As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Tortosendo e Benfica


Fundação: 1922
Localidade: Tortosendo, Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Campo do Alto do Cabeço

Este é um dos mais antigos clubes de futebol do distrito de Castelo Branco, originário da vila do Tortosendo, que nos inícios dos séculos passado, era conjuntamente com a vizinha Covilhã, uma progressiva terra da indústria dos lanifícios, com presença de inúmeras fábricas cujos operários se organizaram para realizar os primeiros jogos de futebol. No entanto foi por iniciativa da população que nasceu assim em 1922 o "Sport Club do Tortozendo", logo a juventude da terra começou a disputar os primeiros jogos de futebol com terras vizinhas.

O futebol começava a ganhar dimensão nacional e o Benfica já era a maior referência na modalidade, e por afinidade ao clube de Lisboa, em 1925 a designação do clube foi alterada para "Sport Lisboa e Tortosendo", passando a ser a filial oficial N.º 4 do Sport Lisboa e Benfica, hoje uma das mais antigas do pais. Ainda nesse ano o clube viu inaugurado o seu campo, na altura conhecido como "campo do Alto do Cabeço", situado no Bairro do Cabeço, e construído num terreno cedido pela Junta de Freguesia local, que teve como jogo inaugural a equipa da casa contra o Montes Hermínios. O SL Tortosendo continuou depois nos anos seguintes muito ativo no futebol amador, sendo uma das referências na região, com participação em vários jogos e torneios, o clube foi também um dos fundadores da Associação de Futebol de Castelo Branco em 1936 e participou no primeiro campeonato distrital de futebol, realizado na época de 1936/37, com a equipa a realizar os seus jogos caseiros na Covilhã.

Após terminar a primeira época em segundo lugar da sua série, a equipa voltou a repetir a classificação na temporada seguinte. Na época de 1938/39 o Tortosendo acaba por chegar a competir na II.ª Divisão Nacional, em representação da AFCB, simultaneamente nessa época joga também no campeonato distrital onde acaba em último lugar da tabela, e após o qual abandona definitivamente o futebol federado. O clube continuou ainda com o futebol mas apenas de forma amadora, dedicando-se a outras atividades, até ficar completamente inactivo no inicio dos anos 50. O futebol na vila teve depois continuidade através de outro clube, o Unidos do Tortosendo.

O clube renasceu apenas na década de 70 com uma nova designação, "Sport Tortosendo e Benfica", e começa por participar nos campeonatos distritais das camadas jovens, por essa altura rivaliza com o Unidos do Tortosendo, com o qual teve um diferendo em relação à utilização do campo do Cabeço, o que fez com que o Unidos tivesse de abandonar o campo e arranjar um novo campo para a sua equipa jogar. Na época de 1977/78 o futebol sénior regressa ao Tortosendo e Benfica, que voltou a competir no campeonato distrital, no entanto o estado de degradação do campo do cabeço levou a que a equipa tivesse de disputar os seus jogos no campo de Unhais da Serra até as obras de remodelação do campo estarem prontas, apesar da contrapartida, a equipa terminou o campeonato a meio da tabela, e foi conseguindo cada vez melhores resultados, chegou ainda a ser vice-campeã na época de 1979/80, terminado a apenas dois pontos primeiro classificado, e na época seguinte tornou a repetir o segundo lugar.

Os bons resultados e a luta pelo titulo distrital continuaram, após o terceiro lugar obtido em 1981/82, o Tortosendo e Benfica acabaria por se sagrar finalmente campeão distrital da 1.ª Divisão em 1982/83, conseguindo assim a subida às competições nacionais. A jogar na III.ª Divisão Nacional o Tortosendo acabou por ficar em último lugar e ser despromovido de volta para o campeonato distrital, a equipa ainda acabou por se sagrar vice-campeã distrital em 1984/85, e nas épocas seguintes ficou sempre entre os cinco primeiros lugares, a sua última época no futebol federado foi em 1987/88 na qual terminou no 9.º lugar, o clube ainda se inscreveu no campeonato na época seguinte mas acabou por desistir ainda antes do inicio da época, facto que levou a AFCB a suspender a equipa por um ano das provas federadas, e deste então nunca mais o Tortosendo voltou a ter qualquer presença no futebol distrital.

O Tortosendo e Benfica dedicou-se nas décadas seguintes a outras atividades desportivas, culturais, recreativas e sociais, atravessando alguns altos e baixos, atualmente o clube mantém a sua sede social em funcionamento e tem esporádicas participações em torneios de futsal na região, e apesar do futebol já não fazer parte do seu presente, pode ser considerado como um dos históricos do futebol distrital, por ser dos clubes mais antigos do distrito e uma das primeiras filiais do Benfica com o qual ainda mantém relações, sendo ainda uma das históricas colectividades da vila do Tortosendo e do seu concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário