As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo e Cultural de Silvares

Fundação: 1975
Localidade: Silvares, Fundão
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo do Cruzeiro / Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica de Silvares e Polidesportivo das Eiras

Na vila de Silvares, uma das localidades mais desenvolvidas do concelho de Fundão, encontra-se associado à área desportiva o Grupo Desportivo e Cultural de Silvares, fundado na década de 70, altura em que o futebol era já praticado na localidade de maneira popular.

Desde a década de 1930, quando foi fundado no ano de 1933 o "Vitória Foot-ball Club de Silvares", filial n.°5 do Vitória de Setúbal, que já se realizavam jogos com equipas da zona, porém este clube acabou por desaparecer por falta de meios. Nos anos seguintes apareceram outras coletividades a tomar conta do futebol como o "Sport Lisboa e Silvares" em 1948, ou o Sporting Clube de Silvares em 1949, mas tiveram existências efémeras devido à divisão que houve da população pelos clubes e associações da aldeia, o que fez com que não existissem meios financeiros e humanos para todas elas poderem subsistir em simultâneo.

Já o Grupo Desportivo e Cultural de Silvares, surgiu com o grande espírito associativista que se fez sentir logo após o 25 de Abril, até então o futebol tinha vindo a ser praticado de forma amadora mas sem o apoio de nenhuma coletividade. Para além de outras atividades recreativas, este clube começou precisamente pelo futebol, com jogos amigáveis e participação em torneios locais, tendo o futebol federado aparecido somente alguns anos depois, com a equipa de Silvares a estrear-se no campeonato distrital de Castelo Branco na temporada de 1980/81, então na 2.ª Divisão.

Os bons resultados desportivos não se fizeram esperar, e na época de 1983/84 o Silvares sagra-se campeão distrital da 2.ª Divisão, conseguindo assim a subida ao escalão principal do distrito, porém a estadia durou apenas uma temporada, com a equipa a desistir das provas distritais. Entretanto o futebol não parou em Silvares, e sob a designação da Casa do Povo, a equipa competiu no antigo campeonato de futebol do Inatel. O regresso do GDCS ao futebol federado acontece apenas na temporada de 1992/93, e o sucesso foi imediato, com Silvares a vencer novamente o titulo de campeão distrital da 2.ª Divisão em 1993/94. Na época seguinte a equipa consegue o 3.º lugar no campeonato, a sua melhor classificação de sempre, no mesmo ano em que a aldeia de Silvares foi elevada à categoria de vila. Na época de 1995/96 a equipa é novamente despromovida ao 2.º escalão distrital, onde se manteve em competição até à temporada de 2001/02, (apenas com uma interrupção em 1999/2000, onde não participou), tendo depois desistido do futebol.

Em termos desportivos e a par de outras modalidades, seguiu-se o futsal federado, onde já tinha existido uma equipa sénior feminina, que competiu na primeira edição do campeonato distrital de futsal feminino na época de 1997/98, e onde esteve até 1999/2000. Silvares voltou assim a competir a nível distrital na temporada de 2002/03 com equipas de futsal seniores masculina e feminina (sendo que esta última durou apenas uma época), a equipa masculina competiu ainda na época de 2003/04. Paralelamente o clube manteve sempre camadas jovens de futebol em competição, tendo ainda um curto regresso ao futebol sénior com uma breve participação no campeonato distrital da 2.ª Divisão em 2004/05, sendo esse o último ano em competições distritais de futebol sénior. Na época de 2005/06 o clube regressou ao futsal sénior, mas também apenas por um ano. Silvares manteve ainda durante mais alguns anos camadas jovens até à época de 2007/08, após a qual parou com o desporto federado.

A coletividade esteve menos ativa durante alguns anos, mas continuou a desenvolver inúmeras atividades de carácter social e cultural, a nível desportivo desde a temporada de 2010/11 que conta com participações regulares com equipas nas camadas jovens nos campeonatos distritais de futebol, tendo colocado um relvado sintético no seu campo, para além de que o seu polidesportivo continua a ser usado com regularidade pela juventude da vila, estando o desportivo ainda muito vivo nesta vila.

Na temporada de 2021/22, deu-se o regresso da equipa sénior ao campeonato distrital, onde Silvares continua a competir com alguma gente da vila, mantendo ainda as camadas jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário