As publicações são actualizadas com regularidade

Associação "O Paúl Cultural Desportivo"

Fundação: 1974
Localidade: Paúl, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Complexo Desportivo da Reboleirada / Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica do Paúl

O Paúl Cultural Desportivo tem sido ao longo das últimas décadas, o principal embaixador do desporto na vila do Paúl, concelho da Covilhã. Desde o futebol sénior federado até mais recentemente ao futsal feminino e de formação, passando por outras atividades recreativas e culturais, a associação é dos principais dinamizadores da juventude na localidade e no concelho.

O futebol na então ainda aldeia do Paúl começou por volta da década de '30, quando era praticado de forma amadora por jovens da terra, e assim terá sido até aos anos '60. Depois do 25 de Abril, viveu-se um entusiasmo por todo o país em torno do associativismo, e a primeira colectividade desportiva a aparecer na terra, ainda em 1974, foi o "Paúl Cultural Desportivo", que desde inicio deu voz à iniciativa da população com a realização de várias atividades culturais e desportivas, como o atletismo e o futebol, com a realização de jogos contra terras vizinhas, tendo em 1975 sido inaugurado o campo da Reboleirada. Porém foi a Casa do Povo do Paúl que levou o futebol a outros patamares, com a participação de uma equipa no campeonato do Inatel.  

A Associação "O Paúl Cultural Desportivo" haveria de aproveitar os atletas da equipa da casa do povo, e elevando ainda mais a fasquia, compete pela vez no campeonato distrital de futebol, onde se estreia na época de 1977/78, a par disso aposta ainda em equipas nas camadas jovens. Na época seguinte começaram a existir atritos no seio da coletividade, a propósito das eleições da nova direção, que levaram atletas, dirigentes e o até o treinador a um desentendimento e na consequente debandava de alguns jogadores da equipa, isto levou a associação à não comparência em alguns jogos e posteriormente à desistência da equipa no campeonato distrital, sendo penalizada com uma pesada multa financeira por parte da Associação de Futebol de Castelo Branco, e uma suspensão de dois anos das provas federadas.

Os "refratários" que não concordavam com a direção da Associação do Paúl, e que constituíam a grande maioria da equipa de futebol, fundaram uma nova coletividade, nasce assim em 1979 o "Ginásio Recreativo Unidos do Paúl", que logo na época de 1979/80 participa no distrital, na então recém criada 2.ª Divisão, já os restantes atletas que ficaram do lado da Associação voltaram também ao campeonato distrital nessa mesma temporada, recorrendo a alguns jogadores de fora do Paúl, porém como a Associação "O Paúl Cultural Desportivo" tinha sido suspensa por dois anos, tiveram de usar outra associação para inscrever a sua equipa, passando a "Associação Cultural e Desportiva Paulense" (criada legalmente em 1977, esta é a coletividade que alberga a já centenária Banda Filarmónica do Paúl) a representar a equipa de futebol.

A época de 1979/80 teve assim duas equipas do Paúl a jogar em simultâneo na 2.ª Divisão Distrital, a ACD Paulense que "emprestou o nome" ao "Paúl Cultural Desportivo" e o  Ginásio do Paúl, que se iniciava no futebol federado, tendo-se disputado dois dérbis no campeonato. No entanto ambas equipas tiveram destinos muito diferentes, o Ginásio acabou por se sagrar campeão da 2.ª Divisão (o primeiro de sempre) e assim subir para a 1.ª Divisão Distrital, já a ACD Paulense terminou em último lugar com apenas cinco pontos. Na época de 1980/81 continuaram a manter-se as duas equipas, com a ACD Paulense a ficar-se pelo meio da tabela na 2.ª Divisão, e com o Ginásio a obter um 4.º lugar na 1.ª Distrital, no fim dessa temporada as divisões entre as pessoas começaram a desaparecer e as dificuldades financeiras de ambas equipas fizeram com que todos se voltassem a juntar numa única associação, deu-se assim a fusão entre o Ginásio do Paúl e o "Paúl Cultural Desportivo", cuja designação deste último foi a que permaneceu, já a ACD Paulense passou a dedicar-se somente à atividade musical, dado que já tinham passado os dois anos de suspensão aplicados ao "Paúl Cultural Desportivo".

Com o castigo cumprido e as dividas pagas, o "Paúl Cultural Desportivo" participa no campeonato distrital da 1.ª Divisão na época de 1981/82 (ocupando a vaga do Ginásio), agora como única equipa da localidade em competição. Nas décadas seguintes o Paúl manteve-se ininterruptamente em competição no futebol sénior, e também nas camadas jovens, conseguindo-se manter na 1.ª Divisão Distrital com resultados positivos a meio da tabela, até que na época de 1991/92 termina na última posição, mas a equipa sénior tem uma paragem em 1992/93, onde não competiu, tendo o clube mantido apenas uma equipa de juniores. O escalão sénior regressa logo ao activo na temporada de 1993/94, mas agora de novo na 2.ª Divisão Distrital, o Paúl jogou no escalão inferior durante alguns anos, até conseguir de novo a subida à 1.ª Distrital, após se sagrar campeão da 2.ª Divisão Distrital em 1997/98. Ao longo da sua história o clube teve também atividade noutros desportos como hóquei em patins, andebol e ténis.

O futebol sénior continuou nos anos seguintes até à época de 2003/04, nesse que foi o último ano da equipa, tendo o clube, por motivos financeiros, abandonado o futebol. Depois disso a actividade desportiva do Paúl passou por outras modalidades, a par de outros eventos de carácter cultural e recreativo. Alguns anos depois a bola voltou a rolar, agora na vertente de futsal, aproveitando o pavilhão desportivo da escola básica da vila, com a criação de uma equipa de futsal feminino na época de 2006/07, no ano seguinte surge o futebol de 7 (tendo adaptado o seu campo para o efeito) e o futsal de formação, que ao longo dos anos foram existindo em todos os escalões, obtendo bons resultados, como o título de campeão distrital de futsal em juvenis, na época de 2010/11.

Nos anos seguintes o clube continuou a dedicar-se ao futebol de formação, sendo o principal promotor de desporto da sua localidade, com outras modalidades como BTT, ginástica, desportos motorizados entre outras. E apesar de existirem quase uma dúzia de coletividades na vila, dedicadas a várias áreas especificas, "O Paúl Cultural Desportivo" é uma das que mais mantém o Paúl em movimento.


Outros emblemas referenciados:
Emblema da Associação
Cultural e Desportiva Paulense

Emblema do Ginásio
Recreativo Unidos do Paúl

Sem comentários:

Enviar um comentário