sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Grupo Desportivo Águias do Moradal

Fundação: 1978
Localidade: Estreito, Oleiros
Modalidades: Futebol de 11
Casa: Estádio do Ventoso

Como aconteceu um pouco por todas as terras da zona, foi a a partir da década de 60 que o futebol começou a ganhar cada vez mais apoio entre os populares, com inicio dos jogos amigáveis, na aldeia do Estreito não foi excepção, tendo surgido no inicio do ano de 1978 o Grupo Desportivo Águias do Moradal, em homenagem à Serra do Moradal que cerca esta freguesia. A primeiro grande actividade do clube foi a organização do torneio inter-aldeias de 1978, onde a equipa cativou com as suas exibições, levando os seus dirigentes a participar nas competições distritais de futebol, tendo como impulsionadores muitos sócios entre eles, João Garcia Gonçalves, o 1.º presidente do clube.

Já em 1979, para que pudesse haver condições para ter a equipa nos campeonatos distritais, foram inauguradas as estruturas desportivas do Campo do Ventoso, terreno onde a equipa se estreou no seu primeiro jogo oficial na época de 1979/1980, na 2.ª Divisão Distrital. A equipa foi lutando com sucesso pelos seus objectivos, tendo-se sagrado campeã Distrital em 1984/85, com a consequente subida à 1.ª Divisão Distrital, escalão onde se manteve durante muitos anos sem nunca ter sido despromovida.

O sucesso desportivo foi surgindo, com o primeiro titulo oficial conquistado na época de 1989/90, no inicio de mandato de Aníbal Antunes (que se mantém na presidência até hoje), com a vitória da Taça de Honra, a primeira de muitas que não tardaram a chegar, até porque nas décadas seguintes o Águias do Moradal foi um autêntico "papa taças", tendo levando novamente o troféu nas época de 1993/94, 1995/96, 2003/04, 2005/2006, 2006/07 e 2007/08, juntando ás boas classificações no campeonato e ao estatuto que foi adquirindo como umas das melhores equipas do Distrital. A par disso o clube teve também equipas de futsal federado com as boas as condições existentes no Pavilhão João Dias no Estreito. A primeira vitória no campeonato distrital chegou na época 2009/10 com a "dobradinha", ao vencer também a Taça de Honra, um feito até então inédito para uma equipa do concelho de Oleiros, que levou assim o Águias do Moradal à III.ª Divisão Nacional. A equipa viria a ser despromovida aos distrital logo na época seguinte, mas teve uma boa prestação na prova, obtendo o 10ª lugar.

A qualidade da equipa continuou a mesma, tendo sido vice-campeã na época seguinte, e conquistado novamente o campeonato distrital em 2012/13, voltado aos grandes palcos após nova "dobradinha" distrital, com a conquista do seu segundo campeonato e a sua nona taça de honra (tornando-se o recordista deste troféu). O clube voltou aos nacionais desta vez no recém criado Campeonato Nacional de Seniores, com nova participação positiva, apesar de não ter garantido a manutenção, numa época em que a equipa a teve que disputar os seus jogos no Municipal de Oleiros por causa do Campo do Ventoso não cumprir as condições para receber jogos nesta categoria, uma lacuna que se resolveu no ano seguinte com a inauguração do relvado sintético no Ventoso, uma dos momentos altos da história do clube.

O regresso ao campeonato distrital foi curto, com o clube a sagra-se novamente campeão distrital em 2014/15 e a regressar ao campeonato nacional, onde realizou a sua melhor época na categoria, já a disputar os jogos no seu estádio, mas onde o excesso de eliminatórias ditou nova despromoção da equipa que retornou ao distrital, de onde voltou novamente a sagrar-se campeã na época 2016/17 e voltando aos nacionais e com uma nova despromoção ao distrital, e a não conseguir manter-se no patamar superior, com um vaivém entre as duas competições.

Este clube com mais de 30 anos a participar ininterruptamente em provas federadas, é dos mais titulados do distrito e já um emblema histórico que promete continuar a elevar o nome do Estreito com o seu sucesso desportivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário