As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural e Desportiva do Barbaído

Fundação: 1983
Localidade: Barbaído (Freixial do Campo), Castelo Branco
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de S. Brás / Polidesportivo do Barbaído

Esta colectividade criada em inícios da década de 70, na aldeia de Barbaído, anexa à freguesia de Freixial do Campo, em Castelo Branco, começou por se designar "Grupo Desportivo do Barbaído", e apareceu como uma forma dos jovens da terra se poderem expressar livremente e realizar eventos na localidade. Desde cedo começou a prática de futebol, num campo junto à Serra de São Brás, que deu o nome ao campo (apesar de actualmente ser também conhecido pela alcunha de "el Matagal" pela zona de mato envolvente), onde para além de jogos amigáveis, a equipa participou no primeiro torneio inter-aldeias em 1975, onde atingiu as meias-finais. O clube foi depois devidamente legalizado, alterando a sua designação para a atual, tendo organizado o inter-aldeias em 1983, prova onde voltou a participar em 1985.

A associação entrou em inactividade durante alguns anos, ressurgindo apenas em 1995 por iniciativa dum grupo de jovens da aldeia, que se juntaram para financeiramente, reabrir e renovar a antiga sede do clube, que mais tarde passou a ocupar o edifício da antiga escola básica. Os objectivos da coletividade tem sido cumpridos, ao poder dar um contributo à aldeia principalmente aos jovens, com a realização de vários eventos, na sua maioria desportivos como é o caso do futebol, em que a equipa tem estado muito activa ao longo dos anos, com a realização e participação em torneio e jogos amigáveis, e também no inter-aldeias, onde contou com presenças em três edições, 2014, 2015 e 2016, com boas exibições.

Por enquanto o desporto no Barbaído parece não parar por aqui, visto que a associação inaugurou em 2015 um ringue polidesportivo, podendo, para além do futebol, realizar também torneios e jogos de futsal em casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário