Fundação: 1962
Localidade: Canhoso, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo de Jogos Manuel Alçada Padez / Polidesportivo do Canhoso
Esta coletividade foi fundada em Março de 1962 como "Centro de Recreio Popular Os Águias do Canhoso", situada no lugar de Canhoso, nos arredores da cidade da Covilhã, e pertencente na altura à freguesia de Aldeia do Carvalho. Antes da sua fundação, as gentes do Canhoso já tinham andado pelo futebol popular, com a organização de jogos amigáveis frente a equipas de localidades vizinhas, mas com o intuito de jogar a outro nível foi criado este clube que logo na temporada de 1962/63 decide filiar-se na FNAT (hoje Inatel) sob a designação de "Centro Popular de Trabalhadores do Canhoso", para competir no campeonato de futebol, esta competição tinha a particularidade de ter na sua esmagadora maioria equipas do concelho Covilhã, muitas delas pertencentes a fábricas de lanifícios locais. O Canhoso manteve-se ainda em competição na época de 1963/64, mas teve depois uma paragem competitiva regressando apenas na época de 1967/68.
A par de outras atividades que realizava na localidade o Águias do Canhoso sempre manteve o futebol como modalidade principal, onde continuou a competir no campeonato do Inatel, o clube tinha já uma sede própria e um campo de jogos, situado numa propriedade cedida pelo benemérito local António Manuel Alçada Padez, a quem foi dado o nome ao campo como forma de homenagem. Os anos de ouro do futebol do Canhoso estavam para chegar nas décadas seguintes, quando a equipa se constitui como uma das melhores do campeonato do Inatel, onde se sagrou campeã por diversas vezes, nomeadamente nos anos de 1972, 1974, 1977, 1979, 1980, 1981 e 1985.
O campeonato do Inatel em Castelo Branco entrou depois numa crise, pela falta de equipas inscritas tendo deixado de se poder realizar, posto isto o Águias do Canhoso com o objectivo de continuar a competir, inscreve a sua equipa no Campeonato Distrital de Castelo Branco, onde se estreia na temporada de 1991/92 jogando na 2.ª Divisão, alterando a sua designação para a atual. Depressa a equipa do Canhoso deu nas vistas e na época de 1993/94 consegue a subida à 1.ª Divisão Distrital, após alcançar um 2.º lugar atrás da equipa do Silvares. No entanto a estadia do Águias do Canhoso na principal divisão distrital dura apenas uma temporada, tendo terminado nos últimos lugares e sido despromovido de novo para a 2.ª. Divisão, porém o Canhoso haveria de se sagrar campeão distrital da 2.ª Divisão na época de 1995/96, regressando assim ao patamar superior onde se manteve até à época de 1998/99.
A própria localidade de Canhoso foi ao longo dos anos alvo de
um grande desenvolvimento económico e social, beneficiando da sua
proximidade com a cidade da Covilhã, e com a cada vez maior fixação
de pessoas e empresas, que desenvolveram a terra em termos de
infraestruturas e serviços, até que em 1997 por decreto lei, o Canhoso
desanexou-se da freguesia de Vila do Carvalho, para passar a constituir
uma freguesia própria. A equipa de futebol foi de novo despromovida à 2.ª Divisão, mas em 1999/2000 consegue de novo a subida para a 1.ª Distrital, onde depois se manteve a competir até o clube abandonar definitivamente o futebol federado no final da temporada de 2001/02, após mais de uma década inteira de competição.
Problemas financeiros e directivos fizeram com que a coletividade abrandasse a sua atividade, nomeadamente na parte desportiva, onde houveram também outras modalidades como o atletismo ou o pool. O clube voltou ao desporto federado em 2010 com a criação de uma equipa de futsal na categoria de iniciados para competir nos campeonatos distritais, essa geração de jovens teve continuidade nos anos seguintes, mantendo-se em competição nos escalões de juvenis e juniores onde terminou na época de 2014/15, deste percurso destaca-se a conquista da Taça AFCB de futsal em juvenis em 2012/13. Por essa altura foi construído no Canhoso um ringue polidesportivo, no entanto a equipa do Águias do Canhoso realizava os seus jogos caseiros no pavilhão gimnodesportivo da escola do Teixoso, por lá ter melhores condições.
O Águias do Canhoso atravessou altos e baixos nos últimos anos, mas continuou sempre com o apoio da população local, onde é a principal coletividade, dispondo de uma sede social própria e realizando várias atividades recreativas e culturais, ao nível desportivo continua a participar esporadicamente em torneios de futsal nas redondezas e tem outras modalidades como o karaté e ginástica de manutenção.
Sem comentários:
Enviar um comentário