As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Académico do Fundão

Fundação: 1974
Localidade: Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal do Fundão

O Académico do Fundão é um dos clubes mais emblemáticos da cidade do Fundão, atrás da Associação Desportiva do Fundão, o Académico foi quem mais apostou no futebol de formação durante anos, sendo atualmente o único clube de formação da cidade para além de ter tido também uma equipa sénior no campeonato distrital.

Este clube nasceu muito antes da sua data de fundação oficial, começando por ser um grupo de alunos do Externato de Santo António (estabelecimento de ensino secundário no Fundão) que jogava futebol amador, e que em 1969 decidiu criar uma equipa, vestiam de negro e davam-se pelo nome de "Académica do Fundão" por serem também eles uma equipa de estudantes, apesar de serem mais novos. A equipa realizava não só jogos amigáveis de futebol como também o na altura futebol de salão.

É em 1974 que aparece oficialmente o "Clube Académico do Fundão", da iniciativa dos senhores Francisco José Figueira Tavares e de um grupo de fundanenses, que queria declaradamente "fazer frente" à histórica Desportiva do Fundão, que ultimamente não dava apoio aos jovens nas modalidades sem ser o futebol, sendo o clube alvo de utilização politica e não desportiva, o que levou à criação do Académico, que começou com várias modalidades, querendo marcar a diferença e dar aos jovens mais liberdade desportiva, o clube teve por exemplo equipas de basquetebol, masculino e feminino, atletismo, futebol, hóquei em patins, futebol de salão, xadrez, ping-pong, andebol, tiro, entre outras, sendo um clube virado para todos, principalmente para os mais jovens.

Ao longo dos anos o clube aderiu a outras iniciativas e passou também por muitas dificuldades ao nível da sede social e até directivas, tendo andado sempre com a casa ás costas devido à falta de apoio por parte dos vários executivos camarários, que durante décadas se esqueceram da grande função do clube que foi formar jovens atletas retirando-os de vícios, o que Fundão durante muitos anos foi um flagelo, tendo o clube feito o trabalho do estado a quem cabia essa tarefa. O futebol teve depois um grande destaque, com a estreia de uma equipa sénior no campeonato distrital de Castelo Branco na época de 1986/87, onde competiu depois por mais duas temporadas.

Os anos que se seguem são de afirmação para o Académico do Fundão, que começou a apostar mais no futebol de formação onde se viria a tornar uma referência na cidade, sobretudo após a Desportiva do Fundão ter deixado o futebol de formação para se dedicar apenas ao futsal. A época de 2013/14 marca o regresso dos "academistas" ao futebol sénior e ao campeonato distrital, aproveitando os jovens da formação e outros jogadores com carreira já feita e que tinham passado pelo clube, a equipa obteve resultados positivos, sendo que na temporada de 2015/16 consegue a sua melhor classificação de sempre no distrital, terminado em 4.º lugar. A época de 2018/19 foi última da equipa sénior, voltando o clube a apostar somente na formação. O clube apostou no regresso do futebol sénior na temporada 2021/21, onde conseguiu logo dois títulos, ao vencer a 2.ª Divisão Distrital e a Supertaça, a par disso o clube continuo a ser um dos favoritos na luta pelo campeonato e foi ainda finalista da taça de honra em 2022/23.

Actualmente o clube continua muito ligado ao futebol de formação onde compete em todas as categorias, e tem ao longo dos anos conquistado inúmeros títulos em vários escalões, e participado em campeonatos nacionais, sendo já uma referência a nível distrital, para além disso deu nos últimos anos oportunidade aos jovens da sua formação em seguirem a carreira como seniores, com uma equipa que competiu no campeonato distrital, e que era quase na sua totalidade composta por jogadores formados no clube, sendo Académico uma das poucos equipas onde os jogadores não recebiam qualquer tipo remuneração, jogando apenas por amor à camisola, sendo por isso um clube com uma identidade única e um dos mais representativos da cidade do Fundão.

Sem comentários:

Enviar um comentário