Fundação: 1975
Localidade: Castelejo, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Santa Luzia e Campo de Jogos do Castelejo
Foi nesta aldeia situada na zona sul do concelho do Fundão, perto da Serra da Gardunha, e berço da conhecida romaria de Santa Luzia, que nos inícios da década de '30 o futebol começou a dar os primeiros passos, altura em que a modalidade começava a despertar interesses por toda a região, o Castelejo fazia-se então representar por duas equipas, o "Sport Lisboa Castelejense" e o "Sport Club Castelejense", ambas equipas compostas por gente da terra, e que realizavam naquele tempo muitos jogos contra outras terras vizinhas, sempre com grande assistência nos jogos que se faziam no campo do Castelejo. Estas equipas ter-se-ão mantido em atividade até finais dos anos '40, acabando depois por desaparecer, como não eram clubes legalizados, o que acontecia na maioria das equipas das aldeias, é que os clubes apareciam e desapareciam com facilidade, adoptando depois vários outros nomes.
Na década de '50, a equipa mais representativa do Castelejo foi o "Grupo Desportivo do Castelejo", que manteve a prática do futebol, com a realização de jogos amigáveis, usando para o efeito o campo de futebol situado perto do santuário de Santa Luzia que lhe deu o nome, e que ainda hoje existe. Nas décadas seguintes o futebol terá continuado a ser praticado no Castelejo de forma amadora, com jogos amigáveis frente a outras localidades e também jogos de solteiros contra casados. No final da década de '70 e inícios da década de '80, o Castelejo esteve também muito ativo na modalidade de futebol de salão, com participações em torneios na região. Pela mesma altura é criada na aldeia a "Casa Cultural e Recreativa Castelejense", que ao longo dos anos foi realizando várias atividades de carácter social, recreativo e cultural, paralelamente o desporto continuou a ser praticado nas modalidades de atletismo e futebol amador, com jogos particulares, e a partir da década de '90 aparece também o futsal, apesar do único ringue polidesportivo existente na freguesia se localizar na aldeia anexa de Enxabarda.
Nos inícios do novo milénio a juventude da aldeia teve a iniciativa de entrar no desporto federado, e participou no campeonato distrital de futsal sénior na época de 2005/06, a equipa estava alojada na Casa Cultural e Recreativa Castelejense, por ser a única coletividade existente no Castelejo, sendo que os seus jogos caseiros eram realizados no pavilhão gimnodesportivo da escola de Silvares. A equipa terminou o campeonato em penúltimo lugar, mas independentemente dos resultados mostrou que a juventude da terra era capaz de dar a cara pelo desporto, ainda que tivesse sido apenas por uma temporada.
Nos anos seguintes a Casa Cultural e Recreativa Castelejense dedicou-se apenas a eventos culturais, e a atividade desportiva foi diminuindo, fruto da desertificação, e apesar do campo de Santa Luzia estar ainda em condições mínimas, o futebol há muito que não é praticado. Por volta do ano de 2009 houve pela parte da junta de freguesia, a intenção de avançar com um projecto para a construção de um ringue polidesportivo na aldeia, mas que acabou por não se concretizar, no entanto os locais deitaram mãos à obra e fizeram os possíveis com os meios que tinham, criando assim um campo de futebol de cinco com relvado natural num terreno pertencente à junta, onde a juventude que ainda existe no Castelejo pode dar uns pontapés na bola, não deixando morrer o futebol.
Sem comentários:
Enviar um comentário