1975, os jogos amigáveis continuaram e seguiu-se uma nova participação no inter-aldeias de 1985 onde a equipa chegou aos quartos-de-final. No que diz respeito ao futebol federado, S. Vicente da Beira estreou-se na época de 1985/86, competindo sempre na 2.ª Divisão Distrital até ter uma paragem em 1989, o futebol porém continuou novamente na vertente amadora, com a equipa a regressar aos torneios inter-aldeias, marcando presença nas edições de 1992, 1993, 1994, 1997 (ano em que atingiu as meias-finais), e depois também em 1998 e 1999, as boas prestações da equipa levaram-na a regressar aos distritais nesse mesmo ano (dez anos depois da sua última participação). Porém e já a participar no campeonato distrital, S. Vicente da Beira foi ainda ao inter-aldeias de 2000, onde acabou por chegar à final que perdeu para o Palvarinho. Paralelamente o clube mantinha também uma secção de atletismo, na categoria de veteranos.

Nos anos que se seguiram a equipa manteve-se a competir nas provas federadas, sempre na 2.ª Divisão, sendo que na época de 2004/05 o clube atingiu o seu maior feito desportivo, chegando à final da Taça de Honra como equipa sensação da prova, após ter passado todas as fases sempre com grandes vitórias, esta campanha culminou com uma grande presença de adeptos vicentinos na final que acabaria por ser perdida diante dos Escalos de Baixo por 1-0. A equipa ainda competiu mais uma temporada no campeonato distrital, em 2005/06, nessa que foi a última época de actividade do clube, até uma crise financeira ter obrigado ao fecho de portas

Alguns anos depois o clube foi recuperado pelo grupo de bombos da localidade, que saldou as dividas e arranjou a sua sede social, mas o mesmo continua inactivo e sem direcção, tendo S. Vicente da Beira em termos desportivos, esporádicas participações em jogos amadores de futebol e futsal. Desde então o futsal tem sido a única modalidade praticada na terra, em 2019 foi colocado um relvado sintético no ringue polidesportivo, que veio a contribuir para uma maior afluência dos jovens que têm neste local o principal espaço desportivo da vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário