As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Estrela de Cortes

Fundação: 1975
Localidade: Cortes do Meio, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal

Fundado com o advento do espírito associativo que vigorava naquele tempo, o Estrela de Cortes nasceu fruto da vontade da juventude em praticar desporto, e realizar outras atividades de convívio para a população. O seu nome tem origem na proximidade da aldeia com a Serra da Estrela, sendo que o lugar de Penhas da Saúde, aldeia de montanha que se situa a 1,500 m de altura, e um conhecido resort de inverno, faz parte da freguesia de Cortes do Meio.

A presença do futebol na aldeia vinha já dos anos '60, com os jovens da terra a organizarem jogos amigáveis contra terras vizinhas, principalmente a localidade de Bouça, que faz também parte da freguesia. Em 1967 é inaugurado o campo de futebol da aldeia, baptizado como "Campo das Cortes", e mais tarde o campo de futebol usado pela equipa seria o "Campo do Louseiro" na entrada da aldeia, no sitio do Louseiro. A equipa de Cortes do Meio andou alguns anos pelo futebol amador, nomeadamente no antigo campeonato do Inatel, na época de 1980/81, onde jogava como sendo uma delegação da Casa do Povo de Unhais da Serra, dá-se depois o salto para o futebol federado, com a equipa do Estrela de Cortes a competir no Campeonato Distrital da 2.ª Divisão, na temporada de 1981/82, sendo essa a sua única presença em nos distritais ao nível do escalão sénior.

Na década de '80 e inicio dos anos '90, o Estrela de Cortes teve equipas de futebol amador que jogavam em jogos amigáveis, e para além disso tinha ainda equipas de camadas jovens nos campeonatos distritais. Mais tarde com a inauguração do pavilhão de Cortes do Meio em 1998, o clube abandona o futebol e aventura-se no futsal de formação, modalidade que deu depois um salto com a inscrição de uma equipa sénior no campeonato distrital, onde o Estrela competiu nas épocas de 1999/00 e 2000/01. Em 1998 começou também a ser organizado pelo clube o torneio de futsal "25 de Abril", que ao longo dos anos se tornou uma referência na região, tendo-se realizado todos os anos até 2003, altura em que foi substituído por um torneio de futebol, que acabou por perder o entusiasmo e desaparecer.

Desde de então o futsal de formação foi uma forte aposta da coletividade, que ao longo dos anos foi tendo equipas de jovens nos campeonatos distritais, onde conquistou alguns títulos, como a "dobradinha" da equipa de juvenis, ao ganhar o campeonato e taça em 2008/09, e no ano seguinte a taça ganha pelos juniores que lhes valeu uma presença na taça nacional de futsal. O clube teve também equipas de futsal feminino que participaram em torneios locais.

Entretendo o Estrela de Cortes deixou de ter camadas jovens de futsal, dedicando-se apenas ao desporto amador, com uma equipa sénior que continua a representar a aldeia em torneios. Para além de outras atividades recreativas e sociais que vai desenvolvendo, o Estrela de Cortes reactivou o conhecido torneio "25 de Abril", que em conjunto com outra coletividade da freguesia, o grupo desportivo da Bouça, organizou durante alguns anos. Em relação ao futebol, o campo do Louseiro apesar minimamente preservado era muito pouco utilizado, e aquele espaço acabou por ser reconvertido num campo multidesportos com a construção de um ringue polidesportivo e uma pista de atletismo, derivado das excelentes condições que Cortes do Meio tem também no seu pavilhão, o futuro do desporto nesta freguesia passa assim pelo futsal, através da equipa da Bouça que está nas provas federadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário