As publicações são actualizadas com regularidade

Sport Lisboa e Covilhã | Casa do Benfica na Covilhã

Fundação: 1939
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal José dos Santos Pinto

Logo que o futebol chegou à região, e por mais básico que fosse o seu entendimento, começaram-se a criar "clubismos" com as pessoas afectas aos grandes clubes de expressão nacional, no caso do Sport Lisboa Benfica, era dos que tinha mais simpatizantes na cidade, e cedo começaram a aparecer equipas de futebol inspiradas nos "encarnados". Exemplo disso é o "Onze Vermelho da Covilhã", equipa amadora que na década de 1930 representava a cidade em jogos amigáveis.

A 4 de Julho de 1939 é oficialmente criado o "Sport Lisboa e Covilhã" por adeptos benfiquistas da cidade, na antiga freguesia de São Martinho, tornando-se a filial n.º 62 do Sport Lisboa e Benfica, numa altura em que o Sporting da Covilhã já disputava campeonatos nacionais e a presença de adeptos sportinguistas era mais significativa. Após andar nos primeiros anos pelo futebol amador, e a par de outras atividades que praticava, como o atletismo, ciclismo, pingue-pongue entre outros, o SL Covilhã filia-se mais tarde na Associação de Futebol de Castelo Branco, onde se estreia no campeonato distrital na temporada de 1942/43, ainda nessa  época, e por falta de equipas, o SL Covilhã disputa também a II.ª Divisão Nacional como representante do distrito de Castelo Branco, em ambas competições o clube fica-se pelo meio da tabela.

O SL Covilhã disputava os seus jogos caseiros no campo do Alto do Hospital, onde jogavam todos os clubes da cidade, e que mais tarde veio a dar lugar ao atual Estádio Santos Pinto. Na época de 1943/44 o clube volta a competir na Zona Norte do campeonato distrital, série onde estavam incluídas apenas três equipas da cidade da Covilhã, tendo os benfiquistas ficado em 2.º lugar, nessa temporada o SL Benfica volta também a disputar o campeonato nacional da II.ª Divisão onde termina em último.

Nas temporadas seguintes o clube foi tendo cada vez piores resultados tanto a nível nacional como distrital, terminando nos últimos lugares da tabela, em campeonatos que eram disputados apenas por meia dúzia de equipas da região. O grande sucesso e adesão da população covilhanense ao Sporting da Covilhã, levava a que o Sport Lisboa e Covilhã não pudesse contar com uma massa adepta muito significativa apesar de ainda existirem muitos benfiquistas na cidade, e mesmo a nível desportivo o clube que mais rivalizava com o Sp. da Covilhã até era o Clube de Futebol «Os Covilhanenses», tirando um pouco o destaque ao SL Covilhã que teve a sua última época competitiva em 1945/46.

Ainda nesse ano há registos de partidas amigáveis entre o SL Covilhã e outras equipas da região, e inclusivamente de derbys com o Sporting local, no entanto o clube acabaria por desaparecer pouco tempo depois, após se juntar a outro histórico da cidade o Clube de Futebol «Os Covilhanenses», que se fundiram para dar lugar ao "Grupo Desportivo Covilhanense", numa tentativa de criar um clube mais forte para fazer frente a outros clubes grandes da região, mas que acabou por não ter o sucesso esperado.



Fundação: 1966
Localidade: Covilhã
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal José dos Santos Pinto

Muitos anos depois do desaparecimento do Sport Lisboa e Covilhã, que deu lugar ao Grupo Desportivo Covilhanense, entretanto também já desaparecido, um grupo de amigos benfiquistas criaram uma nova filial do Benfica na Covilhã, fundada no dia 31 de Julho de 1966, e à qual deram o nome de "Sport Penedos Altos e Benfica" com sede na antiga freguesia de São Pedro no bairro dos Penedos Altos. Este novo clube participa na época de 1966//67 no campeonato distrital juniores. Em 1968 o clube altera a sua designação para "Sport Covilhã e Benfica", e ainda nesse ano estreia uma equipa sénior no campeonato distrital de Castelo Branco.

O Covilhã e Benfica foi ao longo dos anos obtendo um sucesso relativo a nível desportivo, disputando os campeonato com as melhores equipas, numa série de bons resultados que veio a culminar com a conquista do campeonato distrital na época de 1972/73, esse titulo deu acesso à subida para a III.ª Divisão Nacional na temporada seguinte, onde o clube se encontrou com o conterrâneo e rival Sporting da Covilhã, tendo-se disputado os primeiros derbys entre as duas equipas, apesar disso o Covilhã e Benfica acabou a temporada nos últimos lugares da tabela, e foi relegado para o campeonato distrital.

No entanto a estadia do Covilhã e Benfica no campeonato distrital foi curta, já que a equipa se sagrou novamente campeã distrital logo na época de 1974/75, regressando assim ao campeonato nacional da III.ª Divisão, onde se manteve nos anos seguintes. A equipa conseguiu a manutenção na época de regresso, ficando muito perto da despromoção, no ano seguinte conseguiu a sua melhor classificação de sempre com um 8.º lugar, numa divisão que era disputada por vinte equipas, mas as coisas não correram tão bem na época seguinte com a equipa a ser despromovida após terminar em último lugar. De regresso aos distritais o Covilhã e Benfica teve épocas menos boas a nível de resultados, tendo sido despromovido para a 2.ª Divisão Distrital na temporada de 1980/81.

Os "encarnados" encontravam-se assim a competir no patamar distrital inferior, onde viriam a estar por pouco tempo, tendo-se sagrado campeões da 2.ª Divisão Distrital em 1982/83. O clube continuou depois nos anos seguintes a competir na 1.ª Divisão Distrital, tendo simultaneamente equipas nas camadas jovens também em competição. Após longos anos no futebol federado o Sport Covilhã e Benfica teve a sua última época competitiva em 1989/90, tendo terminado por problemas financeiros e crises directivas que levaram o clube a fechar portas, este que era já um histórico da cidade.

Em 1995, e com o objetivo de reactivar o clube, a sua designação foi alterada para "Casa do Benfica na Covilhã", deixando de ter o estatuto de filial oficial do Sport Lisboa e Benfica, para passar a ser a sua casa n.º 60, esta mudança ocorreu devido ao Benfica estar a dar mais apoios e incentivos às suas casas, com quem tinha melhores relações do que com as filiais e delegações. Apesar desta reestruturação a Casa do Benfica na Covilhã manteve-se sem qualquer atividade, sendo que apenas no ano de 2000, após inaugurar a sua nova sede, a Casa do Benfica abriu definitivamente as suas portas.

Apesar do futebol já não fazer parte do seu presente, a "Casa do Sport Lisboa e Benfica na Covilhã" desenvolve inúmeras atividades culturais, recreativas e desportivas na cidade, participando esporadicamente em torneios de futsal na zona, sendo essencialmente um local de encontro para a massa adepta do Benfica, que tem naquela coletividade um espaço afecto ao seu clube.


Outros emblemas referenciados:

Emblema do Sport Covilhã e Benfica


3 comentários:

  1. Não tem o emblema do Sport Covilhã e Benfica, em vez da Casa do Benfica da Covilhã?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Por acaso esse emblema não tenho, nunca encontrei nenhuma imagem com o emblema original do clube, no entanto é muito simples de reproduzir digitalmente uma versão desse emblema, basta pegar num outro emblema do Benfica e trocar as letras, se quiser posso fazer isso e enviar-lhe.

      Eliminar
    2. Obrigado, mas entretanto encontrei este (o de baixo) apesar das iniciais serem da casa-mãe. https://emblemasdeportugal.blogspot.com/2010/11/casa-do-benfica-da-covilha.html

      Eliminar