quarta-feira, 9 de março de 2016

Centro Cultural e Recreativo de Salgueiro do Campo

Fundação: 1978
Localidade: Salgueiro do Campo, Castelo Branco
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo das Frieiras

Criado em finais dos anos 70, este clube vem em seguimento da prática do futebol na localidade, no mesmo ano em que na aldeia, se inaugurou com honras Concelhias o campo de futebol. Durante muitos anos sempre foi jogando amadoramente em torneios regionais, nomeadamente o Inter-aldeias, prova que a equipa organizou em 1985, perdendo a final desse ano para a equipa "Amigos de S. Tiago",  e também em 1989, organizada pelo vizinho Palvarinho, que o Salgueiro do Campo acabaria por vencer na final.

Também devido a essas boas prestações surge nesse mesmo ano a primeira participação em competições federadas na 2ª Divisão Distrital, rapidamente o Salgueiro do Campo se impôs entre as outras equipas, e em apenas dois anos conseguiu a subida à 1ª Divisão Distrital com um titulo conquistado em 1991/92, a equipa conseguiu-se manter muitos anos neste patamar ganhando notoriedade e obtendo boas classificações, tendo como auge a época 1994/95 em que conquistou o 2ª lugar do campeonato mesmo na última jornada, posto que lhe deu acesso a uma participar até então inédita na Taça de Portugal, onde viria a ser eliminado na 1ª Ronda pelo Castelo de Vide.

A equipa teve uma desistência em 1999 devido a desentendimentos com a AFCB, e como forma de protesto pelas más arbitragens de que a equipa era constantemente alvo, tendo retomado pouco depois na época 2000/2001. A equipa regressa aos distritais novamente na 2ª Divisão, na qual em apenas um ano, voltou a sagra-se campeão, no mesmo ano em que o clube viu serem inauguradas as bancadas cobertas no seu campo. A participação na 1ª Divisão Distrital durou até 2005, depois disso o clube teve anos mais tarde uma grande atividade no futebol popular, trazendo de regresso o torneio Inter-aldeias em 2013, que organizou e venceu, sendo que no ano seguinte voltou somar mais um titulo, foi ainda finalista nas edição de 2016 e 2017. O clube tem hoje uma das melhores e mais conhecidas equipas de futebol amadoras do seu Concelho, mesmo estando já afastado das competições federadas.

4 comentários:

  1. Pena a noticia não ser (ainda) mais completa, porque foi, na peça, esquecido o matco mais importante da colectividade! A particupação, pela única vez na sua história, na Taça de Portugal (derrota por 3-1 em Castelo de Vide)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A noticia foi corrigida com base no seu comentário, muito bem-haja pela sua colaboração.

      Eliminar
  2. Em 1999 a "desistência" foi decidida em reunião de Direção como forma de protesto pelas escandalosas arbitragens, em duas épocas cosecutivas, e por quem as nomeava, para além da perseguição feita, a nivel disciplinar, contra alguns dos então directores. Um deles era eu, na altura presidente da colectividade... À AFCB, fizemos chegar a decisão... ou saía o então presidente da arbitragem, ou o Salgueiro do Campo abandonaria. As provas documentais, que ainda hoje andam comigo na minha mala de reportagem da Rádio,da perseguição que nos era movida, são por demais evidentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez muito obrigado, vamos adicionar essa informação no texto.

      Eliminar