domingo, 6 de março de 2016

Associação Cultural e Desportiva dos Amigos da Meimoa

Fundação: 1956
Localidade: Meimoa, Penamacor
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Campo de Futebol da Lameira do Boi

Este clube situado da aldeia de Meimoa, no concelho de Penamacor, esteve cerca de uma década a participar com uma equipa de futebol no Campeonato Distrital de Castelo Branco, tendo sido um dos poucos clubes de futebol federado, existentes no concelho de Penamacor.

Fundado a meio da década de 50, fruto da vontade de um grupo de jovens da terra, esta coletividade começou por chamar-se "Liga dos Amigos da Meimoa", apesar de ser popularmente conhecida somente como "clube", foi na sua sede que ficou instalada a primeira televisão da aldeia, no ano em que a RTP iniciou a sua emissão, esta associação tornou-se assim no maior centro de atracção da população na localidade, ainda em 1957 preparou-se o primeiro campo de futebol num terreno arrendado da Junta de Freguesia, onde se começaram a dar os primeiros pontapés na bola. Este clube foi durante as décadas seguintes local de bailes e sessões de cinema, e organizou diversas actividades como jogos de damas, fito, jogos tradicionais, passeios pedestres e etc.

Na década de 90 o clube participou nos campeonatos distritais de futebol sénior, onde se estreou na época de 1992/93 na 2.ª Divisão Distrital, e onde competiu durante alguns anos, até se sagrar campeão distrital desse escalão na época de 1996/97, subindo assim à 1.ª Divisão Distrital, onde a equipa se manteve uma única temporada, voltando a descer no ano seguinte. A equipa de Meimoa teve a sua última época em 1998/99, após a qual desistiu do futebol federado.

Actualmente afastada das competições federadas, a associação realiza eventos culturais e sociais, tendo participado também em torneios populares de futsal, dispõe de boas condições desportivas no polidesportivo e no campo de futebol de praia, situados na praia fluvial da ribeira de Meimoa, sendo ainda o principal dinamizador da sua terra, onde serve de ponto de encontro para a população.

Sem comentários:

Enviar um comentário