As publicações são actualizadas com regularidade

Clube Desportivo Boguense

Fundação: 1981
Localidade: Bogas de Cima, Fundão
Modalidade: Futebol
Casa: Campo da Portela

Em Bogas de Cima, aldeia típica de xisto situada no extremo oeste do concelho do Fundão, o futebol aparece em finais dos anos 40, quando a juventude da aldeia se juntou para criar uma equipa que dava pelo nome de "Sport Clube de Bogas", já então havia uma intensa atividade desportiva em muitas aldeias da região, a equipa de Bogas de Cima realizava jogos amigáveis com muita frequência, contra equipas de terras vizinhas, como Dornelas do Zêzere, Alqueidão, Janeiro de Cima, Orvalho, Malhada Velha, Barroca e Bogas de Baixo.

Nas décadas seguintes continuaram a realizar-se jogos de futebol, com a participação da equipa em vários torneios na região, tendo surgido em 1981 a primeira coletividade desportiva legalmente registada à qual se chamou "Clube Desportivo Boguense", e que deu assim continuidade à prática desportiva na aldeia, criando também uma sede social ao dispor de toda a população. A equipa boguense equipava de azul e branco, e na década de 80 foi das equipas de futebol mais atividade da sua zona. Ainda nesta freguesia destaca-se a "Associação Cultural e Recreativa de Malhada Velha", de uma aldeia anexa que possui também um campo de futebol próprio que ainda se conserva atualmente em bom estado, e que teve também no seu passado uma grande atividade no futebol.

Com o passar dos anos, e com a desertificação foi sendo cada vez mais difícil reunir juventude para se formar uma equipa para jogar, e o futebol foi perdendo expressão na aldeia, apesar de ainda se terem continuado a realizar anualmente os jogos entre solteiros x casados, contundo o campo de futebol acabou por ficar inutilizado tendo dado lugar a um campo aventura para atividades radicais. O Clube Desportivo Boguense ainda é hoje um dos principais locais de convívio na aldeia, mantendo a sua sede social aberta à população, e realizando algumas atividades recreativas e de lazer.


Outros emblemas referenciados:

Emblema da Associação Cultural
e Recreativa da Malhada Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário