domingo, 28 de fevereiro de 2016

Sport Clube de São Vicente da Beira

Fundação: 1925
Localidade: São Vicente da Beira, Castelo Branco
Modalidades: Futebol
Casa: Campo de Jogos Eduardo Hipólito Cardoso
 
Este clube foi criado na década de 20, e teve apenas nos anos 40 o inicio da prática do futebol, o clube viria a ser reconhecido como filial oficial do Sport Clube do Recife, clube brasileiro presidido por Eduardo Hipólito Cardoso, natural de São Vicente da Beira que viria também a presidir o clube da sua terra e a ter o seu nome no campo de futebol.

O clube começou como todos os outros, a participar nos torneios inter-aldeias, tendo presença no primeiro de todos em 1975, os jogos amigáveis continuaram e seguiu-se uma nova participação no inter-aldeias de 1985 onde a equipa chegou aos quartos-de-final. No que diz respeito ao futebol federado, S. Vicente da Beira começou na época 1985/86, competindo sempre na 2ª Divisão até ter uma paragem em 1989, o futebol porém continuou novamente na vertente amadora, com a equipa a regressar aos torneios inter-aldeias, marcando presença nas edições de 1992, 1993, 1994, 1997 (ano em que atingiu as meias-finais), e depois também em 1998 e 1999, as boas prestações da equipa levaram ao regresso nos distritais nesse mesmo ano (dez anos depois da sua última participação). Porém e já a participar no campeonato distrital, S. Vicente da Beira foi ainda ao inter-aldeias de 2000, onde acabou por chegar à final que perdeu para o Palvarinho.

A equipa manteve-se nos distritais até à época de 2004/05, sempre na 2ª Divisão, no entanto foi nessa mesma última época que o clube atingiu o seu maior feito, chegando à final da Taça de Honra como equipa sensação da prova após ter passado todas as fases, sempre com grandes vitórias, esta campanha culminou com uma grande presença de adeptos vicentinos na final que acabaria por ser perdida diante dos Escalos de Baixo por 1-0. Essa foi a última época de actividade do clube, até uma crise financeira ter obrigado ao fecho de portas

Desde então o clube foi recuperado mas continua inactivo e sem direcção, tendo esporádicas participações em jogos amadores de futebol e futsal que se organizam em S. Vicente da Beira, tendo até uma participação recente no Inter-aldeias em 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário