As publicações são actualizadas com regularidade

Associação Cultural e Desportiva dos Amigos da Meimoa

Fundação: 1956
Localidade: Meimoa, Penamacor
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Futebol da Lameira do Boi / Polidesportivo de Meimoa

Este clube situado da aldeia de Meimoa, no concelho de Penamacor, esteve cerca de uma década a participar com uma equipa de futebol no Campeonato Distrital de Castelo Branco, tendo sido um dos poucos clubes de futebol federado existentes no concelho.

Fundada a meio da década de 50, fruto da vontade de um grupo de jovens da terra, esta coletividade começou por se chamar "Liga dos Amigos da Meimoa", apesar de ser popularmente conhecida apenas como "clube", foi na sua sede que ficou instalada a primeira televisão da aldeia, no ano em que a RTP iniciou a sua emissão, esta associação tornou-se assim no maior centro de atracção da população na localidade, ainda em 1957 preparou-se o primeiro campo de futebol num terreno arrendado da Junta de Freguesia, onde se começaram a dar os primeiros pontapés na bola. Este clube foi durante as décadas seguintes local de bailes e sessões de cinema, e organizou diversas actividades como jogos de damas, fito, jogos tradicionais, passeios pedestres e etc.

Mais tarde o clube altera a sua designação para a atual, e após alguns no futebol amador a realizar jogos amigáveis, é na década de 90 que decide inscrever uma equipa nos campeonatos distritais de futebol sénior, onde a Meimoa se estreou na época de 1992/93 na 2.ª Divisão Distrital, e onde competiu durante alguns anos, até se sagrar campeã distrital desse escalão na época de 1996/97, subindo assim à 1.ª Divisão Distrital, neste patamar a equipa apenas se manteve durante uma única temporada, voltando a descer de divisão. A equipa sénior da Meimoa teve a sua última época em 1998/99, após a qual desistiu do futebol federado. Na época de 1999/2000 o clube apostou somente no futebol de formação com uma equipa de iniciados, que continuou na temporada seguinte na categoria de juvenis, sendo que depois no ano a seguir, pela falta de jovens, a equipa de juvenis passou a jogar na modalidade futsal, nessa que foi a última temporada da Meimoa nas competições distritais.

Actualmente afastada das competições federadas, a associação realiza eventos culturais e sociais, tendo participado também em torneios populares de futsal, dispõe de boas condições desportivas no seu polidesportivo e no campo de futebol de praia, situados na praia fluvial da ribeira de Meimoa, sendo ainda o principal dinamizador da sua terra, onde serve de ponto de encontro para a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário