As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Escalos de Baixo

Fundação: 1972
Localidade: Escalos de Baixo, Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Parque Desportivo Neves Lopes

O associativismo nesta aldeia do concelho de Castelo Branco aparece no final dos anos 30 com o "Club de Escalos de Baixo" que apesar de servir de ponto de encontro para a população, ainda não tinha o interesse da prática desportiva, entretanto o clube desapareceu e foi por iniciativa própria da juventude que nos anos 60 se começou a praticar futebol na aldeia, motivados pelo clube vizinho e "rival" de Escalos de Cima, começaram os primeiros jogos amigáveis com as terras das redondezas.

Em 1972 é então fundado este grupo desportivo, recreativo e cultural, que agregava todo o tipo de atividades na localidade, entre elas o futebol, com a equipa a continuar a jogar em torneios da região, inclusivamente no mais conhecido, o inter-aldeias, onde em 1987 consegue a sua primeira vitória, numa competição onde Escalos de Baixo passou a ser regular, tendo participado em 1989, e em 1991 onde chegou à final, perdendo para a equipa de Caféde. A qualidade da equipa e a motivação da presença na final, levaram o clube a sediar a prova no ano seguinte, onde a equipa acabaria por corresponder às suas expectativas, sagrando-se campeã do inter-aldeias de 1992 em sua casa.

O clube teve uma curta passagem pelo futsal federado, tendo participado na época de 1992/93, no primeiro campeonato distrital do então designado futebol de cinco com uma equipa sénior. Seguem-se depois novas participações da equipa de futebol de Escalos de Baixo nos inter-aldeias de 1993 e 1994, este último onde chegou às meias finais. A equipa regressou ao inter-aldeias apenas em 1997, onde após uma grande campanha acaba por vencer na final o Palvarinho, e assim sagrar-se novamente campeã. Eram tempos de sucesso para o futebol da aldeia, que logo a seguir em 1998 recebe a organização do torneio, e tal como tinha feito à uns anos atrás, acaba por se sagrar campeão em casa, conquistando o seu 4.º titulo na prova, e o segundo consecutivo.

O futebol em Escalos de Baixo estava a tornar-se num caso sério pelo sua qualidade, levando o clube a elevar a fasquia e a inscrever a equipa no campeonato distrital, foi assim que na época de 1999/2000, Escalos de Baixo se estreia nas competições federadas na 2.ª Divisão Distrital, onde se mantém durante quatro temporadas, conseguindo a subida ao patamar superior em 2003/04, depois de acabar o campeonato no 2.º lugar. A passagem pela 1.ª divisão distrital dura apenas duas épocas, nas quais se encontrou com o vizinho de Escalos de Cima, jogos que eram o maior "derby" do distrital, e independentemente de quem saí-se vencedor era sempre um jogo especial.

A equipa de Escalos de Baixo conquistou na temporada de 2004/05 o seu primeiro e único titulo a nível distrital, com a conquista da Taça da Honra, numa final inédita ganha frente ao São Vicente da Beira, e que lhe deu acesso a participar na Taça de Portugal. Na época seguinte o clube termina no último lugar da tabela com apenas um ponto, facto que levou a equipa a ser distinguida como campeã da "Liga dos Últimos", programa da RTP que acompanhava o futebol distrital. Esse foi a última época do Escalos de Baixo no distrital, após a qual se deu-se o abandono do futebol federado, devido aos custos elevados que o clube tinha com a equipa.

O clube ainda esteve activo durante alguns anos com outras atividades, e com o futebol amador, mas acabou por ficar parado. É então que em 2012 um grupo de jovens escalenses se juntou para assumir a direcção e reanimar o clube, tendo desde então dinamizado a aldeia com várias atividades, e com o futebol a continuar presente, com a participação em torneios e jogos amigáveis, famoso é também o "Benfica x Sporting" por altura da Páscoa, que junta simpatizantes dos dois clubes lisboetas, num jogo amigável entre gente da terra. Apesar de tudo, o futebol em Escalos de Baixo não desapareceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário