As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo

Fundação: 1975
Localidade: Retaxo, Castelo Branco
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo do Retaxo

O Retaxo é um clube de futsal de referência no concelho de Castelo Branco, tendo vencido por diversas vezes o campeonato distrital e competido nos campeonatos nacionais, foi um dos pioneiros na prática do futsal na região, onde já é um dos clubes históricos da modalidade.

O desporto na aldeia de Retaxo, situada não muito longe da cidade de Castelo Branco, teve os seus inícios com a popularização do futebol nos anos 60, tendo surgido ao longo dos anos inúmeras equipas na localidade, todas elas com uma curta existência, de onde se destacam o "Grupo Desportivo de Retaxo" ou os "Dragões". Por essa altura o Retaxo, juntamente com a aldeia vizinha de Cebolais de Cima, vivia um período áureo no que toca à indústria da tecelagem, com várias fábricas presentes em ambas localidades, o que originava também jogos de futebol entre equipas compostas por operários, para além dos encontros disputados entre equipas das duas aldeias.

No inicio da década de 70 a população da aldeia juntou-se para construir um pavilhão desportivo, infraestrutura que a juventude aproveitou para começar a praticar o então futebol de salão, modalidade que estava em crescimento. A partir de 1973 deu-se inicio à realização de um torneio anual de futebol de salão, que se continuou a realizar durante mais de uma década, tendo o Retaxo sido uma das primeiras localidades a apostar nesta modalidade ainda pouco praticada na região. Em consequência deste incremento desportivo nasceu a "Associação Desportiva e Recreativa de Retaxo", fundada oficialmente dia 18 de Novembro de 1975, e que desde logo passou a ser a principal coletividade da terra, agregando a juventude local para atividades desportivas e não só.

Apesar do crescimento que o futebol de salão estava a ter na aldeia, o Retaxo continuou a praticar futebol, prova disso mesmo são as participações da equipa no torneio inter-aldeias, logo na sua primeira edição em 1975, e depois também em 1978, contando também com jogos amigáveis em que o Retaxo participava. Nos anos seguintes, a ADR Retaxo continuou a apostar no futebol de salão, com a organização e participação em torneios, agora também na variante de futebol de cinco.

O Retaxo viria depois a participar no primeiro campeonato distrital de futebol de cinco (mais tarde passou a ser futsal) na época de 1992/93, prova onde obteve relativo sucesso e se tornou uma das equipas mais regulares, sendo vice-campeã nesse ano, lugar que lhe valeu a subida para o campeonato nacional da II.ª Divisão, onde com melhores ou piores resultados, se manteve nas provas nacionais até à época de 1998/99, onde então já na recém criada III.ª Divisão Nacional, acabou por ser despromovido de volta ao distrital. A época de 1999/2000 foi a última da equipa sénior no campeonato após longos anos em competição, onde paralelamente manteve também equipas nas camadas jovens. O futsal terminou assim por completo no clube, devido a um vazio directivo que deixou a associação inactiva durante alguns anos.

Na época de 2005/06 deu-se o renascer do clube, através duma comissão administrativa composta por um grupo de jovens da terra, com o objetivo de voltar a dar vida à associação, e que após conseguir concretizar obras de reabilitação no já antigo pavilhão desportivo, voltou a apostar no futsal, com uma equipa sénior e juvenil, o regresso de um clube histórico que desde então não mais parou. Na temporada de 2006/07 sagrou-se vencedor da Taça de Honra, tendo lutado também pelo campeonato até ao final, titulo esse que acabaria por surgir na época seguinte, com o Retaxo a sagrar-se campeão distrital e a subir à III.ª Divisão Nacional, porém a estadia da equipa no nacional durou apenas uma temporada, após ser despromovida, regressando de novo ao campeonato distrital.

Nas épocas seguintes o Retaxo manteve-se na luta pelo titulo, tendo conquistado mais uma Taça de Honra em 2011/12, a escola de futsal continuou a crescer com equipas em vários escalões, tendo passado pela equipa principal muitos jogadores formados no clube. A equipa sénior acabou por subir aos nacionais novamente em 2012/13, ficando com a vaga do campeão Cariense, que tinha abdicado da subida por questões financeiras. O Retaxo começou depois uma fase de subidas e descidas, com a equipa a oscilar várias vezes entre o distrital e o nacional, tendo o clube conquistado o campeonato distrital nas épocas de 2014/15 e 2016/17, esta última em que ganhou também a Taça de Honra.

O Retaxo voltou ao ao campeonato distrital na época de 2018/19 onde fez a "dobradinha" ao ganhar campeonato e taça, regressando assim à II.ª Divisão Nacional, de onde tinha descido no ano anterior. Na temporada de 2020/21 a equipa consegue pela primeira vez na sua história a manutenção numa prova nacional, e onde ainda se mantém em competição, tendo na época de 2021/22 chegado à fase de subida para Primeira Divisão.

A equipa de futsal do Retaxo continua ainda em competição, tendo já o estatuto de um histórico da região, onde é das principais equipas, a isto juntam-se também alguns títulos conquistados pelas camadas jovens, que muito têm prestigiado esta associação que é já uma referência do futsal na região.

Sem comentários:

Enviar um comentário