As publicações são actualizadas com regularidade

Centro Cultural e Recreativo de Salgueiro do Campo

Fundação
: 1978
Localidade: Salgueiro do Campo, Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Campo das Frieiras

Criado no final dos anos 70, este clube surge no seguimento da prática do futebol na localidade, que já vinha das décadas anteriores, tendo sido fundado no mesmo ano em que na aldeia, se inaugurou com honras concelhias o campo de futebol. Durante os anos seguintes sempre se foi jogando de forma amadora, em torneios regionais, nomeadamente no Inter-aldeias, prova que o clube organizou em 1985, perdendo a final desse ano para a equipa do Amigos de S. Tiago. O clube fechou portas algum tempo depois e em 1989 foi reerguido por um grupo de jovens da terra, que logo marcaram presença no torneio de inter-aldeias de 1989, organizado pelo vizinho Palvarinho, que viria a ser derrotado na final pela equipa de Salgueiro do Campo.

Também devido a essas boas prestações surge nesse mesmo ano a primeira participação em competições federadas, estreando-se na época de 1989/90 na 2.ª Divisão Distrital, rapidamente o Salgueiro do Campo se impôs entre as restantes equipas, e em apenas dois anos conseguiu a subida de divisão após ficar em 2.° lugar na temporada de 1990/91. O Salgueiro conseguiu manter-se alguns anos no patamar superior, ganhando notoriedade e obtendo boas classificações, tendo como auge a época de 1993/94, em que foi vice-campeão distrital da 1.ª Divisão, ao conquistar o 2.º lugar do campeonato mesmo na última jornada, classificação que lhe deu acesso na época seguinte, a uma participar até então inédita na Taça de Portugal, onde viria a ser eliminado na 1.ª ronda pelo Castelo de Vide.

A equipa continua nos anos seguintes a jogar no distrital, e após o final da época 1998/99, em que acabou no último lugar, teve uma desistência devido a desentendimentos com a AFCB, e como forma de protesto pelas más arbitragens de que a equipa era constantemente alvo, tendo regressado ao distrital pouco depois na época de 2000/01. A equipa regressa a competir na 2.ª Divisão, da qual se sagrou campeã em 2001/02, nesse ano o clube viu ainda serem inauguradas as bancadas cobertas no seu campo. A participação do Salgueiro do Campo na 1.ª Divisão Distrital durou até 2004/05, depois disso o clube dedicou-se apenas ao futebol amador, onde teve anos mais tarde uma grande atividade sendo um dos responsáveis por trazer de volta o torneio Inter-aldeias em 2013, que organizou e venceu, sendo que no ano seguinte voltou somar mais um titulo, a equipa foi ainda finalista nas edições de 2016 e 2017.

O clube tem hoje uma das melhores e mais conhecidas equipas de futebol amadoras do seu concelho, mesmo estando já afastado das competições federadas, e continua a jogar futebol em jogos amigáveis, para além disso a coletividade mantém aberta uma sede social a par de outras atividades recreativas que desenvolve na sua comunidade.

4 comentários:

  1. Pena a noticia não ser (ainda) mais completa, porque foi, na peça, esquecido o matco mais importante da colectividade! A particupação, pela única vez na sua história, na Taça de Portugal (derrota por 3-1 em Castelo de Vide)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A noticia foi corrigida com base no seu comentário, muito bem-haja pela sua colaboração.

      Eliminar
  2. Em 1999 a "desistência" foi decidida em reunião de Direção como forma de protesto pelas escandalosas arbitragens, em duas épocas cosecutivas, e por quem as nomeava, para além da perseguição feita, a nivel disciplinar, contra alguns dos então directores. Um deles era eu, na altura presidente da colectividade... À AFCB, fizemos chegar a decisão... ou saía o então presidente da arbitragem, ou o Salgueiro do Campo abandonaria. As provas documentais, que ainda hoje andam comigo na minha mala de reportagem da Rádio,da perseguição que nos era movida, são por demais evidentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez muito obrigado, vamos adicionar essa informação no texto.

      Eliminar