As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Popular do Palvarinho

Fundação: 1975
Localidade: Palvarinho (Salgueiro do Campo), Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol e Polidesportivo do Palvarinho

Este clube situa-se na aldeia de Palvarinho, anexa à freguesia de Salgueiro do Campo, e que dista 9 km de Castelo Branco. Apesar de apenas ter sido fundado oficialmente em 1975, o futebol nesta terra começou nos anos 40, com jogos em campos lavrados para o efeito, nesta altura com dificuldades para arranjar equipamentos, a equipa do Palvarinho conseguiu através do Sr. Artur Gonçalves, sócio n.º 1 do Belenenses, e que era natural desta terra, a oferta das primeiras camisolas azuis, e foi assim que começou a "relação" entre o clube lisboeta e o Palvarinho, que muitos anos depois se viria a consumar na oficialização da Associação Popular do Palvarinho como filial n.º 50 do Clube de Futebol "Os Belenenses", como se pode ver pela "Cruz de Cristo" que ostenta no seu emblema.

Nos anos 60 surge o "Futebol Clube «Os Belenenses» do Palvarinho»", que equipava de azul, tal como a sua congénere de Belém, e começam então a maior ritmo os jogos amigáveis com as equipas de futebol das terras vizinhas, muitas vezes sempre fora da aldeia pela falta de campo próprio. Em 1974, com a ajuda de subsídios do estado, constrói-se um campo em terrenos do povo que se mantém até hoje, e alguns anos depois, para além de jogos amigáveis dá-se inicio à participação em torneios. Sendo que em 1975 o clube é legalizado, ficando conhecido como "Associação Popular do Palvarinho", mas mantendo na mesma a ligação às cores do Belenenses.

Ao longo dos anos o clube já organizou várias vezes o torneio Inter-aldeias nomeadamente em 1976, 1989, 1993, 2002 e 2004, tendo sido o vencedor em quatro ocasiões (1983, 2000, 2003 e 2004), é um clube com grande tradição nesta prova, sendo a equipa que contabiliza o maior número de participações em toda história do torneio.

A associação esteve inactiva durante grande parte dos anos 90, tendo renascido apenas no início do milénio, altura em que foram feitos contactos com o Belenenses para que finalmente o Palvarinho fosse oficializado como sua filial, houve também um grande investimento nas suas infraestruturas desportivas, o clube que apenas contava com um campo de futebol, passou também a dispor de um ringue polidesportivo construído no ano de 2000, que trouxe a prática do futsal ao Palvarinho, não só de forma amadora, mas também ao nível federado, com uma participação no Campeonato Distrital de Futsal em juvenis na época de 2004/05.

Atualmente o clube mantém uma importante proximidade com a população local, dispondo de uma sede própria onde se realizam várias atividades, mantendo o futebol amador ocasionalmente com alguns jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário