Fundação: 1951
Localidade: Teixoso, Covilhã
Modalidade: Futebol e Futsal
Casa: Campo Fernando Maia Campos / Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Básica do Teixoso
O Teixosense é um dos históricos do futebol no concelho da Covilhã, sediado na vila do Teixoso, também ela uma localidade importante e com um passado industrial. O clube esteve longas décadas em competição no campeonato distrital onde conquistou alguns títulos que o levaram também a participar nos campeonatos nacionais.
Na vila do Teixoso o interesse pelo desporto, e em particular pelo futebol, despertou nos anos '50, quando um grupo de jovens da terra se juntava para realizar partidas amigáveis com as equipas das redondezas, muitas delas já com as suas coletividades constituídas, nesse seguimento houve a necessidade de criar no Teixoso um grupo desportivo para a prática da modalidade, nasce assim em 1951 o "União Estrela Teixosense", que em 1953 alterou a sua designação para a atual. Continuando com o futebol, uma das dificuldades iniciais foi encontrar um campo para jogar, depois de passar por alguns terrenos da localidade, a questão foi resolvida anos mais tarde com a cedência de um terreno pelo Sr. Fernando Maia Campos, a quem foi dado o nome ao campo como homenagem.
A passagem do futebol amador para outras competições dá-se na década de '60, com o Teixosense a estrear-se no Campeonato Distrital de Castelo Branco na época de 1968/69. Depois de resultados mais modestos obtidos nos primeiros anos, o Teixosense acabou em último lugar na época de 1974/75, em que a equipa apenas conquistou dois pontos, tendo o clube abandonado o futebol sénior, não se inscrevendo no campeonato distrital na temporada seguinte. Porém o futebol regressa logo em 1976/77 após o qual o clube se manteve a competir ininterruptamente no futebol federado durante largos anos. Os resultados da equipa foram sendo cada vez melhores, até que na época de 1978/79 o Teixosense sagra-se campeão distrital pela primeira vez na sua história, este titulo deu acesso à subida para a III.ª Divisão Nacional, de onde a equipa seria despromovida logo no ano seguinte após ter ficado em último lugar da sua série.
O regresso aos campeonatos distritais trouxe estabilidade na equipa, que se manteve na 1.ª Divisão durante alguns anos, com o Teixosense a vencer a Taça de Honra na época de 1984/85. Em 1987/88 o clube é pela primeira vez despromovido à 2.ª Divisão Distrital, após terminar o campeonato no último lugar, com a estadia no patamar inferior a durar quatro épocas, até que na temporada de 1991/92 se sagra campeão distrital da 2.ª Divisão, regressando assim ao convívio com os "grandes" do distrito.
A década de '90 veio trazer novamente estabilidade à equipa, que conseguiu classificações a meio da tabela, mas lutando sempre pelo titulo, algo que veio acontecer apenas na época de 2000/01, com a formação do Teixoso a sagrar-se campeã distrital com quase dez pontos de vantagem sobre o segundo classificado e com apenas duas derrotas em toda a época, uma grande temporada que levou a equipa a participar novamente na III.ª Divisão Nacional. O regresso aos nacionais durou apenas uma época, com a equipa a descer para o distrital. Neste período o clube ainda consegue um 3.º lugar em 2002/03, mas os anos que se seguem trazem resultados menos positivos e por vezes perto dos últimos lugares, a crise financeira que o clube atravessava culminou com a desistência do futebol sénior em 2013/14, nessa que foi a última temporada da equipa no campeonato distrital, após mais de trinta anos consecutivos em competição. De realçar também a aposta que o Teixosense teve no futsal feminino, com uma equipa que competiu na primeira edição do campeonato desta categoria na época de 1997/98, e que esteve ao todo três temporadas em competição.
Depois disso o clube dedicou-se apenas ás camadas jovens de futebol, que vinha já tendo em anos anteriores, e também com uma equipa de veteranos, estando o pelado do Campo Fernando Maia Campos ainda com muita utilidade apesar de necessitar de uma requalificação. O clube conseguiu resolver também a disputa legal que mantinha com a família Maia Campos sobre o campo, com a câmara a adquirir o terreno para ali fazer um investimento e possibilitar o regresso do futebol. O Teixosense continua muito ativo, com outras atividades desportivas e de dinamização cultural, sendo a principal colectividade da sua vila e umas das mais importantes do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário