As publicações são actualizadas com regularidade

Grupo Desportivo Recreativo e Cultural de Orvalho

Fundação: 1981
Localidade: Orvalho, Oleiros
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Américo Santos / Pavilhão Gimnodesportivo de Orvalho

A aldeia de Orvalho, freguesia do concelho de Oleiros, começou a prática amadora de futebol nos anos 50, ainda no antigo campo de futebol situado no Bairro do Lameiro, com a realização de jogos amigáveis e participações em torneios, em 1958 o campo foi balizado como "Campo de Jogos João Cardoso Vaz de Azevedo", em homenagem a um professor local, que terá cedido os terrenos onde se encontra o campo. Já nos anos 70 houve um grande entusiasmo por este desporto, com a juventude da terra muita ativa, contando com participações em vários torneios, entre os quais a participação no inter-aldeias em 1978. Depois da fundação desta colectividade, que nasceu como uma dependência da Casa do Povo de Orvalho, continuou a participação regular em torneios de futebol na região, deu-se também a inauguração de um novo campo de futebol no cimo da aldeia, em homenagem a Américo Santos, benemérito local que doou o terreno para a construção, o Orvalho contou ainda com mais algumas presenças no inter-aldeias, nos anos de 1985 e 1994.

A primeira participação da equipa em competições federadas, surge na época de 1994/95 na 2.ª Divisão Distrital, onde no seu ano de estreia se sagra campeã distrital deste patamar, em igualdade pontual com a equipa da Boidobra, mas com mais golos marcados, com a equipa do Orvalho a subir à 1.ª Divisão Distrital, da qual se sagraria também campeã pouco depois na temporada de 1996/97, um feito inédito até então, que levou a equipa a participar na III.ª Divisão Nacional. O Orvalho acabaria por regressar aos distritais logo na época seguinte, após obter o penúltimo lugar nos nacionais, e depois disso manteve-se a jogar na 1.ª Distrital durante mais alguns anos, onde conseguiu bons resultados, ao ser vice-campeão distrital em 1998/99, época em que venceu ainda a Taça de Honra, que lhe valeu uma participação na Taça de Portugal na época seguinte. Conseguiu ainda o 3.º lugar nas épocas de 1999/00 e 2001/02. No entanto a equipa do Orvalho acabaria por descer para a 2.ª Divisão Distrital em 2002/03 após terminar em último lugar, patamar onde se manteve em competição até à desistência definitiva da equipa de futebol em 2005/06.

Depois da saída de cena das competições distritais, o Orvalho tem-se dedicado ao futsal de à uns para cá, participando e organizando torneios no seu concelho, onde tem obtido boas prestações e ganho títulos, sendo que para já o regresso ao futebol distrital é ainda uma incógnita. Mais recentemente o campo de Orvalho foi beneficiado com a colocação de um relvado natural.

Sem comentários:

Enviar um comentário