As publicações são actualizadas com regularidade

Clube de Futebol "Os Albicastrenses"

Fundação: 1934
Localidade: Castelo Branco
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal Vale do Romeiro

Foi nos inícios da década de 1930 que o futebol começou a ganhar popularidade em Castelo Branco, na cidade capital de distrito um dos primeiros clubes a praticar a modalidade foi o "Onze Vermelho Albicastrense" (antecessor do atual Benfica e Castelo Branco), e aos poucos gerou-se um certo entusiasmo em torno do movimento associativo, e neste desporto em particular. No ano de 1934 dá-se a fundação de alguns que viriam a ser os principais clubes de futebol na cidade, nomeadamente o "Sporting Clube de Castelo Branco", o "Grupo Desportivo da Associação Académica Albicastrense", e o "Club de Foot-Ball «Os Albicastrenses»", criado oficialmente a 25 de Setembro e na altura como filial oficial do "Clube de Futebol «Os Belenenses»".

O clube tinha a sua sede no Largo do Espírito Santo, junto da capela homónima, perto da qual se encontra atualmente a Junta de Freguesia de Castelo Branco. A apresentação oficial do clube que na altura era popularmente designado como o "Belenenses Albicastrense", ocorreu no dia 27 de Janeiro de 1935, dando depois início aos jogos amigáveis contra outras equipas da cidade. O auge desportivo que Castelo Branco e a região viviam naqueles tempos, com o aparecimento de cada vez mais equipas e pessoas interessadas no futebol, levou à criação da Associação de Futebol de Castelo Branco, em Março de 1936, e que teve o Clube de Futebol "Os Albicastrenses" como um dos seus dez fundadores. Na época de 1935/36 organiza-se a primeira competição oficial desta Associação de Futebol, na qual participaram as principais equipas do distrito, provenientes na sua maioria das cidades de Castelo Branco e Covilhã, disputou-se assim a "Taça de Castelo Branco" que teve como vencedor o Sporting da Covilhã, com o Clube de Futebol "Os Albicastrenses" a ficar-se pelos últimos lugares, após alguns maus resultados.

Na época de 1936/37 realiza-se pela primeira vez o Campeonato Distrital de Castelo Branco, apenas oito equipas se inscrevem na competição, entre elas "Os Albicastrenses", o campeonato estava dividido em duas séries, a Zona Norte (equipas da Covilhã e Fundão), e Zona Sul (equipas de Castelo Branco), e "Os Albicastrenses" não teve muita sorte na época de estreia, tendo terminado a prova em último lugar da sua série só com derrotas, os resultados negativos deveram-se muito a uma situação ocorrida dentro de campo, em que vários jogadores dos "Albicastrenses" acabaram suspensos vários jogos por agressão a um arbitro na contestação de um penalti. Na época de 1937/38 os "Albicastrenses" volta a participar no campeonato distrital, e desta vez acaba a competição com um balanço mais positivo, com uma vitória e um empate em quatro jogos.

Os "Albicastrenses" por alguma razão não inscreve a sua equipa no campeonato distrital da temporada de 1938/39, porém continua a jogar futebol em partidas amigáveis contra outras equipas da cidade. Na época de 1939/40 dá-se o regresso da equipa ao futebol distrital, mas as coisas voltam a não correr bem à filial de Belém, terminando a temporada com um registo de oito derrotas em oito jogos, após isso o clube ainda se volta a inscrever no campeonato da época seguinte, mas acaba por comunicar a sua desistência da prova à AFCB, ainda antes do inicio da 1.ª jornada.

Apesar de tudo o clube não mais voltou a desistir do campeonato, mantendo-se depois ininterruptamente em competição nos anos seguintes. Na época de 1941/42 os "Albicastrenses" volta novamente a participar no campeonato, mas termina no último lugar da série só com derrotas, após sofrer inúmeras goleadas, tendo sucedido o mesmo na época seguinte. A pouca sorte dos "Albicastrenses" no futebol federado haveria de mudar, após os sucessivos maus resultados nos primeiros anos, a equipa viria a conquistar o 2.º lugar  consecutivamente nas temporadas de 1943/44 e 1944/45, nessas que foram também as últimas épocas do clube no campeonato distrital.

Para além do futebol que continuou depois a ser praticado apenas em jogos amigáveis, os "Albicastrenses" organizava também outras atividades, como convívios na sua sede. O grande número de clubes presentes em Castelo Branco, e todos eles filiais de grandes clubes nacionais dividia um pouco as preferências clubísticas da população, que assim não se concentrava em grande número a apoiar um só clube. Surgiu assim a ideia de aglomerar os principais clubes da cidade num só, unindo os adeptos num novo clube, maior e mais forte para rivalizar com as principais equipas do distrito, esta iniciativa partiu do Sport Lisboa e Castelo Branco que na altura era o principal clube da cidade, e que fez uma proposta ao Sporting Clube de Castelo Branco e ao Clube de Futebol "Os Albicastrenses" (que rejeitou), para estes se unirem na criação de um novo clube que se veio a chamar "Associação Desportiva de Castelo Branco", este projecto não correu como o esperado e os benfiquistas da cidade voltaram anos mais tarde a mudar o nome do clube para o atual Sport Benfica e Castelo Branco.

Os "Albicastrenses" reuniu em assembleia geral extraordinária realizada no dia 26 de Abril de 1948, que tinha como único ponto a "Apreciação de uma proposta feita pelo Sport Lisboa e Castelo Branco, no sentido de propor a adesão do Clube de Futebol “Os Albicastrenses” à Associação Desportiva de Castelo Branco", proposta que foi rejeitada por nove votos a favor da adesão e vinte e três contra.  Depois disso nunca mais se soube nada do Clube de Futebol "Os Albicastrenses", que terá desaparecido pouco tempo depois, deixando a cidade sem um clube que se pode considerar como um dos históricos do seu futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário