As publicações são actualizadas com regularidade

Vilarregense Futebol Clube

Fundação: 1995
Localidade: Vila de Rei
Modalidade: Futebol
Casa: Estádio Municipal de Vila de Rei
 
Fundando a meio da década de 90 no concelho de Vila de Rei, situado na zona oeste do distrito de Castelo Branco, este clube foi criado com o objectivo de desenvolver o desporto no seu concelho, que até então não dispunha de nenhuma coletividade inteiramente ligada ao desporto, com maior foco na formação dos mais jovens. Em termos desportivos clube esteve parado durante alguns anos, pela falta de jovens inscritos nas suas modalidades. O Vilarregense surge em 1999 com no desporto federado, com criação de camadas jovens de futsal, onde se manteve nos anos seguintes.

Com a inauguração do estádio municipal de Vila de Rei o clube pôs de parte o futsal e a partir da época de 2001/02 passou a dedicar-se unicamente ao futebol de formação. Depois de constituir uma base de formação onde obteve alguns títulos, o clube começou a competir com uma equipa sénior no campeonato distrital da 2.ª Divisão de Castelo Branco na época de 2004/05. Em 2005/06 por falta de equipas deu-se a consequente extinção da 2.ª Divisão Distrital, levando a que na temporada de 2006/07, o Vilarregense chegasse ao primeiro escalão distrital, onde foi obtendo progressivamente bons lugares a meio da tabela, ao mesmo tempo o clube continuava com as equipas nas camadas jovens. A equipa sénior manteve-se em competição até à época de 2011/12, altura em que desiste do distrital, o factor financeiro e as grandes distâncias que a equipa tinha de percorrer para jogar contra as outras equipas foram algumas das razões principais.

Nos anos seguintes o clube continua a dedicar-se só aos escalões de formação, com o futebol sénior a surge de novo na temporada de 2014/15, com a inscrição da equipa na Liga Inatel de Santarém, uma solução mais económica visto que o concelho de Vila de Rei fica muito perto dos concelhos do distrito de Santarém. Nas épocas que já leva de participação no Inatel, o balanço é positivo, com a equipa a alcançar bons resultados, tendo-se sagrando vice-campeão da sua série em 2019, num campeonato onde tem lutado pelo titulo com as outras equipas.

Por enquanto o futuro do Vilarregense parece mesmo passar pelas competições de futebol do Inatel de Santarém, no entanto o clube continua a ter equipas nas camadas jovens em competições federadas da Associação de Futebol de Castelo Branco, para além disso organiza também torneios de futsal, estando o desporto em Vila de Rei muito bem entregue.

Sem comentários:

Enviar um comentário