sexta-feira, 20 de abril de 2018

Associação da Juventude de Maçainhas

Fundação: 1974
Localidade: Maçainhas, Belmonte
Modalidades: Futsal
Casa: Polidesportivo de Maçainhas

Esta associação tem origem na freguesia de Maçaínhas, concelho de Belmonte, na região da Cova Beira. Apesar de ter o ano de 1974 como data de fundação, o seu surgimento remonta a 1971, quando se iniciaram por parte da população, várias tentativas para a formação da associação. De 1971 até a Abril de 1974, a associação já realizava algumas iniciativas, mas às escondidas e sem grande planificação, somente após o 25 de Abril que trouxe o advento da liberdade, foi finalmente permitido organizar e projetar o futuro da coletividade.

A luta contra quem se opôs à criação desta associação começou numa conversa de café, e aproveitando um intervalo de um baile, foi exposto um plano de possíveis atividades e marcada uma reunião para o dia 16 de Junho de 1974, data em que ficou registada, nessa reunião compareceram 19 jovens e foram analisados os objetivos e o funcionamento da associação, comprometendo-se a divulgar os objetivos e a angariar novos sócios, nasceu assim a Associação da Juventude na aldeia de Maçainhas.

Devido à inexistência de um campo de futebol na aldeia, o desporto que acabou por ter mais expressão foi o futsal, com a construção do ringue polidesportivo os jovens abraçaram a modalidade e começaram a competir durante anos em torneios regionais, até que surge por iniciativa da associação a criação de uma equipa de futsal federada para competir nos distritais, e assim com os jovens da terra (e até outros menos jovens), Maçainhas competiu no Campeonato Distrital de Castelo Branco durante quatro temporadas, da época de 1999/2000 até à de 2003/04, em que apesar de realizar os seus jogos caseiros no pavilhão municipal de Belmonte, levou o nome da aldeia um pouco por toda a região, e até conseguiu boas classificações no campeonato.

Atualmente o desporto continua bem vivo em Maçainhas, com equipa a participar em torneios de futsal na região e com bons resultados, sendo uma coletividade importante na freguesia e com um elevado número de associados.

Sem comentários:

Enviar um comentário