quinta-feira, 5 de abril de 2018

Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova

Fundação: 1986
Localidade: Proença-a-Nova
Modalidades: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Proença-a-Nova

Fundada a meio da década de 80 com o objectivo de criar uma dinâmica associativa nos jovens do Município de Proença-a-Nova, como aliás a sua denominação o indica, o Núcleo é a par da Associação Desportiva e Cultural, a coletividade desportiva mais influente da vila.

Conjuntamente com outras atividades culturais e modalidades desportivas, a grande bandeira do Núcleo de Juventude é o futsal, onde se iniciou de forma amadora na década de 90, com participações em torneios locais, e depois se aventurou com uma equipas de jovens nos campeonatos distritais, e mais tarde com uma equipa sénior no Campeonato Distrital de Futsal na temporada de 2001/02. Com alguns problemas directivos e fases de maior e menor actividade, a equipa federada de futsal regressou apenas dez anos depois da sua primeira e única participação, e agora também com uma aposta no futsal sénior feminino, equipa que tem competido nos distritais da categoria, onde se tornou-se uma referencia na região, culminando na conquista da Taça AFCB de Futsal Feminino em 2015, que lhe deu acesso a competir na Taça Nacional. Em 2017 a equipa vence o Torneio de Encerramento e a Supertaça Distrital, continuando a consolidar-se como uma das boas equipas da região no futsal feminino.

Entretanto a equipa sénior masculina acabou por apenas competir durante um ano, tendo depois a Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova avançado com uma equipa na modalidade. A equipa de futsal sénior masculino do Núcleo regressa em 2017/18 como única representante de Proença-a-Nova nos distritais, onde e a par da equipa de futsal feminino competem presentemente. O Núcleo de Juventude continua a organizar e a participar com sucesso em torneios pela região, levando o verde e amarelo das cores do Concelho a toda a parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário