quinta-feira, 12 de abril de 2018

Grupo Desportivo e Cultural de Silvares

Fundação: 1975
Localidade: Silvares, Fundão
Modalidades: Futebol de 11 e Futsal
Casa: Campo do Cruzeiro / Polidesportivo das Eiras

Na vila de Silvares, uma das localidades mais desenvolvidas do Concelho de Fundão, encontra-se associado à área desportiva o Grupo Desportivo e Cultural de Silvares, fundado na década de 70, altura em que o futebol era já praticado na localidade de maneira popular. Desde a década de 1930, quando foi fundado no ano de 1933 o "Vitória Foot-ball Club de Silvares", filial n.°5 do Vitória de Setúbal, que já se realizavam jogos com equipas da zona, porém este clube acabou por desaparecer por falta de meios. Nos anos seguintes apareceram outras coletividades a tomar conta do futebol como o "Sport Lisboa e Silvares" em 1948, ou o Sporting Clube de Silvares em 1949, mas tiveram existências efémeras devido a divisão que houve da população pelos clubes e associações da aldeia, o que fez com que não existissem meios financeiros e humanos para todas elas poderem substituir em simultâneo.

Já o Grupo Desportivo e Cultural de Silvares, surgiu com o grande espírito associativista se fez sentir logo após o 25 de Abril, até então o futebol tinha vindo a ser praticado de forma amadora mas sem o apoio de nenhuma coletividade. Para além de outras atividades recreativas, este clube começou precisamente pelo futebol, com jogos amigáveis e participação em torneios locais, tendo o futebol federado aparecido somente alguns anos depois, com a equipa de Silvares a estrear-se no campeonato distrital de Castelo Branco na temporada de 1980/81, então na 2.ª Divisão.

Os bons resultados desportivos não se fizeram esperar, e na época de 1983/84 o Silvares sagra-se campeão distrital da 2.ª Divisão, conseguindo assim a subida ao escalão principal do distrito, porém a estadia durou apenas uma temporada, com a equipa a desistir das provas distritais, talvez por problemas financeiros. Entretanto o futebol não parou em Silvares, e sob a designação da Casa do Povo, a equipa competiu no antigo campeonato de futebol do Inatel. O regresso ao futebol federado acontece apenas na temporada de 1992/93, e o sucesso foi imediato, com Silvares a vencer novamente o titulo de campeão distrital da 2.ª Divisão em 1993/94, na época seguinte a equipa consegue o 3.º lugar no campeonato, a sua melhor classificação de sempre, no ano em que a Silvares foi elevada à categoria de vila.

Na época de 1995/96 a equipa é novamente despromovida ao 2.º escalão distrital, onde se mantém em competição até à temporada de 2001/02, (apenas com uma interrupção em 1999/2000, onde não participou), tendo desistido do futebol federado. Em termos desportivos e par de outras modalidades, seguiu-se o futsal federado, com a equipa de Silvares a competir a nível distrital durante duas épocas (2002/03 e 2003/04). No ano seguinte o futebol sénior regressa com uma breve participação da equipa no campeonato distrital da 2.ª Divisão, sendo esse o último ano em competições distritais de futebol sénior. Na época de 2005/06, Silvares volta de novo ao futsal mas foi também apenas por uma época.

A coletividade esteve menos ativa durante alguns anos, mas actualmente desenvolve inúmeras atividades de carácter social e cultural, a nível desportivo conta com participações de camadas jovens nos campeonatos distritais de futebol, tendo já um relvado sintético no seu campo, para além de que o seu polidesportivo continua a ser usado com regularidade pela juventude da vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário