As publicações são actualizadas com regularidade

Núcleo de Juventude do Concelho de Proença-a-Nova

Fundação: 1986
Localidade: Proença-a-Nova
Modalidade: Futsal
Casa: Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Proença-a-Nova

Fundada a meio da década de 80 com o objectivo de criar uma dinâmica associativa nos jovens do Município de Proença-a-Nova, como aliás a sua denominação o indica, o Núcleo é a par da Associação Desportiva e Cultural, a coletividade desportiva mais influente da vila.

Conjuntamente com outras atividades culturais e modalidades desportivas, a grande bandeira do Núcleo de Juventude é o futsal, onde se iniciou de forma amadora na década de 90, com participações em torneios locais. Ainda nessa década houve a presença de vários escalões de futsal de formação a cargo do "Cento Desportivo Cultural e Recreativo do Instituto de S. Tiago" um colégio de ensino básico e secundário sediado na vila de Sobreira de Formosa, e em 1998/99 também o Núcleo de Juventude se aventurou com uma equipas de júniores nos campeonatos distritais. Mais tarde, e aproveitando grande parte dos jovens formados nessas equipas, o Núcleo participa com uma equipa sénior no Campeonato Distrital de Futsal na temporada de 2001/02.

Com alguns problemas directivos e fases de maior ou menor actividade, o clube continuou somente com futsal amador, e a equipa federada regressou apenas por mais uma época em 2011/12, dez anos depois da sua primeira e única participação. Neste mesmo ano houve também uma aposta no futsal sénior feminino, equipa que tem competido nos distritais da categoria, onde se tornou-se uma referência na região, culminando na conquista da Taça AFCB de Futsal Feminino em 2015, que lhe deu acesso a competir na Taça de Portugal. Em 2017 a equipa feminina vence o Torneio de Encerramento e a Supertaça Distrital, continuando a consolidar-se como uma das boas equipas da região no futsal feminino.

Entretanto a única equipa sénior masculina de futsal que houve na vila, foi da Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova, que apostou na modalidade. A equipa de futsal sénior masculinoado Núcleo regressa depois em 2017/18, agora como única representante de Proença-a-Nova nos distritais, onde compete juntamente com a equipa de futsal feminino. O Núcleo de Juventude continua a organizar e a participar com sucesso em torneios pela região, levando o verde e amarelo das cores do concelho a toda a parte.

Sem comentários:

Enviar um comentário