As publicações são actualizadas com regularidade

União Desportiva de Belmonte

Fundação: 1971
Localidade: Belmonte
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Estádio Municipal de Belmonte / Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Belmonte

Na vila de Belmonte sede de um concelho situado em plena região da Cova da Beira, vive um dos mais históricos clubes de futebol do Distrito de Castelo Branco, a União Desportiva de Belmonte, clube que já conquistou vários campeonatos distritais, e que é a principal referência desportiva do concelho, mantendo ainda várias equipas de camadas jovens em competição.

Apesar de ter sido fundada apenas em 1971, a história do desporto rei nesta terra remonta a muitos anos antes, quando por volta dos anos 40, um grupo de jovens com esforço tentou arranjar equipamento para a prática do futebol organizando jogos no campo do interior do Castelo de Belmonte. O futebol na vila começou com a fundação em 1946, do "Vitória Futebol Clube de Belmonte", que teve até ás décadas de 50 e 60 uma grande actividade, também na parte cultural e recreativa, mas no final da década de 60 todas estas actividades se desmoronaram por falta de elementos, ficando o Vitória agregado à Casa do Povo, houve então um grande desapego por parte dos belmontenses perante tal desfecho, o que levou a que um grupo de simpatizantes de futebol, criasse em 1971 a União Desportiva de Belmonte.

O clube logo na época de 1971/72 cria uma equipa sénior para participar no campeonato distrital, onde se manteve durante vários anos, até que na temporada de 1979/80 acaba por ficar em último lugar da tabela e assim ser despromovida para a 2.ª Divisão Distrital. A estadia neste patamar durou pouco, tendo a equipa de Belmonte se sagrado campeã distrital da 2.ª Divisão em 1981/82, e assim regressar ao escalão superior. Começou assim uma das melhores fases desportivas da história do clube, que após ser vice-campeão distrital em 1982/83, acaba mesmo por conquistar o campeonato da 1.ª Divisão na época seguinte, subindo pela primeira vez à III.ª Divisão Nacional, onde permaneceu apenas uma temporada tendo sido logo despromovido. Porém assim que regressou ao campeonato distrital sagrou-se novamente campeão, na época de 1985/86, e subiu de novo à III.ª Divisão Nacional, onde se manteve em competição durante duas épocas até descer para os distritais.

De regresso ao distrital Belmonte foi ganhando cada vez mais destaque, até pelo próprio crescimento económico que a vila atingiu durante esses anos, e não tardou até a equipa conseguir o seu terceiro titulo distrital, conquistado em 1993/94, com o consequente regresso à III.ª Divisão Nacional, onde apesar de alguns resultados positivos viria a descer na época seguinte. A UDB manteve-se depois ainda durante mais alguns anos a jogar no campeonato distrital até à época de 1997/98, o clube ainda inscreveu a equipa na temporada seguinte mas acabou por desistir da competição ainda antes do inicio do campeonato, sendo então o clube penalizado pela AFCB com dois anos de suspensão das provas de futebol sénior.

Depois disso o Belmonte esteve alguns anos sem futebol sénior, ficando somente nas camadas jovens e apostando no futsal sénior, neste último onde participou no campeonato distrital em 1999/2000. Até que se deu o regresso do futebol sénior na época de 2000/01, então na 2.ª Divisão Distrital. Na temporada de 2002/03 o Belmonte conquista o 2.º lugar no campeonato conseguindo assim a respectiva subida à 1.ª Distrital, após uma época a lutar pelo titulo com o vizinho Cariense. Seguiu-se depois nova paragem no futebol sénior em 2004/05. Até 2008 o clube realizava os seus jogos no velho Campo de Jogos de Belmonte, pertencente à Casa do Povo, tendo sido construído em 2009 o atual Complexo Desportivo, com relvado e instalações modernas com melhores condições.

O futebol sénior regressou definitivamente na época de 2011/12, e desde então o clube tem participado todos anos no campeonato distrital obtendo bons resultados e promovendo o desporto junto dos jovens da vila e de todo o concelho, onde mantém equipas também nos escalões mais jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário