As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Desportiva e Cultural de Taberna Seca

Fundação 1976
Localidade: Taberna Seca (Castelo Branco)
Modalidade: Futebol
Casa: Campo de Futebol de Taberna Seca

Longe vão os tempos em que nesta aldeia a cerca de 10 km da cidade de Castelo Branco, se começou a praticar futebol, é na década de sessenta que os jovens da terra se começam a reunir em terrenos pelados para jogar à bola, na altura a aldeia pertencia à freguesia de Benquerenças (tendo em 1997 sido anexada à de Castelo Branco por questões de proximidade), e os primeiros jogos foram os "derbys" com as terras vizinhas.

O desporto foi-se popularizando e a Taberna Seca como tinha já uma equipa regular participou no torneio de futebol inter-aldeias de 1975, na altura a primeira edição. Por não haver nenhuma coletividade na terra, surge logo em 1976 a Associação Desportiva e Cultural de Taberna Seca que veio colmatar a inexistência de uma entidade que realizasse atividades de forma organizada.

Com o êxodo da população para fora da aldeia e do próprio pais, o futebol ficou adormecido durante alguns anos, porém os jogos amigáveis de futebol continuaram a ter esporadicamente lugar, com a equipa a jogar no campo da zona da Lameira, não muito longe da aldeia. A equipa de Taberna Seca participou em alguns torneios pela região tendo conquistado muitos troféus em competições amadoras.

No final dos anos 90 surge nova participação da equipa no torneio inter-aldeias por três vezes consecutivas, nomeadamente em 1997, 98 e 99. Deu-se também nessa altura um intercâmbio da equipa da Taberna Seca com a de Pierrefittes, localidade francesa com alguns emigrantes da aldeia, que veio a Portugal jogar contra a Taberna Seca, partida que teve lugar no Estádio Municipal Vale do Romeiro em Castelo Branco, no ano seguinte foi a vez da Taberna Seca ir jogar a França.

O futebol foi tendo depois cada vez menos destaque e deixou de ser tão praticado na aldeia, entretanto a associação instalou-se na antiga escola primária, e actualmente realiza várias atividades culturais e recreativas, ocasionalmente realizou também jogos de futebol entre solteiros e casados, mas o campo de futebol agora recebe apenas encontros de paintball, no entanto a aldeia dispõe ainda de um ringue polidesportivo para a prática do futsal

Sem comentários:

Enviar um comentário