As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Recreativo e Beneficente de Salvador | Associação Amigos de Salvador


Fundação: 1979
Localidade: Salvador, Penamacor
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Futebol de Salvador

É na aldeia de Salvador, a cerca de 12 km da vila de Penamacor, que são originarias estas duas colectividades, de tempos diferentes mas com os mesmo objetivos, a promoção da cultura e do desporto na freguesia de Salvador. Começando pelo inicio do futebol popular na décadas de 50 e 60, a gente de Salvador aderiu à modalidade na altura com muito poucos recursos para a sua prática.

A primeira associação a surgir na terra é o "Clube Recreativo e Beneficente de Salvador", fundado em Junho de 1979, que deu início às suas actividades de âmbito recreativo, cultural, e mais tarde também desportivo, nomeadamente com o atletismo e com o futebol, em ambas modalidades o clube obteve sucesso, com participações em torneios concelhios e regionais, tornando conhecida a equipa de futebol de Salvador, um clube que chegou a ter cerca de 500 associados, um número considerável tendo em conta a dimensão da localidade.

No entanto a vida desta colectividade foi curta, devido ao desinteresse das direcções que se seguiram, e que não fizeram nada pela continuação da actividade no clube, que acabou por cair em inactividade em 1986, desaparecendo assim um dos meios mais importantes que a juventude salvadorense tinha, e do qual se via agora privada.



Fundação: 2009
Localidade: Salvador, Penamacor
Modalidade: Futsal
Casa: Polidesportivo de Salvador

Mas o ânimo associativo haveria de ressurgir em Salvador, quando décadas depois, no ano de 2009 é criada a "Associação Amigos de Salvador", pela vontade de um grupo de 25 pessoas, que pretendia dar uma ajuda em algumas actividades que já se realizavam na aldeia, e avançar com outras, assumindo-se assim como entidade organizadora das atividades da terra.

Na parte desportiva o antigo campo de futebol, local onde entretanto já tinha sido construido o polidesportivo da aldeia, recebeu obras de reabilitação para o inicio da prática de futsal, trazendo de volta o desporto. Esta associação tem como sede as instalações do antigo Clube Recreativo e Beneficente de Salvador, e passou a ser o principal dinamizador da localidade, com a realização de todo o tipo de atividades, tendo participado regularmente em torneios de futsal um pouco por toda região, fazendo de Salvador uma terra viva e com movimento social. Nos últimos anos a equipa de Salvador venceu por duas ocasiões o conhecido torneio 24h de futsal em Penamacor, numa equipa apoiada pela Junta de Freguesia. Entretanto a associação entrou em inactividade devido a uma vazio directivo e desde então não mais houve atividade desportiva em Salvador.

6 comentários:

  1. Contribui com muito trabalho para ter os sócios que teve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que hoje em dia a aldeia de Salvador já tenha nenhuma associações em atividade,

      Eliminar
    2. Associação até tem não é é ativa...

      Eliminar
  2. É uma pena que a vontade dessas 25 pessoas não se fassa sentir, requalificaram o clube para estar a apanhar teias de aranha, é conserteza não serão essas pessoas as dinamizadora da nossa aldeia.
    É uma pena que realmente não entrem para o clube pessoas com vontade de dinamizar o nosso Salvador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porque razão a associação ficou inactivo, mas é de louvar a atitude dessas 25 em reativar o associativismo na aldeia. As coletividades têm de ter sempre ciclos de renovação, não podem ser os mesmo a fazer tudo, nem estarem sempre as mesmas pessoas à frente dos clubes, têm de haver sempre pessoas a novas a entra nas direções, o pior é quando não há ninguém que queira fazer algo pelo clube da terra, infelizmente muitas associações terminam por falta de gente para assumir novas direções, o que é pena, muitas as terras perdem muito do pouco movimento que já tinham.

      Eliminar
    2. Se calhar se tentassem fazer alguma coisa até apareciam voluntários para ajudar, ou se tentassem pelo menos dar vida ao clube tenho a certeza que era possível porque já há pouca gente na aldeia mas os poucos que há conserteza gostariam de ver fazer é quem sabe fazer também alguma coisa pela terra.
      Mas como o clube só serve para o interesse de algumas pessoas que nem sequer residem na terra... temos de nos aguentar

      Eliminar